FUNDAÇÃO
Walter Percy Chrysler, Willys-Overland e a Buick, proprietária das empresas de automóveis “Chalmers” e “Maxwell”, resolvem fundar uma nova Montadora de automóveis na cidade de Detroit, baseada na infraestrutura da Maxwell Motor Car.
CHRYSLER SIX
Apresentam o Modelo CHRYSLER SIX, primeiro veículo da Marca.
CHRYSLER FOUR
No dia 6 de junho surge oficialmente a Chrysler Corporation como sucessora da Maxwell Motor Car, que começa a produzir seus carros em séries. Nesse mesmo ano lança o, cuja velocidade atingia 93 km/h, e que arrasta um milhão de pessoas em 4 dias de apresentação no showroom.
CARROS DE LUXO
A Montadora ingressa no segmento dos carros de luxo com o Modelo IMPERIAL E-80
DODGE
A empresa compra a Montadora DODGE e lança as Marcas DeSoto e Plymouth.
.
AIRFLOW
Enquanto os Estados Unidos mergulham na crise econômica da Grande Depressão, Walter P. Chrysler recusa-se a deixar sua jovem empresa sofrer e lança um dos automóveis mais inovadores de todos os tempos: o AIRFLOW.
MÉXICO
A Montadora se estabelece no México.
JEEP NO BRASIL
No começo da década de 40, introduz no mercado a luxuosa Station Wagon TOWN & COUNTRY, e modelos conversíveis. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa dedica-se a projetos de veículos militares. Até o fim da guerra em 1945, as fábricas e os empregados da Chrysler produziam de tudo, desde motores para os aviões B-29 Superfortress, até tanques Pershing. Chegam ao Brasil as primeiras unidades importadas da Marca Jeep.
NOVAS MONTADORAS
A Montadora investe na construção e aquisição de 11 novas fábricas.
JEEP CJ-5
O Jeep CJ-5 começa a ser montado no País, a partir de componentes importados.
NASCAR
Apresenta o motor Hemi V8 com 300 cv, o mais potente destinado a carros de passageiro, que acaba por propulsionar o CHRYSLER C-300, um dos Modelos mais potentes dessa época, que se impôs no circuito NASCAR (categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos), vencendo 20 das 40 corridas disputadas.
EUROPA
O Jeep CJ-5 começa a ter produção nacional. Lança um dos carros de maior sucesso da Montadora, o CHRYSLER DART. Depois de uma grande expansão interna no pós-guerra, a Chrysler forma uma equipe de operações internacionais com sede na Suíça para vender seus Modelos na Europa.
FÁBRICA NO BRASIL
Inauguração da primeira fábrica Chrysler no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), para produção de vários Modelos Dodge. Após 33 anos de existência, a Marca DeSoto teve sua linha de montagem extinta. A Chrysler introduz o chassi monobloco, que trouxe mais segurança aos automóveis e rapidamente passa a ser aplicado em todos os seus Modelos.
NEWPORT CORDOBA HARDTOP
Lança o NEWPORT CORDOBA HARDTOP - primeiro Modelo a utilizar a designação “Cordoba”. A empresa passa por grandes dificuldades financeiras nesta década devido às crises petrolíferas e à mudança de linhas em seus Modelos que não agradou ao mercado e principalmente aos consumidores. A Montadora dos carros potentes perde espaço para a indústria japonesa que chega ao mercado americano.
LEE IACOCA
O executivo Lee Iacoca assume a presidência.
LEBARON
Foi uma década de recuperação para a empresa, que lançou vários Modelos de sucesso, incrementando assim suas vendas. No início dessa década a Chrysler já está a caminho de uma recuperação com o lançamento do primeiro Modelo conversível em 12 anos - o LeBaron, com base na comprovada plataforma K-car.
FIM DO JEEP CJ-5
Fim da produção do Jeep CJ-5.
VOYAGER
Introdução da minivan VOYAGER, que revoluciona o mercado nesse segmento.
K-CAR
Os Modelos baseados na plataforma K-car fazem tanto sucesso, que a empresa começa a produzir uma limusine baseada nessa plataforma.
RETORNO À EUROPA
Depois de 9 anos de ausência no mercado europeu, a empresa volta a exportar carros para o velho continente.
PROBLEMAS
Abertura das importações, no Governo Collor. O novo cenário permite o acesso a Modelos luxuosos das Marcas Chrysler, Dodge, RAM e dos Jeeps Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee. Os Modelos da Marca Chrysler passam a ser distribuídos no Brasil por um grupo nacional, sob licença da Montadora Norte-americana. Apesar de lançar Modelos de sucesso, como: CHRYSLER CIRRUS (1992); CHRYSLER CONCORD; a minivan PACIFICA; o CHRYSLER SEBRING CONVERTIBLE e o Modelo LHS, a Chrysler começa a apresentar problemas.
ABRASC
A Chrysler adquire a operação do grupo brasileiro e passa a comercializar os veículos em território nacional. A Abrasc torna-se a Associação responsável por intermediar as demandas entre Distribuidores e Montadora.
DODGE DAKOTA
A Chrysler monta uma fábrica em Campo Largo (PR), para a produção da pick up Dodge Dakota.
FUSÃO
A fusão Daimler-Benz AG e a Chrysler Corporation cria uma empresa que fica entre as três maiores do setor automobilístico em termos de receitas, a DaimlerChrysler AG.
CHRYSLER PT CRUISER
O Chrysler PT Cruiser é apresentado no Salão do Automóvel Americano.
ABRACAM
Fim das operações da fábrica de Campo Largo. No Brasil, as tratativas entre Montadora e Concessionárias autorizadas passam a ser feitas via Abracam – Associação Brasileira de Distribuidores de Automóveis Mercedes-Benz.
INTEGRAÇÃO
A Daimler-Chrysler do Brasil reintroduz a linha Chrysler, Jeep e Dodge no mercado brasileiro. Integra as operações Mercedes-Benz, Chrysler, Jeep e Dodge.
FUNDAÇÃO ABRADIC
É fundada no dia 30 de novembro a ABRADIC – Associação Brasileira dos Distribuidores Chrysler, Jeep Dodge e Ram, objetivando atender de modo mais personalizado e com mais proximidade a Rede de Concessionárias.
CRISE AMERICANA
Crise americana abala os alicerces das montadoras americanas.
REESTRUTURAÇÃO
A Chrysler entra num processo de reestruturação e assina um acordo com a italiana FIAT, com aval dos governos americano e canadense, passando para a empresa italiana 20% das ações. Sob o comando da FIAT, a Chrysler enxuga sua linha de produtos, lança motores menos poluentes e mais econômicos, apresenta novos Modelos, remodela alguns de seus clássicos, como por exemplo, o Chrysler 300 e a minivan Town & Country e adota uma nova identidade visual e um novo posicionamento com o slogan “Imported From Detroit”, uma clara tentativa para resgatar o orgulho de uma das cidades mais devastadas pela crise americana.
GRUPO FCA
Criação do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles. O grupo FCA lança um projeto arrojado no Brasil, a partir da implantação do Polo Automotivo Jeep, o primeiro fora dos Estados Unidos e um dos mais modernos do mundo. Com investimento de mais de R$ 7 bilhões, a fábrica está localizada em Goiana (PE) e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano.
ABRADIC, NOVA SEDE
A JEEP inaugura um novo segmento de SUV Compacto: JEEP RENEGADE. A Rede de Concessionárias passa por mudanças estruturais e por um processo de expansão. A ABRADIC passa a operar em sua sede no Brooklin, São Paulo.
JEEP COMPASS
A JEEP lança no Brasil seu segundo produto nacional: JEEP COMPASS.
10 ANOS ABRADIC
A marca JEEP atinge mais de 1/4 de participação nos segmentos competitivos do Renegade e Compass. A ABRADIC completa 10 anos de atuação e reúne 55 Grupos Econômicos com 133 Pontos de Venda das quatro Marcas: Chrysler, Jeep, Dodge e RAM, abrangendo todo o território nacional.