DÉCADA DE 1920
1923

FUNDAÇÃO

Walter Percy Chrysler, Willys-Overland e a Buick, proprietária das empresas de automóveis “Chalmers” e “Maxwell”, resolvem fundar uma nova Montadora de automóveis na cidade de Detroit, baseada na infraestrutura da Maxwell Motor Car.

1924

CHRYSLER SIX

Apresentam o Modelo CHRYSLER SIX, primeiro veículo da Marca.

1925

CHRYSLER FOUR

No dia 6 de junho surge oficialmente a Chrysler Corporation como sucessora da Maxwell Motor Car, que começa a produzir seus carros em séries. Nesse mesmo ano lança o, cuja velocidade atingia 93 km/h, e que arrasta um milhão de pessoas em 4 dias de apresentação no showroom.

1926

CARROS DE LUXO

A Montadora ingressa no segmento dos carros de luxo com o Modelo IMPERIAL E-80

1928

DODGE

A empresa compra a Montadora DODGE e lança as Marcas DeSoto e Plymouth.

.

1934

AIRFLOW

Enquanto os Estados Unidos mergulham na crise econômica da Grande Depressão, Walter P. Chrysler recusa-se a deixar sua jovem empresa sofrer e lança um dos automóveis mais inovadores de todos os tempos: o AIRFLOW.

1938

MÉXICO

A Montadora se estabelece no México.

1941

JEEP NO BRASIL

No começo da década de 40, introduz no mercado a luxuosa Station Wagon TOWN & COUNTRY, e modelos conversíveis.   Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa dedica-se a projetos de veículos militares. Até o fim da guerra em 1945, as fábricas e os empregados da Chrysler produziam de tudo, desde motores para os aviões B-29 Superfortress, até tanques Pershing.   Chegam ao Brasil as primeiras unidades importadas da Marca Jeep.

1947 - 1950

NOVAS MONTADORAS

A Montadora investe na construção e aquisição de 11 novas fábricas.

1950

JEEP CJ-5

O Jeep CJ-5 começa a ser montado no País, a partir de componentes importados.

1955

NASCAR

Apresenta o motor Hemi V8 com 300 cv, o mais potente destinado a carros de passageiro, que acaba por propulsionar o CHRYSLER C-300, um dos Modelos mais potentes dessa época, que se impôs no circuito NASCAR (categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos), vencendo 20 das 40 corridas disputadas. 

1957

EUROPA

O Jeep CJ-5 começa a ter produção nacional. Lança um dos carros de maior sucesso da Montadora, o CHRYSLER DART. Depois de uma grande expansão interna no pós-guerra, a Chrysler forma uma equipe de operações internacionais com sede na Suíça para vender seus Modelos na Europa.

1960

FÁBRICA NO BRASIL

Inauguração da primeira fábrica Chrysler no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), para produção de vários Modelos Dodge.   Após 33 anos de existência, a Marca DeSoto teve sua linha de montagem extinta.   A Chrysler introduz o chassi monobloco, que trouxe mais segurança aos automóveis e rapidamente passa a ser aplicado em todos os seus Modelos.

1970

NEWPORT CORDOBA HARDTOP

Lança o NEWPORT CORDOBA HARDTOP - primeiro Modelo a utilizar a designação “Cordoba”.   A empresa passa por grandes dificuldades financeiras nesta década devido às crises petrolíferas e à mudança de linhas em seus Modelos que não agradou ao mercado e principalmente aos consumidores.   A Montadora dos carros potentes perde espaço para a indústria japonesa que chega ao mercado americano.

1978

LEE IACOCA

O executivo Lee Iacoca assume a presidência.

1980

LEBARON

Foi uma década de recuperação para a empresa, que lançou vários Modelos de sucesso, incrementando assim suas vendas.   No início dessa década a Chrysler já está a caminho de uma recuperação com o lançamento do primeiro Modelo conversível em 12 anos - o LeBaron, com base na comprovada plataforma K-car.

1981

FIM DO JEEP CJ-5

Fim da produção do Jeep CJ-5.

1984

VOYAGER

Introdução da minivan VOYAGER, que revoluciona o mercado nesse segmento.

1985

K-CAR

Os Modelos baseados na plataforma K-car fazem tanto sucesso, que a empresa começa a produzir uma limusine baseada nessa plataforma.

1987

RETORNO À EUROPA

Depois de 9 anos de ausência no mercado europeu, a empresa volta a exportar carros para o velho continente.

1993

PROBLEMAS

Abertura das importações, no Governo Collor. O novo cenário permite o acesso a Modelos luxuosos das Marcas Chrysler, Dodge, RAM e dos Jeeps Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee. Os Modelos da Marca Chrysler passam a ser distribuídos no Brasil por um grupo nacional, sob licença da Montadora Norte-americana. Apesar de lançar Modelos de sucesso, como: CHRYSLER CIRRUS (1992); CHRYSLER CONCORD; a minivan PACIFICA; o CHRYSLER SEBRING CONVERTIBLE e o Modelo LHS, a Chrysler começa a apresentar problemas.

1995

ABRASC

A Chrysler adquire a operação do grupo brasileiro e passa a comercializar os veículos em território nacional. A Abrasc torna-se a Associação responsável por intermediar as demandas entre Distribuidores e Montadora.

1998

DODGE DAKOTA

A Chrysler monta uma fábrica em Campo Largo (PR), para a produção da pick up Dodge Dakota.

1999

FUSÃO

A fusão Daimler-Benz AG e a Chrysler Corporation cria uma empresa que fica entre as três maiores do setor automobilístico em termos de receitas, a DaimlerChrysler AG.

2000

CHRYSLER PT CRUISER

O Chrysler PT Cruiser é apresentado no Salão do Automóvel Americano.

2001

ABRACAM

Fim das operações da fábrica de Campo Largo. No Brasil, as tratativas entre Montadora e Concessionárias autorizadas passam a ser feitas via Abracam – Associação Brasileira de Distribuidores de Automóveis Mercedes-Benz.

2004

INTEGRAÇÃO

A Daimler-Chrysler do Brasil reintroduz a linha Chrysler, Jeep e Dodge no mercado brasileiro. Integra as operações Mercedes-Benz, Chrysler, Jeep e Dodge.

2007

FUNDAÇÃO ABRADIC

É fundada no dia 30 de novembro a ABRADIC – Associação Brasileira dos Distribuidores Chrysler, Jeep Dodge e Ram, objetivando atender de modo mais personalizado e com mais proximidade a Rede de Concessionárias.

2008

CRISE AMERICANA

Crise americana abala os alicerces das montadoras americanas.

2009

REESTRUTURAÇÃO

A Chrysler entra num processo de reestruturação e assina um acordo com a italiana FIAT, com aval dos governos americano e canadense, passando para a empresa italiana 20% das ações. Sob o comando da FIAT, a Chrysler enxuga sua linha de produtos, lança motores menos poluentes e mais econômicos, apresenta novos Modelos, remodela alguns de seus clássicos, como por exemplo, o Chrysler 300 e a minivan Town & Country e adota uma nova identidade visual e um novo posicionamento com o slogan “Imported From Detroit”, uma clara tentativa para resgatar o orgulho de uma das cidades mais devastadas pela crise americana.

2014

GRUPO FCA

Criação do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles. O grupo FCA lança um projeto arrojado no Brasil, a partir da implantação do Polo Automotivo Jeep, o primeiro fora dos Estados Unidos e um dos mais modernos do mundo. Com investimento de mais de R$ 7 bilhões, a fábrica está localizada em Goiana (PE) e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano.

2015

ABRADIC, NOVA SEDE

A JEEP inaugura um novo segmento de SUV Compacto: JEEP RENEGADE. A Rede de Concessionárias passa por mudanças estruturais e por um processo de expansão. A ABRADIC passa a operar em sua sede no Brooklin, São Paulo.

2016

JEEP COMPASS

A JEEP lança no Brasil seu segundo produto nacional: JEEP COMPASS.

2017

10 ANOS ABRADIC

A marca JEEP atinge mais de 1/4 de participação nos segmentos competitivos do Renegade e Compass. A ABRADIC completa 10 anos de atuação e reúne 55 Grupos Econômicos com 133 Pontos de Venda das quatro Marcas: Chrysler, Jeep, Dodge e RAM, abrangendo todo o território nacional.

PRESENTE
TOP