Em 31 de dezembro, chega ao final a gestão da diretoria que comandou a ABRADIC no biênio 2017-2018, liderada por Sergio Maia. Representando uma Rede nova, a equipe iniciou seu trabalho num mercado ainda mergulhado na pior crise de sua história. Ao final de 2016, o volume de emplacamentos de automóveis e comerciais leves ficou em 1,98 milhão, com queda de 19,80% em relação a 2015. Diante do desafio de contribuir para a recuperação da rentabilidade econômica e financeira das Concessionárias, a nova diretoria propôs uma agenda de ações, em conjunto com a FCA, direcionada para melhorias nas áreas de gestão de estoque, marketing digital, seminovos e pós-vendas.
Dessa forma, trabalhando para uma integração cada vez maior entre a Rede e a FCA, com foco nos melhores resultados para todos, a ABRADIC se fortaleceu e contribuiu para que esse período fosse marcado por importantes conquistas. A linha do tempo, a seguir, mostra a evolução do mercado e da Jeep, as principais iniciativas da ABRADIC e da FCA e os resultados alcançados.
Primeiro semestre de 2017
- Para agilizar o trabalho da Comissão de Vendas e Pós-vendas, a ABRADIC criou três Subcomissões: Qualidade, TI e Nova Corsia, com a realização de reuniões mensais, para discutir os temas dessas áreas com a FCA.
- A Rede ganhou maior rentabilidade, com a redução de 60% no custo de carregamento de estoques, que passou de 1,47% no primeiro semestre de 2016 para 0,6% no mesmo período de 2017, patamar em que se mantém.
- Com o objetivo de melhorar a eficiência da captação e a entrega de leads de qualidade aos Dealers, a FCA estruturou o CRIE, um núcleo que reúne todas as suas atividades relacionadas aos canais digitais.
- Diante de perspectivas melhores para a economia, o mercado automotivo iniciou a reversão da queda, registrando o primeiro saldo positivo dos últimos quatro anos. De janeiro a maio, foram emplacados 802.270 veículos, 2,24% a mais do que no mesmo período de 2016.
- O Compass disparou na liderança do segmento SUVC, encerrando o semestre com Market Share de 52,9% e 22.003 unidades emplacadas. A participação de mercado da Jeep, nos dois segmentos competitivos, atingiu 26,3%.
Segundo semestre de 2017
Julho
- Em julho, nasceu a ABRADIC Press, publicação mensal que reforça o compromisso de transparência da Associação.
- Em Hortolândia (SP), a Mopar inaugurou seu novo Centro de Distribuição, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de fornecimento de peças para a Rede.
- Para impulsionar as vendas das Concessionárias por meio dos canais digitais, a FCA lançou o Digital Dealer Marketing (DDM), projeto desenvolvido em conjunto com a ABRADIC.
- Depois de discutida e validada com a Comissão de Pós-vendas da ABRADIC, entrou em vigor a nova metodologia de cálculo do Reajuste da Mão-de-Obra de Garantia (RMOG).
Agosto
- Em conjunto com a FCA, a ABRADIC definiu e validou uma política para saneamento do estoque de peças e acessórios sem giro das Concessionárias.
Setembro
- Com a implantação do novo critério para o Reajuste da Mão de Obra de Garantia (RMOG), a média nacional do Scorecard evoluiu de 75,54 pontos, em junho, para 83,28, em setembro.
Outubro
- A FCA apresentou o Índice de Atendimento a Clientes da Concessionária (IACC), instrumento que visa ao maior controle e aprimoramento da qualidade desses serviços.
Novembro
- A primeira Convenção ABRADIC & FCA consolidou os esforços de integração e parceria da Associação com a Rede e a montadora. O evento também marcou a comemoração dos 10 anos da ABRADIC, a retomada da rentabilidade da Rede e a sua multiplicação de 40 para quase 200 Concessionárias. No mesmo dia, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária da ABRADIC.
Dezembro
- O projeto-piloto do Digital Dealer Marketing (DDM) começou a ser implantado em 20 Concessionárias.
- Como solução para ajudar os Dealers no atendimento imediato e adequado dos leads, a FCA implantou o projeto-piloto do My Jeep.
- Trazendo novo ânimo ao setor, o mercado encerrou 2017 com alta de 9,36%, totalizando 2,17 milhões de veículos emplacados.
- Com 52,01% de Market Share e 49.187 unidades emplacadas, o Compass chegou ao final de 2017 na liderança isolada do segmento SUVC e em 9º lugar no ranking geral da indústria. O resultado impulsionou a participação de mercado da Jeep, que atingiu 25,49% no segmento SUV.
Primeiro semestre de 2018
Fevereiro
- Começou a ser implantado o Programa de Gerenciamento de Pedidos e Estoques (Nova Corsia), uma das iniciativas mais importantes desenvolvidas pela FCA em parceria com a ABRADIC.
Março
- A FCA comunicou, em Londres, a nomeação de Antonio Filosa para o cargo de Chief Operation Officer (COO) para América Latina, em substituição a Stefan Ketter.
Abril
- Em continuidade ao processo de implantação da Nova Corsia, entrou em funcionamento o Sistema de Pedidos Web.
- Após apurar que a margem média da Rede nas peças aplicadas em garantia estava em 2,3%, a ABRADIC solicitou à FCA soluções para assegurar que alcance 11%, atingindo esse patamar a partir de abril.
Junho
- A FCA concluiu uma etapa decisiva para agilizar seu processo de comunicação com as Concessionárias: a integração do CRM FCA Latam com os sistemas de gestão de relacionamento com clientes dos DMS homologados para prestar o serviço à Rede – Dealernet, NBS e Linx.
- A Nova Corsia passou a funcionar com todos os seus recursos disponíveis para a Rede, iniciando-se o processo de digitação de pedidos.
- Na Itália, a FCA anunciou seu plano estratégico global para o período de 2018 a 2022, com a meta de que um em cada cinco utilitários comercializados no mundo seja Jeep.
Segundo semestre de 2018
Julho
- Começou a funcionar a Central de Operações de Garantia, estruturada pela Mopar em parceria com a ABRADIC, agilizando o suporte à Rede na gestão das aprovações solicitadas e otimizando o tempo de entrega dos veículos.
- A FCA passou por uma mudança repentina em seu comando global, com a escolha de Mike Manley para o cargo de CEO, diante do falecimento de Sergio Marchionne.
Setembro
- Para fortalecer sua liderança no mercado de SUVs, a Jeep ganhou uma estrutura de vendas exclusiva, com a separação das operações comerciais das marcas CJDR e Fiat no Brasil.
- A FCA reduziu o número de versões dos modelos Jeep, simplificando os estoques e as escolhas dos clientes.
- A montadora anunciou um novo plano de manutenção para as linhas Renegade e Compass a partir dos modelos 2019, considerando também o intervalo de 12 meses como prazo para as revisões dos veículos.
Outubro
- O novo Renegade 2019 chegou ao mercado, com aperfeiçoamentos para atender as demandas dos clientes e preços mais competitivos, após a Convenção de lançamento que reuniu a Rede na Praia do Forte (BA). O veículo também ganhou uma nova campanha de comunicação, revigorando os conceitos da marca.
- A FCA lançou o Jeep Nation, um clube de relacionamento para reunir os amantes da marca e da natureza.
- Com 22% de participação no segmento que mais cresce no Brasil, a Jeep garantiu sua posição entre os cinco utilitários mais vendidos no país.
- Como reflexo desse sucesso de vendas, a fábrica de Goiana atingiu a marca de 500 mil veículos produzidos.
- As vendas alcançaram quase 500 Jeeps por ano por Concessionária, cerca de 50% a mais do que a segunda marca.
Novembro
- Foi realizada a 2ª Convenção ABRADIC & FCA e a Assembleia Geral Ordinária, em que foi eleita a nova diretoria da Associação para o biênio 2019-2020, tendo como presidente Paulo Toniolo Jr.
Dezembro
- Expectativa de crescimento para o mercado brasileiro em torno de 12%, ao final de 2018, enquanto a Jeep pode chegar a 25%, com um avanço de 52% do Compass e 15% do Renegade.
- Previsão de que a frota circulante Jeep chegue a 300 mil carros até o final de 2018.