Inspirada no tema “born to the wild”, a campanha de comunicação do Renegade 2019 busca relacionar o veículo à essência da natureza do ser humano com o slogan “Seu instinto é Jeep”. “Queremos mostrar que todos nascem com o espírito Jeep para a aventura e a liberdade, e também resgatar as características icônicas da marca”, explicou João Ciaco, diretor de diretor de comunicação e marketing da FCA Latam, durante o lançamento do carro.
Segundo Ciaco, a campanha chegará com forte intensidade ao público neste último trimestre do ano, envolvendo ações em TVs abertas e por assinatura, plataformas sociais, mídia impressa e aeroportos, entre outros meios. Serão exibidos dois filmes, com o mesmo carro, porém com motoristas diferentes. Um homem e uma mulher aparecerão dirigindo, reforçando a posição de que um Jeep é para todos.
No dia 28 de outubro, teve início uma ação de merchandising na série Expedição Brasil, exibida no Esporte Espetacular, da TV Globo. São quatro episódios, com reportagens de Clayton Conservani e Carol Barcellos, em que o Renegade 2019 aparecerá em aventuras em regiões da Amazônia, Piauí, Serra da Canastra (MG) e Bonito (MS). Em vídeo apresentado por Ciaco, Carol comentou sobre sua experiência com o carro, dizendo que “parecia o homem-aranha subindo os paredões da serra”. No Globo Esporte.com, haverá acesso ainda a um conteúdo exclusivo dos bastidores das gravações.
Também estão inseridas na campanha atividades com destaque para o Renegade 2019 na São Paulo Fashion Week e no Salão do Automóvel. Entre as ações de sustentação posterior da comunicação, Ciaco revelou que foram convidadas quatro crianças (dois meninos e duas meninas) para brincarem com carrinhos numa pista. Usando sua imaginação, no entanto, elas logo inventaram outros caminhos fora da estrada e criaram obstáculos. “Foi muito interessante essa experiência, pois revelou que já nascemos com o espírito Jeep”, observou, ao mostrar o filme.
Site renovado
Em outra frente, o site da Jeep foi renovado, para oferecer uma experiência melhor aos consumidores no momento em que buscam mais informações sobre o produto. Desde 28 de outubro, novos conteúdos interativos, animações, vídeos jornalísticos mostram e explicam as características do veículo, com aceso em todas as plataformas e fácil navegabilidade.
Ciaco lembrou que é necessário gerenciar bem os leads gerados por meio do site para convertê-los em clientes, pois ainda ocorre uma perda de 40%. Para ampliar a conversão, propôs a implantação pelas Concessionárias do programa My Jeep, serviço especializado no atendimento a clientes em potencial que buscam a marca e seus produtos nos canais digitais. Já o CRM da FCA, de acordo com ele, entrará em contato com as cerca de 300 mil pessoas que estão chegando ao momento de troca do veículo, para atraí-las às lojas e garantir sua continuidade na marca.
Jeep Nation
Outra novidade foi o lançamento do Jeep Nation, um clube de relacionamento que vai reunir os amantes da marca e da natureza, para que possam compartilhar suas aventuras a bordo dos carros, além de oferecer recompensas. “Vamos criar uma nação de jipeiros, aproximando pessoas com os mesmos propósitos, e as Concessionárias serão muito importantes nesse processo, pois irão funcionar como embaixadas”, esclareceu Ciaco. Ele ressaltou também que a iniciativa envolverá ações de comunicação pautadas pela veracidade dos fatos, com a divulgação de experiências reais dos clientes.
Após a apresentação de Ciaco, os participantes da convenção de lançamento do Renegade 2019 foram convidados para visitar as oito estações de trabalho, onde puderam conhecer mais conteúdos, ferramentas e estratégias para ajudar nas vendas, além de realizar o test-drive do veículo.