Dois meses depois de assumir a posição de CEO da FCA, Mike Manley anunciou, em 1º de outubro, várias mudanças na estrutura organizacional do Grupo, com base na evolução de talentos internos. As modificações têm como objetivo garantir que a equipe de liderança esteja alinhada com o desenvolvimento do plano de negócios definido para os próximos cinco anos, conforme explicou em comunicado ao mercado.
Entre as novidades está a nomeação do brasileiro Richard Schwarzwald como responsável global de qualidade, sucedendo Scott Garberding. Manley destacou que Schwarzwald realizou melhorias significativas, especialmente na Jeep, durante o período em que liderou a área na América Latina. Em seu lugar, Geraldo Barra, que atuava em sua equipe como diretor-adjunto, assumiu a qualidade no continente latino. Também houve mudanças na América do Norte, onde a área ficou a cargo de Mark Champine.
Já Scott Garberding foi nomeado Global Chief Manufacturing Officer, levando para o cargo seus 30 anos de experiência industrial na FCA, incluindo a liderança na produção na América do Norte e, mais recentemente, na área de qualidade global. Ele substituiu o brasileiro Stefan Ketter, que solicitou sua exoneração da companhia, conforme esclareceu Manley no comunicado, agradecendo sua valiosa contribuição. Ketter havia assumido essa função em março deste ano, após deixar o comando da operação da FCA na América Latina, onde esteve à frente da construção da fábrica da Jeep em Goiana (PE).
Para comandar a Jeep na América do Norte, foi nomeado Tim Kuniskis, que continuou também como responsável global da Alfa Romeo, devendo dedicar-se à produção e comercialização das duas marcas com expectativas de crescimento significativo no plano de cinco anos. Para a liderança da Ram, o indicado foi Reid Bigland, que já esteve à frente da marca em 2013 e 2014, quando esta registrou crescimento nas vendas de aproximadamente 50%.
Pietro Gorlier é o novo responsável global da Mopar e Chief Operating Officer da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), destacando-se pelo conhecimento das operações da FCA na Europa. Steve Beahm, por sua vez, assumiu a Mopar na América do Norte, mantendo-se também como responsável pelas marcas Chrysler, Dodge e Fiat naquele continente. Na Maserati, Harald Wester foi indicado para o cargo de Chief Operating Officer, acumulando suas funções como Chief Technology Officer.
No comunicado, Manley também comentou que, em seus primeiros 60 dias à frente da FCA, viajou pelas regiões da APAC, EMEA e NAFTA, e que agora pretende visitar os países da América Latina. Conforme afirmou, seu objetivo é discutir com as lideranças locais um roteiro para cumprir os compromissos do plano global de negócios, que foi definido em 1º de junho.
“Os próximos cinco anos continuarão a ser extremamente desafiadores com regulamentos mais rígidos, concorrência intensa e provavelmente uma desaceleração do crescimento do setor no mundo. Independentemente disso, com foco na execução e flexibilidade contínua, que permitirá que nos ajustemos à mudança das circunstâncias, o que é um de nossos pontos fortes, temos uma visão clara para atingirmos a ambição de nos tornarmos um dos fabricantes de automóveis mais lucrativos do mundo”, declarou Manley.