A ABRADIC orienta as Concessionárias para que fiquem atentas para o registro da data da entrega do veículo ao cliente final, no portal Link-e-Entry, uma vez que marca o início da vigência da garantia contratual. Vendedores e outros profissionais responsáveis pela entrega precisam ter ciência da importância desse procedimento, para evitar falhas que podem gerar impactos negativos para os clientes e para a Rede.
Sem o registro da data, o portal Link-e-Entry (que integra os sistemas da Rede com os da FCA) não identificará a realização da entrega e a garantia do veículo não será ativada. Assim, o cliente poderá ter o atendimento negado se precisar do Previlege Service (assistência 24 horas) ou de serviços de outras Concessionárias durante viagens, por exemplo.
As Concessionárias que decidirem fazer o atendimento a veículos cuja data da entrega não consta no Link-e-Entry terão dificuldades para receber o reembolso da montadora pelos serviços. As solicitações ficarão paradas no sistema, sem identificação, até que a data seja devidamente registrada.
Já as Concessionárias responsáveis pela venda, se não registrarem a data, não receberão o pagamento referente à revisão de entrega. Além disso, perderão a Comissão Assistencial, em casos de vendas diretas.
Para as Concessionárias que verificarem que não estão com todas as datas de entrega dos veículos registradas no Link-e-Entry, a ABRADIC alerta que devem entrar em contato com a equipe de garantia da FCA. É necessário enviar os dados para esse departamento, que fará a sua inserção no sistema manualmente.
Nova legislação
A FCA passou a exigir das Concessionárias o registro da data da entrega do veículo no portal Link-e-Entry a partir de 01 de agosto de 2017, para atender a novas regras de defesa do consumidor. A legislação brasileira estabeleceu essa data como marco para o início da vigência da garantia contratual, em substituição à de emissão da nota fiscal, que era preenchida automaticamente no sistema, a partir da base de dados do Ministério da Fazenda. Com essa alteração, surgiu a necessidade de uma intervenção manual dos Dealers no processo para anotar a data de entrega.