O mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves deve manter sua trajetória de crescimento, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, após a maior crise de sua história. A previsão da Fenabrave aponta para uma alta de 11% sobre os 2.470.654 emplacamentos registrados em 2018, o que elevaria o volume para mais de 2,7 milhões. Para a Jeep, a expectativa é de alcançar um desempenho 19% superior ao total do ano passado, chegando a mais de 127 mil veículos emplacados, conforme indicou Tania Silvestri, diretora de operações comerciais da marca no Brasil, durante a 2ª Convenção ABRADIC & FCA, no final de novembro.
Com 106.945 emplacamentos, 21,28% a mais do que os 88.182 realizados em 2017, a Jeep encerrou 2018 com um crescimento maior do que o do mercado nacional, que foi de 13,74%. Esse resultado garantiu à marca a liderança no segmento SUV e participação de 4,33% no mercado total, ante 4,06% no ano anterior. O volume, porém, ficou pouco abaixo dos 108 mil veículos previstos pela montadora. Em dezembro, seu Market Share no segmento SUV alcançou 25%, superando os 22,88% que atingiu no mesmo mês de 2017.
Renegade volta ao topo
Com o lançamento do modelo 2019, o Renegade ganhou um novo impulso e se tornou o SUV mais vendido do Brasil, em dezembro de 2018, com 5.498 unidades emplacadas. O volume foi 43,03% superior aos 3.844 veículos registrados no mês anterior. Sua participação no segmento SUVB avançou de 13,50% para 17,31%, passando da quarta para a primeira posição. No ranking nacional, saltou da 17ª para a 8ª colocação. O segmento apresentou acréscimo de 11,57%, com 31.752 emplacamentos, ante 28.458, em novembro.
Ao longo de 2018, o Renegade totalizou 46.344 veículos emplacados, com aumento de 20,90%, em relação a 2017, quando chegou a 38.333. A performance confirmou as expectativas da montadora. Seu Market Share no segmento SUVB, porém, diminuiu de 15,40% para 14,60%. Já o segmento cresceu 27,58%, evoluindo de 248.762 emplacamentos para 317.382.
Compass lidera em 2018
Com 60.283 carros emplacados, o Compass encerrou 2018 como o SUV mais vendido do ano, somando 11.307 unidades a mais do que o segundo colocado. Esse resultado representou crescimento de 23% sobre os 49.186 veículos registrados em 2017. Entretanto, ficou aquém da previsão da FCA, que era de 62 mil. Enquanto isso, seu Market Share evoluiu de 52,01% para 53,52%. O segmento SUVC alcançou 112.627 emplacamentos, com alta de 19,10%, em relação aos 94.565 realizados no ano anterior.
Em dezembro, o Compass contabilizou 4.762 unidades emplacadas, número 4,91% mais baixo do que as 5.008 alcançadas no mês anterior. Prosseguiu como líder absoluto no segmento SUVC, mas teve sua participação reduzida de 52,17% para 51,28%. Entre os SUVs mais vendidos, recuou da segunda posição para a terceira e, no ranking geral do mercado, passou do 12º para o 13º lugar. Ao mesmo tempo, o segmento registrou retração de 3,26%, totalizando 9.285 emplacamentos, ante 9.598 em novembro.
Segmento SUV
Ao final de dezembro de 2018, o segmento SUV apresentou 18,24% de participação no mercado total, acima dos 17,20% registrados em novembro. No mesmo período, o SUVB subiu de 12,86% para 14,11%, enquanto o SUVC teve uma pequena oscilação negativa, passando de 4,34% para 4,13%.