Um carro subindo uma trilha extremamente inclinada e íngreme, debaixo de forte chuva constante, num cenário repleto de elementos off road, como rochas e árvores. Foi nesse ambiente que inspira liberdade, paixão, aventura e autenticidade que os visitantes do estande da Jeep tiveram a oportunidade de vivenciar seus valores, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, realizado de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo. Valorizando a história e evolução da marca, desfilaram pelo espaço de 2 mil metros quadrados desde versões icônicas do Willys, Wrangler e Renegade, até as contemporâneas do Compass, Cherokee e Grand Cherokee, com destaque para os lançamentos do Compass Série S e do Renegade Willys.
Segundo Tania Silvestri, diretora de operações comerciais da Jeep no Brasill, a participação da marca no Salão, em espaço exclusivo, foi concebida para mostrar o que a linha de produtos oferece em termos de capacidade off-road, tecnologia e diferenciais dos veículos, e também para oferecer uma experiência única aos visitantes, estimulando o sentido de pertencimento. Para reforçar essa sensação, o público teve a possibilidade de exercitar seu espírito de aventura numa parede de escalada, construída no estande, atividade que atraiu quase duas mil pessoas.
Recém-lançado, o clube de relacionamento Jeep Nation marcou presença no Salão do Automóvel, oferecendo acesso Vip ao evento, ingressos, estacionamento gratuito e atendimento preferencial no Jeep Studio Tatoo, onde mais de cem pessoas foram tatuadas com desenhos relacionados aos valores da marca. A Jeep mostrou ainda suas parcerias com o Projeto Tamar, que atua na preservação de tartarugas-marinhas, e com o World Surf League (WSL), como patrocinadora do campeonato mundial de surfe. No espaço Garage, por onde passaram mais de 40 mil visitantes, ganharam visibilidade os produtos da Jeep Gear, além de acessórios e peças da Mopar.
Ao longo dos dez dias do Salão do Automóvel, um Compass Limited preto também chamou a atenção do público, enquanto sua carroceria era riscada, numa ação artística desenvolvida por um tatuador profissional. Fabio Pimentel usou uma microrretífica para gravar no carro as curvas que tinha desenhado antes com uma caneta. Com essa ilustração que o torna absolutamente único, o carro passará a ser exibido em eventos da marca.
Lançamentos
Acrescentando maior sofisticação ao SUV mais vendido do Brasil, a Jeep apresentou, no Salão do Automóvel, a série especial Compass S, criada a partir da versão Limited Diesel 4×4, com pintura exclusiva na cor Deep Brown, combinando com vários itens escuros. O veículo também terá de série o pacote de tecnologias de condução autônoma, formado por controle adaptativo de velocidade, aviso de colisão frontal com frenagem automática e monitoramento de mudança de faixa com correção ativa, além de Park Assist.
Outra atração foi o Renegade Willys, edição limitada do Renegade, em homenagem ao primeiro carro da marca, desenvolvido com base na versão Trailhawk e com vários diferenciais de estilo. A versão traz as inscrições “Willys” nos para-lamas dianteiros e “4-Wheel Drive” na tampa traseira, como era comum nos veículos mais antigos. A pintura da carroceria, em Verde Recon, combina com o acabamento escuro de várias peças externas, contrastando com a estrela branca, que também se destaca.
O Salão do Automóvel foi palco da estreia no Brasil da nova geração Wrangler, que chega com maior capacidade off-road e uso de alumínio na carroceria, mais tecnologia e conectividade na cabine, novo conjunto mecânico e design renovado. Equipado com o inédito motor 2.0 turbo de 272 cv, com um moderno câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com caixa de redução, o novo modelo estará disponível no mercado no primeiro semestre de 2019, incluindo, pela primeira vez no país, a versão Rubicon, com uma série de upgrades para trilhas pesadas.
Em avaliação para voltar ao mercado brasileiro, o novo Cherokee fez sua primeira aparição no país no Salão do Automóvel, poucos meses depois de seu lançamento na América do Norte. Além de ganhar o motor 2.0 turbo de 272 cv, o modelo teve seu estilo renovado, com novos conjuntos óticos e para-choques. No interior, aumentou o espaço do porta-objetos, com o redesenho do console central.
O B-Ute, um Renegade desenhado para uso pesado fora de estrada, foi outro veículo que chamou a atenção do público. O carro foi desenvolvido em conjunto com a Mopar para a edição mais recente do Easter Jeep Safari, realizado em Moab (EUA), no final de março. Os visitantes puderam conferir ainda as novidades em design, conectividade, tecnologia, capacidade, segurança e equipamentos do Renegade 2019 e também as funcionalidades agregadas ao Compass 2019.
Dodge e Ram destacam novidades
Um dos destaques da Dodge no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018 foi o Challenger SRT Hellcat, que está ainda mais potente, com capacidade para percorrer uma distância de até 402 metros, característica de uma pista de arrancada, em 11,2 segundos, chegando a 201 km por hora. Outro modelo exposto foi o Dodge Durango, na versão GT, com sete lugares e tração integral, que está em avaliação para voltar a ser oferecido oficialmente no país. O Journey RT foi apresentado com o novo visual Blacktop, que reforça a esportividade da marca, com peças externas em acabamento preto brilhante, em vez de serem cromadas ou prateadas.
A novíssima geração da Ram 1500, lançada em janeiro deste ano no Salão de Detroit (EUA), foi uma das atrações da marca no Salão de São Paulo. Exposta na versão Limited, mostrou linhas mais fluidas, modernas e atraentes, mantendo, porém, o design que emana força. Na categoria full-size, também eleva os padrões de tecnologia e conveniência a níveis inéditos, com cabine espaçosa, tela multimídia de 12 polegadas, que permite divisões para mostrar várias funções ao mesmo tempo.
Já a Ram 2500 Laramie exibiu seu estilo mais sofisticado, depois que ganhou uma nova grade dianteira, no início do ano, além de uma atualização da central multimídia Uconnect, com tela de toque de 8,4 polegadas compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play. O modelo também despertou atenção numa versão totalmente personalizada, com grade em cor exclusiva, rodas de 20 polegadas, suspensão elevada em 10 centímetros, alargadores de para-lamas texturizados, adesivos na caçamba e ponteira de escape de seis polegadas de diâmetro.