ABRAJEEP

ABRAJEEP

ABRAJEEP

+55 (11) 5180-4490
Email: contato@abrajeep.org.br

ABRAJEEP
Rua Arandu, 57 - 10º Andar Brooklin - São Paulo

  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Time ABRAJEEP
    • Seja um Associado
    • ABRAJEEP Vantagens
  • REDE RJDC
    • RAM
    • JEEP
    • DODGE
    • CHRYSLER
  • Notícias
    • ABRAJEEP Press
    • Blog
  • Agenda
    • Assembleia e Convenção
    • Eventos
  • Biblioteca
  • Emplacamentos
  • Contato
Área Restrita
  • Home
  • ABRAJEEP Press
  • 16ª Edição
  • Marcas clássicas têm força na sua essência e renovação
 
ABRAJEEP
ABRAJEEP
quarta-feira, 31 outubro 2018 / Published in 16ª Edição, ABRAJEEP Press

Marcas clássicas têm força na sua essência e renovação

Para ampliar a visão e o conhecimento dos profissionais das Concessionárias sobre a importância da marca, a convenção de lançamento do Renegade 2019 contou com uma palestra de Fred Gelli, professor da PUC/RJ, além de cofundador e diretor da Tátil Design de Ideias, responsável pela criação dos símbolos Olímpico e Paralímpico da Rio 2016. Com experiência de 28 anos em design de produto e gráfico, ele mostrou que marcas clássicas e icônicas, como a Jeep, são construídas ao longo do tempo e têm em comum o posicionamento em uma categoria diferenciada, o que é resultado de uma alquimia complexa.
Essa alquimia, segundo Gelli, envolve persistência e sustentação das principais características da marca, pois ela não nasce clássica. Ele mencionou como exemplo a Artemide, que chegou ao mercado italiano com uma proposta de design diferenciado para luminárias, mas vendeu apenas mil peças no primeiro ano. Seis anos depois, alcançou 80 mil unidades e depois chegou a 2,5 milhões, tornando-se a mais vendida da Itália.
Também predominam na composição de marcas clássicas os conceitos de harmonia, proporção e beleza. “A beleza deve ser compreendida como a expressão da verdade, conforme definiu Santo Agostinho. A harmonia vem da relação com a natureza, que é muito usada nas artes e na construção”, explicou Gelli. Ele lembrou que o primeiro Jeep não foi desenhado para ser bonito. Por isso, sua beleza vem da verdade que o originou como um utilitário para transpor qualquer terreno na guerra.
A atemporalidade é outro fundamento relevante das marcas clássicas, que podem ser muito antigas, mas se mantêm atuais. Esse aspecto está relacionado com a preservação de suas características essenciais e com o equilíbrio do design, que se diferencia por um DNA geométrico e a menor interferência possível de detalhes desnecessários, conforme explicou Gelli. Ele citou como exemplo o formato da garrafa de Coca-Cola, que se transformou num ícone de embalagem, podendo ser identificada apenas pelo toque.
É fundamental ainda para a construção de marcas clássicas, segundo Gelli, a consistência do discurso, com boas narrativas e coerência, reforçando sempre seus valores e diferenciais. “Uma narrativa consistente precisa ser baseada em princípios como simplicidade, familiaridade e autenticidade”, recomendou, acrescentando que é necessário também criar uma conexão emocional das pessoas com a marca.
Como resultado da combinação de todas essas premissas, marcas icônicas conseguem se manter conectadas com sua origem e, ao mesmo tempo, adotar características contemporâneas. “As pessoas percebem a força de sua história, pois sempre existe algo de sua origem presente nos produtos”, orientou Gelli.
  • Tweet
Tagged under: brand, marcas

Posts Recentes

Edições Anteriores

  • ABRADIC PRESS 13ª Edição
  • ABRADIC PRESS 12ª Edição
  • ABRADIC PRESS 11ª Edição
  • ABRADIC PRESS 10ª Edição
  • ABRADIC PRESS 9ª Edição
  • ABRADIC PRESS 8ª Edição
  • ABRADIC PRESS 7ª Edição
  • ABRADIC PRESS 6ª Edição
  • ABRADIC PRESS 5ª Edição
  • ABRADIC PRESS 4ª Edição
  • ABRADIC PRESS 3ª Edição
  • ABRADIC PRESS 2ª Edição
  • ABRADIC Press 1ª Edição

QUEM SOMOS

A ABRAJEEP é uma Associação com o propósito de representar os anseios de seus Associados, que distribuem os produtos RAM, Jeep, Dodge e Chrysler da Stellantis, sempre em um diálogo franco e aberto com a Montadora, crucial para lisura das negociações.

WEBSITE

  • Quem Somos
  • Eventos
  • Seja um Associado
  • Blog
  • ABRAJEEP Press
  • Vagas & Oportunidades
  • Webinars
  • Contato

CONTATE-NOS

Rua Arandu, 57 - 10º Andar
Brooklin - São Paulo

11 5180-4490
Seg a Sex. 09h às 18h

contato@abrajeep.org.br

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades no seu email.

Copyright © 2019 ABRAJEEP. Todos os direitos reservados. Criado por AWD - Agência Way Digital.

TOP