Chegamos ao final de 2018 e, assim, ao encerramento do meu mandato na presidência da ABRADIC. Agradeço imensamente o apoio e confiança da Rede e o esforço e dedicação de todos os membros do conselho nacional, da diretoria executiva e da equipe de profissionais da Associação, para que pudéssemos alcançar as principais metas estabelecidas no início dessa gestão. Foram dois anos de trabalho intenso e de muito aprendizado, na busca de soluções junto à montadora, para que pudéssemos reencontrar o caminho dos bons resultados para as Concessionárias, no momento em que o setor também começou a sair da pior crise de sua história.
Dessa forma, conforme propusemos em carta enviada à Rede em janeiro de 2017, trabalhamos para obter melhorias na gestão do estoque, com a redução média dos dias e dos custos de floor plan e a implantação da Nova Corsia. Para atingir maior retorno na captação e conversão de potenciais clientes, tivemos a integração dos DMS’s dos Dealers com o sistema da montadora. Em pós-vendas, alcançamos um novo valor para o Reajuste da Mão de Obra de Garantia, aumento do indicador de qualidade da marca, recompra de peças obsoletas e de baixo giro, revisão dos veículos por tempo de uso, entre outras conquistas.
Para que possamos ter uma visão mais ampla das iniciativas da Associação e da montadora e da evolução da marca e do mercado, apresentamos, nesta edição da ABRADIC Press, uma linha do tempo com os principais fatos que marcaram o período de nossa gestão. Todas as conquistas só foram possíveis, porque atuamos no sentido de estabelecer um diálogo franco e transparente entre a Rede e a montadora, tendo como foco a criação de novos parâmetros de responsabilidade e eficiência para o desenvolvimento sustentável dos negócios no longo prazo para todos.
Destacamos também a entrevista com Paulo Toniolo Jr., que se prepara para assumir a presidência da ABRADIC, em janeiro, em que reforça os propósitos da nova gestão de promover o contínuo aperfeiçoamento da relação dos Dealers com a montadora. Como primeiro presidente da Associação, ele conhece muito bem a Rede desde suas origens e acompanhou a grande evolução dos últimos anos, contribuindo também com todas as diretorias como membro do conselho de ex-presidentes. Além disso, teremos a permanência na diretoria executiva dos atuais membros, cuja atuação foi fundamental para a evolução que tivemos nestes dois últimos anos. Com esse time, temos a certeza de que a ABRADIC ganhará ainda mais força daqui para frente.
Para promover a troca de informações sobre o futuro das Concessionárias, trazemos ainda, nesta edição, o alerta do consultor Francisco Trivellato, especialista na área de distribuição de veículos, sobre a importância da atenção para as necessidades do mercado local. Já a realização do 2º Jeep Day da Marajó pode servir como inspiração para outras Concessionárias do Brasil desenvolverem eventos em que os clientes possam vivenciar o espírito Jeep de liberdade e aventura.
Boa leitura!