Na manhã do dia 16, o jornalista Clayton Conservani, da TV Globo, que se dedica a reportagens de desafios esportivos e aventura, comandou as apresentações da convenção de lançamento do Renegade 2019. A primeira foi de Tania Silvestri, diretora de operações comercias da Jeep no Brasil, que iniciou sua participação exibindo imagens do Jeep Willis e lembrando que foi produzido em 1941 para a guerra e depois virou sucesso no mercado civil.
Na sequência, Tania recordou o lançamento bem-sucedido do Renegade no Brasil, onde a Jeep se tornou responsável pela formação do segmento SUV. “Mais do que sinônimo de categoria, temos uma marca que é formadora de um mercado no país e tem no seu DNA o que o verdadeiro SUV requer. É autêntica, contemporânea, com estilo de vida próprio. Seus produtos inspiram liberdade, autenticidade e paixão, gerando fãs que se reúnem espontaneamente em inúmeros grupos e comunidades no mundo virtual e físico”, destacou.
Ao lembrar que a meta da FCA é de que um em cada cinco SUVs vendidos no mundo seja Jeep, Tania ressaltou que, no Brasil, essa marca já foi conquistada. “Com liderança desde 2016, alcançamos 22% de participação no segmento que mais cresce no país. Para este ano, enquanto a expectativa de crescimento para o mercado brasileiro está em torno de 12%, para a Jeep pode chegar aos 25%, com um avanço de 52% do Compass e 15% do Renegade. O Compass representa um em cada dois SUVs vendidos. Com muito orgulho, agradecemos à Rede por esses resultados”, analisou.
Motivadores do sucesso
Tania enfatizou que um dos primeiros fatores que motivaram o sucesso da Jeep no Brasil, nos últimos anos, foi a fábrica instalada em Goiana (PE). “A unidade atingiu, recentemente, a marca de 500 mil veículos produzidos e revolucionou o seu entorno, a partir de investimentos em capacitação para os moradores da região e ações de sustentabilidade”, observou.
Outro fator motivador do sucesso, segundo Tania, foi o trabalho da Rede. “Evoluímos de 40 pontos de venda, com uma frota circulante de 15 mil carros, para 189 lojas, com previsão de 300 mil veículos em circulação até o final deste ano. São mais de 3 mil pessoas atuando nas Concessionárias. Estamos vendendo quase 500 carros por ponto por ano, cerca de 50% a mais do que a segunda marca, com resultados financeiros superiores”, argumentou.
Daqui para frente, além de garantir a liderança, o objetivo é buscar espaços onde seja possível crescer, como nas faixas de preços, conforme relatou Tania. Também há oportunidades na área de pós-vendas, com a expansão da capacidade dos boxes de serviços para atender a frota circulante crescente. “Com um trabalho de análise das necessidades de cada loja, a previsão é de dobrar a capacidade de atendimento da Rede até 2020”, explicou.
Finalizando, Tania salientou que a marca conta com produtos que vão desde os mais acessíveis até os mais versáteis, que geram maior aspiração, com características próprias, design icônico e tecnologia avançada, ou seja, os verdadeiros Jeeps. “Nem no melhor dos sonhos, essa história poderia ser tão bem-sucedida. Queremos continuar trilhando o caminho do sucesso juntos”, afirmou.