ABRAJEEP

ABRAJEEP

ABRAJEEP

+55 (11) 5180-4490
Email: contato@abrajeep.org.br

ABRAJEEP
Rua Arandu, 57 - 10º Andar Brooklin - São Paulo

  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Time ABRAJEEP
    • Seja um Associado
    • ABRAJEEP Vantagens
  • REDE RJDC
    • RAM
    • JEEP
    • DODGE
    • CHRYSLER
  • Notícias
    • ABRAJEEP Press
    • Blog
  • Agenda
    • Assembleia e Convenção
    • Eventos
  • Biblioteca
  • Emplacamentos
  • Contato
Área Restrita
  • Home
  • ABRAJEEP Press
  • 15ª Edição
  • 32° Congresso & Expo FENABRAVE
 
ABRAJEEP
ABRAJEEP
terça-feira, 07 janeiro 2025 / Published in 15ª Edição, ABRAJEEP Press

32° Congresso & Expo FENABRAVE

EM DESTAQUE

O mercado reunido no maior evento de Distribuição Automotiva da América Latina e o segundo maior do mundo  

Nos dias 21 e 22 de agosto cerca de 7 mil visitantes estiveram no pavilhão São Paulo Expo para conferir as novidades e tendências apresentadas pelas empresas expositoras do ExpoFenabrave, que reuniu mais de 200 marcas, e acompanhar os conteúdos compartilhados tanto nas superpalestras do Congresso, quanto nas apresentações das Arenas Talks.

Por mais uma edição, a abertura do evento contou com a presença de autoridades políticas, dentre eles, o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o Prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes. Durante a sua fala na cerimônia de abertura, Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, compartilhou as expectativas do setor para o encerramento do ano de 2024. “Devemos terminar este ano com um crescimento de 13% em relação a 2023, considerando todos os segmentos. Embora positivo, um resultado 31% abaixo do melhor volume já registrado (em 2012) para automóveis e comerciais leves. Há um longo caminho de recuperação a ser percorrido”, afirmou Andreta, destacando a importância do setor de Distribuição de Veículos, que movimenta 5,65% do PIB nacional, tem 7.800 Concessionárias presentes em mais de 1.100 municípios brasileiros e gera mais de 315 mil empregos diretos.

 

O tema descarbonização foi lembrado pelo Presidente da FENABRAVE. “Precisamos de alternativas que visem a redução da idade média da frota circulante em nosso País, hoje com uma média de quase 19 anos, considerando apenas os automóveis. Nosso intuito é retirar de circulação os chamados veículos em fim de linha, promovendo escala por meio do aumento das vendas de veículos novos; estimulando a troca de veículos usados por seminovos, e, consequentemente, reduzir o número de mortes e acidentes, além de acelerar o processo de descarbonização no Brasil.

Em um vídeo gravado, o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do setor para a economia brasileira, citou o MOVER, Programa Nacional de Mobilidade Verde com incentivos financeiros de R$ 19,5 bilhões até 2028 para estimular a descarbonização com a produção de veículos mais sustentáveis e incentivo à pesquisa e a inovação. “Desde o lançamento deste programa, as Montadoras já anunciaram mais de R$ 130 bilhões em investimentos e as vendas de veículos aumentaram em 15% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao ano passado”, citou o Vice-Presidente do Brasil.

Quem também evidenciou a importância do setor automotivo foi o Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, citando os 90 mil empregos gerados e os programas e ações da Prefeitura de São Paulo voltados à mobilidade como o desconto no IPVA para veículos elétricos, o recapeamento na cidade que já soma mais de 4 mil km e a faixa azul – a sinalização de segurança para os motociclistas – que até o fim de 2024 terá 200 km.  

Encerrando a cerimônia de abertura, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a pujança e as inovações promovidas pelo mercado automotivo, aproveitou também o momento para declarar o posicionamento do Governo em relação ao segmento. “Temos que ouvir e acolher as sugestões que vêm de quem realmente entende do negócio e neste sentido, a FENABRAVE assumiu com maestria o protagonismo. Tenham certeza de que sempre estaremos prontos para ouvi-los e ajudá-los no que for preciso”, concluiu.

 

DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ÀS TENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Para quem não teve acesso ao Congresso não faltou conteúdo, já que na área da ExpoFenabrave aconteceram as Arenas Talks. Foram montadas quatro delas que trouxeram desde análises macroeconômicas até debates sobre Inteligência Artificial nos negócios, em apresentações curtas, de no máximo 30 minutos.

Com seis palestras divididas em dois dias de evento, o Congresso FENABRAVE trouxe para o debate e reflexões temas como: a importância da inteligência artificial no mercado automotivo; o sucesso em diferentes canais de vendas por marcas fortes; tendências da economia; tendências da indústria automobilística e os impactos nas Concessionárias, entre outros assuntos.  

“Tendências da Indústria Automobilística: Impactos nas Concessionárias” foram apresentadas por Paulo Cardamone, CEO da Bright Consultoria. O especialista afirmou que para falar sobre o futuro do mercado de veículos é imprescindível considerar três atuais movimentos: o consumidor conectado, as questões regulatórias e a revolução tecnológica. Na ocasião também compartilhou as projeções para as categorias de veículos e comerciais leves daqui três anos (2017): Hatchback deve ficar com 19% do mercado; SUV com 50% e o Sedan manterá os 12%.

Sobre eletrificação, Cardamone foi categórico ao afirmar: “pelas inúmeras alternativas de energia sustentável que o Brasil oferece, o futuro é eclético e não elétrico. Além disso, na nossa visão, o hidrogênio é uma grande solução para o Brasil e para ao mundo.” A presença das marcas chinesas no Brasil foi citada e a projeção é que em 2027 elas cheguem a 11% de participação no mercado, concentrando nos veículos premium, elétricos, híbridos e plug-in.

“Marcas fortes e Sucesso em Diferentes Canais de Vendas” foi o tema conduzido pelo CEO da BRF, 

Miguel Gularte, que traçou um paralelo entre os universos do ramo alimentício e automotivo e durante a sua apresentação fez importantes comparativos e correlações. “Assim como nós na BRF, vocês Dealers com lojas espalhadas por todo o Brasil têm desafios significativos. Como atender a expectativas e desejos tão singulares? Só existe um caminho: conhecer o consumidor e para isso é preciso perguntar, pesquisar e entender o desejo dele. A informação é o instrumento perfeito para sermos eficientes na concretização das vendas e crescer no mercado”, argumentou. 

O executivo afirmou ainda que para uma jornada eficiente dos negócios é fundamental considerar seis pontos. O primeiro deles é conhecer o negócio; depois é definir o benckmark/referência e qual o nível de melhoria desejado; o terceiro ponto é estabelecer o desafio; já o quarto é desenvolver o plano de ação; o penúltimo aspecto é mobilizar as pessoas por meio dos incentivos corretos e o sexto é acompanhar os resultados. E finalizou a sua participação dizendo: “Negócio que não cresce, morre!” 

A Inteligência Artificial foi mais uma vez tema no Congresso. Desta vez, o Diretor em Inovação e Tecnologias Emergentes na Microsoft, Waldemir Cambiucci, falou sobre “Novas Tecnologias: Inteligência Artificial – Oportunidades de Negócios para o Mercado da Distribuição de Veículos”. O especialista iniciou a sua apresentação relembrando que em fevereiro deste ano, o NADA SHOW apresentou como a Inteligência Artificial (IA) impacta em todas as áreas, depois discorreu sobre conceitos, fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial e por onde começar, apresentando as direções e as boas práticas para uma adequada utilização da ferramenta.

Waldemir citou algumas contribuições para os negócios dos Dealers ao utilizar a IA: personalizar a experiência do cliente, criando ações personalizadas; desenvolver modelos preditivos para otimizar a gestão de frotas; em treinamento e capacitação de colaboradores criar plataformas que possibilitem simulações interativas e personalizadas para capacitar funcionários em novos sistemas e tecnologias; melhorias na experiência em serviços de Pós-Vendas como agendamento de manutenção e suporte técnico personalizado, entre outras ações. O executivo finalizou a sua apresentação fazendo um alerta sobre a importância de utilizar a IA de maneira segura e responsável.

  • Tweet

Posts Recentes

  • Ram encerra abril com forte crescimento das vendas e presença robusta na Agrishow 2025

    Ram cresce 9,5% em abril! Rampage segue entre a...
  • Digitalents: Estratégia Digital com Propósito

    Na Digitalents, unimos tecnologia, empatia e es...
  • Stellantis abre 80 vagas exclusivas para profissionais com deficiência no Brasil e na Argentina

    A Stellantis abre 80 vagas exclusivas para prof...
  • Ram confirma presença na Agrishow 2025 com novidades e experiências exclusivas

    A Ram, marca do carneiro montanhês, chega com t...
  • Ram é a nova patrocinadora oficial da NFL no Brasil e reforça sua conexão com o público brasileiro

    A Ram é a patrocinadora oficial da NFL no Brasi...
  • Jeep Nature celebra 10 anos da marca no Brasil com edição especial em Camaragibe (PE)

    O Jeep Nature chega a Camaragibe (PE) no dia 26...
  • Nova campanha da Jeep destaca patrocínios esportivos com a jornalista Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...
  • Campanha da Jeep conecta aventura e esporte com Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...
  • Stellantis reforça compromisso com a inclusão em celebração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

    Em celebração ao Dia da Libras, a Stellantis re...
  • Jeep é o SUV oficial da 30ª Agrishow e leva força, inovação e tradição à maior feira agropecuária do Brasil

    Jeep é o SUV oficial da 30ª Agrishow, levando f...
  • Fábrica da Ram em Michigan celebra marca histórica com 2 milhões de unidades da 1500 produzidas

    A fábrica da Ram em Sterling Heights celebra ma...
  • Programa Ram Society oferece benefícios e fortalece relacionamento com clientes

    O Ram Society oferece benefícios exclusivos, co...

Comentários

    Arquivos

    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • julho 2021
    • maio 2021
    • agosto 2020
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017

    Categorias

    • 14ª Edição
    • 15ª Edição
    • 16ª Edição
    • 17ª Edição
    • 18ª Edição
    • 19ª Edição
    • 20ª Edição
    • 28º Congresso e ExpoFenabrave
    • ABRAJEEP Press
    • Assembleia e Convenção
    • Blog
    • Capa
    • Chrysler
    • Dodge
    • Eventos
    • Fábrica
    • Jeep
    • Noticias
    • RAM
    • Sem categoria
    • Vantagens
    • Vlog

    QUEM SOMOS

    A ABRAJEEP é uma Associação com o propósito de representar os anseios de seus Associados, que distribuem os produtos RAM, Jeep, Dodge e Chrysler da Stellantis, sempre em um diálogo franco e aberto com a Montadora, crucial para lisura das negociações.

    WEBSITE

    • Quem Somos
    • Eventos
    • Seja um Associado
    • Blog
    • ABRAJEEP Press
    • Vagas & Oportunidades
    • Webinars
    • Contato

    CONTATE-NOS

    Rua Arandu, 57 - 10º Andar
    Brooklin - São Paulo

    11 5180-4490
    Seg a Sex. 09h às 18h

    contato@abrajeep.org.br

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    Assine nossa newsletter e receba nossas novidades no seu email.

    Copyright © 2019 ABRAJEEP. Todos os direitos reservados. Criado por AWD - Agência Way Digital.

    TOP