Desde que a primeira Ram 2500 foi importada oficialmente para o Brasil, em 2005, nunca houve uma picape superior a ela no mercado. Em abril de 2021 a marca Ram começou as entregas do seu segundo produto, a 1500 Rebel, e agora, menos de um ano depois, está chegando a Nova Ram 3500, para representar não apenas o novo topo da marca, mas de todo o segmento de picapes.
A Ram 3500 chega nas versões Laramie, Laramie Night Edition e a Limited Longhorn, configuração inédita no País, que carrega o máximo de sofisticação dentro da marca. “A Ram tem história e tradição. Começou como uma solução para o trabalho no campo, entregando força e capacidade de carga e com os anos conquistou novos admiradores, se tornando um mito em relação à força e robustez. As picapes Ram se tornaram cada vez mais luxuosas, um símbolo de lifestyle e vem crescendo ano a ano”, destacou Breno Kamei, Diretor Ram para a América Latina.
DESEMPENHO DA MARCA RAM
Desde que a Ram foi criada como marca independente, há mais de 12 anos, até hoje foram comercializadas em todo o planeta quase 7 milhões e 500 picapes. “Regionalmente (América Latina) o momento não poderia ser melhor. A marca tem conseguido obter um crescimento sustentável e vem firmando a sua imagem. No Brasil também temos muitos motivos para comemorar. A marca vive o seu melhor momento, batendo recordes de vendas. Com apenas dois modelos, encerramos 2021 com mais de 7% de market share no segmento de luxo”, afirmou Breno.
Everton Kurdejak, Diretor Comercial Ram Brasil, completou dizendo que são dois anos seguidos com crescimento recorde, fechando 2021 com mais de 2.700 unidades da Ram emplacadas no País. Por se tratar de um mercado de luxo é um número bastante significativo. “Nossa participação neste segmento tão disputado manteve uma aceleração impressionante”.
Sobre as perspectivas para 2022, Everton disse que é aumentar o ritmo de crescimento no Brasil. “Além do nosso line-up incrível e a qualidade que entregamos, temos uma Rede que vem sendo modernizada para oferecer ainda mais conforto e luxuosidade nos atendimentos e que será expandida para aumentarmos a capilaridade e chegarmos em regiões onde há demanda das picapes Ram. O nosso plano de crescimento passa pelo plano de crescimento da nossa Rede”.
IMPRENSA CONHECE A RAM 3500, EM ÁGUAS DE SÃO PEDRO (SP) O primeiro evento de lançamento da 3500 aconteceu entre os dias 21 e 22 de março para 35 jornalistas/influenciadores, representando 41 veículos de imprensa/canais de mídias sociais, em uma experimentação com test-drive no campo de provas da Bridgestone e no Haras NSG, em Águas de São Pedro (SP), a 180 km de São Paulo, entre os municípios de Piracicaba e Brotas. “Nossa proposta foi inserir os jornalistas e influenciadores no universo do cliente Ram. A ideia foi proporcionar uma experiência de como vive nosso cliente. Os profissionais de imprensa e influenciadores digitais puderam fazer experiências off-road com os carros, como rebocar um trator de 8.6 toneladas e o maior trailer do Brasil, de 14.8 metros e quase 8 toneladas, um conjunto (a picape Ram e o trailer)
que somava 21 metros”, relatou Juliano Rossi Machado, Gerente da marca Ram. RAM POWER DAY
No dia 23 de março, no Palácio Tangará, na Zona Sul de São Paulo, o segundo evento chamado de Ram Power Day foi direcionado para a Rede de Concessionários e para a Diretoria da ABRAJEEP. Os Executivos da Stellantis e da marca Ram levaram para o conhecimento de todos os presentes, informações mais estratégicas e detalhadas sobre Vendas, Pós-Vendas e o lançamento em si.
O evento contou com a participação do Engenheiro Agrônomo e professor, Roberto Rodrigues, que foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Rodrigues discursou sobre o agronegócio brasileiro e frisou a importância do agro em tudo e, assim como foi em Águas de São Pedro, ele buscou em sua apresentação inserir o Concessionário e os Diretores da ABRAJEEP no mundo em que vive o cliente Ram. Em uma de suas falas, o ex-ministro finalizou que desde a alimentação, da cabeça aos pés, usamos jeans, ao tênis de couro, ao cinto, tudo é feito do agro.
Outra personalidade importante que contribuiu durante a ação de lançamento da 3500 foi Robert Graczyk, Head of Ram International. Sobre as expectativas para o Brasil, Bob acredita que o País é importante para os negócios e possui grandes expectativas para o futuro. “O mercado de picapes full size no Brasil cresce rápido e mais do que nos Estados Unidos, no Canadá, no México, mais do que qualquer outro mercado. O Brasil é um dos grandes motivos de sermos número um”, comentou Bob.
Dando continuidade ao evento no Palácio Tangará, o Diretor Comercial Ram, Everton, discursou sobre a parte comercial, as vendas da picape no Brasil, vendas on-line, as versões, preços e market share.
Paulo Solti, Vice-Presidente da América do Sul de Peças e Serviços da Stellantis, apresentou as informações sobre o NPS – mantê-lo acima de 85% em 2022, além da transformação da experiência do cliente no Pós-Vendas, o plano de revisão e a oferta dos acessórios para a nova Ram 3500.
Gunnar Murillo, do Ram Bank, explicou sobre o programa Next Ram, Barter Ram, planos futuros de Consórcios e as funcionalidades do Ram Card, o cartão exclusivo para clientes Ram.
O 1º Vice-Presidente da ABRAJEEP Riguel Chieppe afirmou que a Diretoria e Rede já está acostumada com a imponência e qualidade dos produtos da gama Ram. “Com o luxo da 3500 e a personificação com as versões Night Edition e Longhorn ficamos mais motivados a investir nessa marca que tem um grande potencial no Brasil e onde nós já estamos trabalhando nesse oceano azul do agronegócio”, finalizou.
LIVE DE LANÇAMENTO
Na quinta-feira, dia 24 de março, o segundo dia do Ram Power Day foi marcado pelo lançamento oficial da Ram 3500 com a realização da Live (parte gravada e parte ao vivo) para clientes, imprensa e Rede, com transmissão simultânea nas 55 Concessionárias Ram espalhadas pelo Brasil, cada uma com um modelo da picape exposta no showroom.
O Diretor da Ram para a América Latina, Breno, começou a apresentação lembrando que a nova Ram 3500 é a picape com mais força, mais capacidade, mais luxo e mais tecnologia embarcada. “É a picape a diesel mais potente, com a maior caçamba, maior capacidade de carga de reboque e a mais luxuosa
do mercado. Ela chega para reforçar o nosso compromisso com a plena satisfação dos nossos clientes”.
Em seguida, Paulo Solti destacou a importância que a Stellantis dá aos acessórios e peças de reposição, lembrando que a companhia destina mais de 170 mil metros quadrados para armazená-las, totalizando em mais de 90 mil referências. “Para a Ram 3500 temos câmera de trailer, engate reboque, capota marítima, ponteira de escapamento cromada etc. São mais de 30 acessórios exclusivos, possibilitando aos clientes personalizarem a sua picape”, citou.
Paulo aproveitou o momento para explicar que a Ram oferece o custo de revisão mais competitivo do setor. “A nova Ram 3550 virá com um plano de revisão para cada 12 meses ou 24 mil km, com o menor custo de revisão por km rodado entre as picapes a diesel do mercado brasileiro. O cliente Ram contará com a garantia de 3 anos e assistência 24h por dia setes dias por semana”.
Sobre as características da comercialização, Everton, explicou que a prioridade da fila são os clientes que migrarão da 2500 para a 3500 e o que estão mais tempo na fila serão os primeiros a receberem os carros. “Todos os clientes são respeitados, inclusive por meio de compliance e auditoria. Os clientes da Ram 2500 Laramie que entraram na fila até 17 de janeiro de 2022 terão os 4% de desconto ao migrarem para a 3500 Laramie, independentemente da versão. No entanto, se este cliente for adquirir a topo de linha Limited Longhorn não terá o desconto, pois aí entra uma outra categoria”, esclareceu.
Sobre os prazos, Everton disse que as primeiras 500 unidades do Longhorn chegam em abril e em junho/julho as versões Laramie. Para os clientes novos, que não estão na fila a previsão é atendê-los no início de 2023. “Mas, vamos batalhar para anteciparmos este prazo”.
Os 350 primeiros clientes receberão um exclusivo Welcome Kit formado por uma maleta em couro, jogo personalizado de facas e kit churrasco, além do Ram Card, o cartão de crédito para clientes Ram, com a primeira anuidade paga.
O lançamento no Brasil trouxe o CEO Global Ram, Mike Koval Jr., ao País. “Estamos orgulhosos do que estamos entregando. Uma linha que traz as mais potentes, luxuosas e eficientes picapes. Até 2025 a Ram oferecerá soluções 100% elétricas para a maioria das nossas categorias. Enquanto isso, vemos oportunidades incríveis para crescer, expandindo nosso portfólio em segmentos nos quais não competimos. O lançamento da Ram 3500 no Brasil é um exemplo da aplicação dessa estratégia. A nossa força no Brasil será um passo importante para a Stellantis alcançar sua meta de se tornar a maior empresa de veículos comerciais leves do mundo”, falou Mike, que parabenizou a família Ram do Brasil.
Quem também deixou sua mensagem foi Antonio Filosa, COO Stellantis América do Sul. “É uma honra poder celebrar digitalmente com vocês a chegada no mercado de um fantástico produto Ram. Ela é de longe a máxima expressão de luxo, tecnologia e de capacidade, o mercado irá se encantar e, aproveito para agradecer a Rede pelo trabalho fantástico que vem realizando”.