Recém-lançado, o Jeep Tracking é uma seção dentro do programa de relacionamento da marca, chamado Jeep Wave (jeepwave.jeep.com.br) que foi apresentado ao mercado no dia 04 de abril de 2022. Para que a nova ferramenta seja ativada é preciso que o cliente esteja cadastrado no Jeep Wave, que é gratuito.
Durante a Live direcionada aos Dealers que explicou o conceito da ferramenta e o seu funcionamento, Everton Kurdejak, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil, ressaltou que cada Concessionária deverá montar a sua estratégia para convencer o cliente a se cadastrar no Jeep Wave e ter acesso a uma série de benefícios e vantagens. “Estamos trazendo uma ferramenta totalmente inovadora para o mercado automotivo, inclusive, em breve, estenderemos para a Ram, então aproveitem essa oportunidade e explorem este diferencial que trará benefícios a todos os envolvidos no negócio”.
Fernando Henrique Silva, National Sales Marketing da Stellantis, acrescentou que o Jeep Tracking trata a gestão da carteira de clientes de uma forma bastante robusta, em que a Montadora suporta a Rede.
Dentre os inúmeros benefícios que a ferramenta proporcionará, Everton destacou alguns principais como a confiabilidade já que o cliente encontrará uniformidade nas informações, pois no site administrado pela Montadora constará as mesmas informações transmitidas pela Concessionária e relacionadas ao prazo de entrega do veículo. Inclusive, inibirá uma situação que pode ocorrer em praças multiassistidas em que uma Concessionária promete um prazo menor do que realmente é; também se evita ligações recorrentes do cliente à Concessionária para questionar ou confirmar as informações sobre o prazo de entrega do carro ou possíveis atrasos, já que estes dados serão atualizados semanalmente (às quintas-feiras no fim do dia). Aliás, futuramente por meio do Jeep Tracking será possível acompanhar as várias etapas do carro, desde quando entrar em produção – hoje o consumidor visualiza os seus dados, o modelo do carro, a data em que foi colocado o pedido, a data de atendimento na Concessionária, a data em que o carro será faturado e as possíveis reprogramações de datas. “O acesso e a atualização destas informações fazem com que haja 10% menos reclamações no SAC”, explicou. Outro ponto destacado por Everton diz respeito à redução no índice de cancelamento das compras. “Há uma redução entre 25% e 30% na quebra de carteira, isso porque caso haja atrasos na programação de entrega do veículo, o status do cliente é reprogramado e, neste caso, ele ganha um bônus/voucher de R$ 600,00 para uso na Concessionária após o faturamento do carro, podendo ser usado para comprar acessórios da linha Jeep Gear, descontar na parcela do carro, na revisão programada etc. No caso de uma segunda reprogramação, o cliente ganha mais um bônus, novamente de R$ 600,00 para serem usados da mesma forma que o primeiro voucher”.
Outro importante benefício da nova ferramenta é estreitar o relacionamento com o cliente. Foi desenvolvida uma estratégia de CRM e a comunicação com o consumidor será realizada via e-mail e por WhatsApp por um período de 300 dias, reforçando o universo da marca e os benefícios de ser membro do Jeep Wave.
Neste início do programa, a Stellantis dará o apoio necessário à Rede, sanando todas as dúvidas que surgirão conforme utilização da ferramenta. As regionais terão um ponto focal para subir as dúvidas que forem aparecendo e haverá ainda um grupo de trabalho com encontros semanais e que envolverá 4 Dealers. “Daremos suporte à Rede e estaremos atentos para realizar as melhorias e os ajustes que forem necessários. Esperamos que vocês explorem todo o potencial da ferramenta, que já vem sendo bastante elogiada”, concluiu Everton.