Os pontos abordados, resultados e desafios apontados durante a 18ª edição da Assembleia ABRAJEEP
Logo após a Assembleia Ram, no dia 26 de setembro, foi realizada a Assembleia Anual da ABRAJEEP, conduzida pelo Vice-Presidente da Associação, Riguel Chieppe, já que por questões pessoais o Presidente da ABRAJEEP, Paulo Toniolo Jr., chegou mais tarde. “Na ausência do Paulinho vocês terão que se contentar com o Vice-Presidente”, brincou Riguel, acrescentando: “tenham certeza que conduzirei essa reunião com um enorme prazer”, explicando que ali seriam feitas as prestações de contas da Associação, anunciada a nova Diretoria, feita uma retrospectiva do recente passado e apresentados os próximos planos.
Riguel frisou os compromissos firmados com a Rede no início da jornada da atual Diretoria, em 2019, que foram: rentabilidade da Rede, crescimento da marca, diálogo constante buscando soluções para as questões que afetam a Rede, a união e a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelas diretorias anteriores lideradas por Leonel Bortoncello e Sergio Maia. “Atravessamos grandes turbulências no Brasil e no mundo, mas conseguimos alcançar crescimento de volume em um período que as demais marcas encolheram. A Jeep de 2018 para 2022 cresceu 34%, enquanto marcas caíram 28%. Além disso, o nosso market share total saiu de 5,4% para 9,9%. Na parte de rentabilidade (lucratividade sobre vendas da Rede) também tivemos crescimento desde 2019 e em 2022 até o mês de julho mantivemos (8,7%) praticamente o nível do acumulado de 2021 que foi 8,9%, o que é muito bom”, pontuou o Vice-Presidente.
A união da Rede e o constante diálogo com a Montadora também foram mencionados e ocorreu, segundo Riguel, de maneira técnica por meio das diferentes Comissões formadas e dos Grupos de Trabalho para encontrar soluções dos problemas que surgiam. Grupos estes que contam com a representatividade de todas as regiões do País, possibilitando à ABRAJEEP estar sempre perto dos seus Associados, entendendo as necessidades regionais e nacionais. “Este trabalho integrado nos permitiu encontrar soluções que ao mesmo tempo atendessem os anseios da Montadora e da Rede. Conseguimos, por exemplo, em meio à pandemia, tratativas que possibilitaram a liberação de recursos para a Rede, aumentando a liquidez e criando condições para que crescêssemos mesmo frente às adversidades. Tivemos lançamentos que redefiniram o mercado e a nossa Rede soube trabalhar, mantendo o ritmo crescente dos negócios com lucratividade. Nossos produtos são desejados e a nossa marca referência de mercado. Cuidamos de volume e do caixa”, evidenciou Riguel, acrescentando ainda o melhor resultado já conquistado pela Associação na importante pesquisa FENABRAVE. “Tivemos excelentes avaliações como a nossa Comunicação com os Concessionários; Desempenho Geral da Associação; Associação Atende As Expectativas etc. Com isso, percebemos que, por exemplo, os trabalhos das Comissões e os Grupos favoreceram importantes conquistas”.
Em relação ao ROS, um alerta foi dado, pois embora tenha crescido R$ 165 mil (de R$ 710 mil mensais em julho/21 para mais de R$ 875 mil mensais em julho/22, tendo contribuições positivas dos negócios de Novos, Pós-Vendas e outras rendas) também aumentou e na mesma proporção o custo fixo. Sobre os bônus pagos para a Rede, a projeção para 2022 são R$ 195 milhões, um crescimento que foi reflexo direto do volume de vendas de veículos novos e aumento do ticket médio, seja pelo perfil dos carros, seja pela correção de preços.
Antes de finalizar a sua apresentação, Riguel elencou os desafios para os próximos anos: Convenção de Venda Direta; Adequação para veículos elétricos; Melhoria da qualidade dos produtos; Preservação das margens e Manter a rentabilidade compatível aos investimentos.
Na 18ª Assembleia Anual da ABRADIC foi ainda apresentada a renovação do Conselho Nacional das Regiões pares (2 – Nordeste. Titular: José Sobrinho Suplente: Breno Schwambach; 4 – Sudeste. Titular: Ricardo Stefani Suplente: Sergio Maia e 6 – Região Metropolitana SP. Titular: Graziela Baida e Suplente: Léo De Nigris) e da Diretoria, sendo eleitos para o próximo biênio 2023-24, Eduardo Meneghetti para Presidente da ABRAJEEP e Roberto Figueiredo para Vice-Presidente.