ENTREVISTA
Durante a Convenção da ABRAJEEP, realizada em Las Vegas no mês de setembro, foi eleita a nova Diretoria da Associação. Eduardo Meneghetti, que chegou na ABRAJEEP em 2016, assume a Presidência no próximo biênio (2023-2024) e em entrevista à ABRAJEEP PRESS falou sobre os desafios, o foco do trabalho nos próximos dois anos e deixa sua mensagem para a Rede.
ABRAJEEP PRESS: Quando e como foi a sua chegada na Associação?
Eduardo Meneghetti: Em 2015, o nosso Grupo Marajó, liderado pelo meu pai, Flávio Meneghetti, abriu uma Concessionária Jeep e, no ano seguinte, o então presidente da ABRADIC, Sergio Maia, me fez o convite para participar da Diretoria da Associação. Prontamente aceitei e passei a compor a Vice-Presidência, conduzindo, desde então, a área de comercialização.
ABRAJEEP PRESS: Como você recebeu esse novo desafio e qual será o foco de trabalho à frente da Associação?
Eduardo Meneghetti: Fiquei muito feliz e agradeço a confiança da nossa Rede. Tenham certeza de que o esforço, o empenho e o trabalho continuarão sendo em benefício do coletivo. Hoje, o nosso line-up, tanto Jeep quanto Ram é maior, nunca atingimos um market share tão elevado, temos fábrica no Brasil, uma Rede que também cresceu e uma relação com a Montadora muito mais amadurecida. Após vários lançamentos consecutivos, o período será de maturação dos produtos Jeep e claro, a concorrência no segmento SUV virá forte com novidades sendo apresentadas pela concorrência. O trabalho que já vem sendo feito pela Montadora de pensar fora da caixa continuará sendo fundamental. Enquanto isso, do lado da Ram teremos mais um lançamento programado para 2023 e que seguramente também exigirá um forte trabalho para conquistarmos novos mercados. Teremos pela frente diferentes e importantes desafios a serem susperados. Dentre eles, destacaria: a administração da nossa carteira (quase 60 mil carros), baixar os níveis de cancelamento, que ainda são altos; qualidade de produto e rentabilidade.
ABRAJEEP PRESS_Como você avalia a atual relação da Associação, Rede e Montadora?
Eduardo Meneghetti: Construímos uma relação baseada em transparência e respeito mútuo, sempre com muito diálogo, inclusive nos momentos que tivemos calorosos embates com a Montadora. Quando foi preciso ambos os lados cederam até chegarmos a um denominador comum. Tudo isso nos possibilitou construir uma trajetória vitoriosa e com excelentes resultados. Quando a FCA se tornou Stellantis e muitas mudanças ocorreram, especialmente como na área de Pós-Vendas, a transição foi bem mais tranquila por termos uma relação alinhada e respeitosa com o Antonio Filosa, toda a sua equipe e marca. E sobre a nossa relação com a Rede, a última edição da Pesquisa FENABRAVE chancela o nosso trabalho e aponta que estamos na direção certa. Entre as 50 Associações de Marcas participantes da pesquisa, a ABRAJEEP está no 3°lugar no ranking geral. Nesta edição, a nossa comunicação com a Rede também foi muito bem ranqueada e figuramos na 2ª posição. Um reconhecimento do nosso esforço que resultou em um intenso trabalho e a adoção de uma nova estratégia.
ABRAJEEP PRESS_A ABRAJEEP ganhou relevância como Associação e isso se reverbera nas tratativas com a Stellantis?
Eduardo Meneghetti: Como comentei anteriormente, a nossa relação sempre foi muito boa e transparente com a Montadora, mesmo nos momentos mais delicados conseguimos ter voz, expor as nossas necessidades e ainda que por vezes as nossas reinvindicações não fossem atendidas, o saldo sempre foi positivo. Em um passado recente, quando a Diretora da Jeep para a América Latina, Tânia Silvestri, conduzia as operações comerciais no Brasil, tivemos importantes avanços e, desde então, estamos construindo um excelente relacionamento com a Montadora no comando do Antonio Filosa, que é um grande parceiro, juntamente com Everton Kurdejak de quem a Associação é bastante próxima, tendo-o como um importante aliado nas questões comerciais, assim como com os demais Executivos da Montadora e Banco. Todos juntos levaram as marcas Jeep e Ram para os patamares que estão hoje.
ABRAJEEP PRESS_Qual a expectativa em relação ao desempenho do setor automotivo para os próximos anos?
Eduardo Meneghetti: Para 2022, as Montadoras projetam a comercialização de 2 milhões e 200 mil unidades, no Brasil. Eu acredito na casa dos 2 milhões e um futuro próspero pela frente, muito embora tenhamos que ter cautela com os custos, ficarmos atentos ao desempenho do mercado e considerarmos os reflexos dos resultados das eleições no cenário econômico. Falando especialmente das nossas marcas, elas são fortes, e temos uma carteira que nos dá uma certa tranquilidade. A Jeep está com um line-up robusto e na Ram temos 4 produtos importados e para 2023 teremos mais um veículo de volume bastante expressivo. Ou seja, a nossa expectativa é muito boa.
ABRAJEEP PRESS_Uma mensagem para a Rede e Montadora.
Eduardo Meneghetti: Primeiramente quero agradecer pela confiança no meu trabalho que vem sendo feito nestes últimos 6 anos. Converso muito com a Rede, tenho bastante proximidade com os Dealers e agora como Presidente da ABRAJEEP, no próximo biênio, não será diferente. Vamos percorrer o Brasil e realizar reuniões presenciais em diferentes regiões. A proposta é promovermos um trabalho de campo e estarmos ainda mais próximos da Rede, entendendo as demandas para tornarmos os nossos negócios os mais rentáveis, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo feito. Estou à disposição para conversar, entender as necessidades e contribuir com o futuro das nossas marcas. Para a Montadora, a minha mensagem é que não mediremos esforços neste trabalho próximo com a Diretoria, com os escritórios regionais e com os nossos pares para alinharmos as melhores estratégias, visando um futuro cada vez mais próspero para todos nós.
A MENSAGEM DE FLÁVIO MENEGHETTI
Presente na Assembleia Geral Ordinária ABRAJEEP, Flávio Meneghetti, Presidente do Grupo Marajó e pai do Eduardo Meneghetti, deixou um emocionado recado ao seu filho e ao Vice-Presidente, Roberto Figueiredo. “Quero desejar muito sucesso ao Eduardo e ao Roberto, que demonstraram competência ao longo destes anos na Diretoria da ABRAJEEP, tenho certeza de que farão jus à sucessão dos ex-presidentes, inclusive poderão contar com o apoio deles e de toda a Diretoria, assim como o meu apoio de ex-presidente de Associação de Marca e da FENABRAVE. Muito sucesso!”