EM DESTAQUE
Em maio, a marca Ram apresentará novidades na linha de importados trazendo a picape mais luxuosa do mercado, com equipamentos nunca imaginados nesse segmento. A Ram 1500 Limited terá seu lançamento no próximo mês e, assim como a Classic, também terá a opção Night Edition.
Outra grande novidade esperada no meio do ano será a primeira picape Ram produzida aqui no Brasil, de ponta a ponta, com a participação dos Estados Unidos em todos os momentos. As características da nova picape farão dela uma verdadeira Ram, como potência, capacidade, tecnologia e luxo.
RETIRADA DO TACÓGRAFO DA RAM 3500
Outro tema importante em pauta é a retirada do tacógrafo da Ram 3500. Pelo tamanho e peso, a picape para ser guiada exige habilitação do tipo C e pelas características do veículo vem com tacógrafo de série.
O uso do tacógrafo, conforme o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Resolução 912/2022, é obrigatório para os seguintes Veículos:
• de transporte e condução de escolares;
• de transporte de passageiros com mais de dez lugares;
• de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
• de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg, quando produzidos a partir de 1º de janeiro de 1999.
Juliano Rossi Machado, Gerente da marca Ram, afirmou que o tacógrafo é uma obrigação legal para o peso bruto total da Ram 3500. “Nós estamos cumprindo com o Código de Trânsito Brasileiro e trabalhando para buscar um entendimento, já que o tacógrafo é usado para controlar o tempo de volante do caminhoneiro e não se aplica ao perfil do condutor da Ram 3500”, explicou.
PROGRAMA DE CONTROLE DE EMISSÕES VEICULARES (PROCONVE)
O Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) foi instituído a partir da Resolução Conama nº 18, de 6 de maio de 1986, com o objetivo de: • Reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores para atender os padrões de qualidade do ar, especialmente nos centros urbanos; • Promover o desenvolvimento tecnológico nacional tanto na engenharia automobilística como em métodos e equipamentos para ensaios e medições da emissão de poluentes;
• Criar programas de inspeção e manutenção para veículos automotores em uso;
• Promover a conscientização sobre a poluição do ar por veículos automotores;
• Promover a melhoria das características técnicas dos combustíveis líquidos disponíveis para a frota nacional de veículos automotores, visando a redução de poluentes emitidos na atmosfera; e,
• Estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados.
As determinações da Resolução Conama foram reforçadas pela Lei 8.723, de 28 de outubro de 1993, que estabeleceu a redução dos níveis de emissão de monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, fuligem, material particulado e outros compostos poluentes nos veículos comercializados no país.
Com a implementação dessas e de outras normas que as seguiram, o Proconve passou por várias fases que reduziram paulatinamente os limites de emissão de poluentes por veículos leves e pesados.
As últimas fases previstas para cada uma das categorias são: MAR-1, para máquinas agrícolas e rodoviárias, que se iniciou em 1º de janeiro de 2015; L-7, para veículos leves e P-8 para veículos pesados, ambas com início em 1º de janeiro de 2022.
Juliano fortaleceu que o objetivo do Proconve é reduzir as emissões de gases dos veículos e explicou: “A Montadora teve como compromisso faturar todo o seu estoque desses veículos até o final de março de 2023 e lembrou que nessa categoria de caminhão se enquadram a Ram 2500 e 3500”.