ENTREVISTA
THIAGO NAHAS e BERNARDO CHIEPPE
Para o biênio 2023-2024 Thiago Bortoncello Nahas assume a Diretoria da ABRAJEEP e passa também a liderar a Comissão de Vendas, que tem entre as prioridades neste ano, promover e fortalecer as ações comerciais com o intuito de aumentar a eficiência e rentabilidade das operações. Compondo a Diretoria da Comissão de Pós-Vendas da ABRAJEEP, Bernardo Chieppe, recém-chegado à função de Diretor do Comitê também traz detalhes dos trabalhos que vêm sendo realizados e as prioridades como proporcionar a melhorar a experiência de posse e serviço dentro da Rede. Confira as entrevistas!
“Temos uma equipe muito entrosada e alinhada com o propósito de obtermos importantes avanços nas questões comerciais”
Thiago Nahas, Diretor da ABRAJEEP e da Comissão de Vendas
ABRAJEEP PRESS – Antes de falarmos sobre o seu trabalho à frente da Comissão de Comercialização, nos conte a sua relação com a ABRAJEEP. Quando e como começou?
Thiago Nahas – Assim que o Grupo IESA iniciou as operações Jeep, em 2015, já nos tornamos Associados da ABRAJEEP (à época denominada ABRADIC). A minha atuação tornou-se mais ativa por volta do ano de 2019, quando passei a fazer parte da Comissão Comercial da ABRAJEEP, liderada pelo Eduardo Meneghetti, hoje o nosso Presidente. Agora, para o biênio 2023-2024, componho, com muita satisfação, a Diretoria da ABRAJEEP e lidero a Comissão Comercial, na qual pretendo levar importantes contribuições. Temos uma equipe muito entrosada e alinhada com o propósito de obtermos importantes avanços nas questões comerciais.
ABRAJEEP PRESS – Quais são as atuais prioridades da Comissão de Vendas?
Thiago Nahas – O ano de 2023 está sendo bastante desafiador para o mercado automotivo. Nos últimos dois anos vivíamos em um cenário em que o estoque estava baixo e tínhamos que administrar a carteira de clientes. Agora, estamos passando por um outro momento, em que o mercado exige condições comerciais mais atrativas para conquistar e reter os clientes.
ABRAJEEP PRESS – Neste sentido quais são os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos?
Thiago Nahas – A Comissão de Vendas está focada em duas frentes:
• Ter ações comerciais mais agressivas a fim de equalizarmos o estoque. A ABRAJEEP juntamente com a Montadora vem trabalhando para construir ações comerciais ainda mais efetivas para promover vendas e diminuir os estoques. Além disso, recentemente a Stellantis, assim como outras Montadoras, paralisou a produção para também realizar ajustes nos planos de produção.
• O segundo aspecto foi estender o período de carência para a aplicação dos juros de alguns modelos de veículos em estoque com o propósito de diminuir o custo de estocagem.
ABRAJEEP PRESS – Como está sendo o trabalho em conjunto com a Montadora?
Thiago Nahas – A Jeep estabeleceu um objetivo ousado de volume de vendas para 2023. O desafio é continuar tendo ferramentas comerciais mensais para chegar aos números projetados. A própria Jeep está empenhada em
nos munir com essas ações. É um trabalho que a todo instante é revisto e reavaliado. Se o mercado não responder da maneira planejada, a Montadora já nos informou que os volumes serão revistos. Do nosso lado, estamos trabalhando e nos empenhando para atingir os objetivos e driblar os desafios.
ABRAJEEP PRESS – Gostaria de deixar uma mensagem para a Rede?
Thiago Nahas – Como já disse, o ano será desafiador, mas tenho confiança que teremos um ano bom. A Jeep tem um line-up vencedor com o Commander, Renegade e Compass. Além disso, em breve chega no mercado brasileiro a Grand Cherokee, o carro símbolo da Jeep, que contribuirá para elevar o ticket médio de vendas da Rede. Mesmo com os desafios, quem for bastante ativo nas questões comerciais, conseguirá ter um belo ano de operação Jeep. Para aqueles que também operam com a Ram, o cenário é animador. Além do ótimo desempenho do atual portfólio, o lançamento da versão nacional colocará a marca em um novo patamar no mercado de picapes.
“Estou bastante otimista com as oportunidades de melhorias que podemos constsruir para o Pós-Vendas da Rede”
Bernardo Chieppe, Diretor da Comissão de Pós-Vendas
ABRAJEEP PRESS – Bernardo, antes de falarmos sobre o seu trabalho na Comissão de Pós-Vendas, nos conte a sua relação com a ABRAJEEP. Quando e como começou?
Bernardo Chieppe – Faço parte do Grupo Águia Branca e, em 2016, iniciei na operação da Vitória Motors, a Concessionária Jeep do nosso Grupo e, após dois anos, comecei a ter contato com a ABRAJEEP (na época ABRADIC), acompanhando como ouvinte as reuniões dos Comitês de Vendas e Pós-Vendas. Em janeiro de 2023 fui convidado a apoiar o Comitê de Pós-Vendas, assumindo a função de Diretor.
ABRAJEEP PRESS – Quais vêm sendo as prioridades da Comissão de Pós-Vendas?
Bernardo Chieppe – Estamos conduzindo os principais pontos de melhorias no Pós-Vendas da nossa Rede. Pretendemos juntamente com a Montadora construir melhorias nos processos, aprimorar qualidade, a performance e os resultados.
ABRAJEEP PRESS – Para tratar essas prioridades o que vem sendo feito?
Bernardo Chieppe – Nossa agenda é dinâmica e costuma abordar as necessidades da Rede, sendo flexível para priorizar os itens de maior importância no momento. Em nossa mais recente reunião foram pontuados:
Pesquisa de avaliação da Montadora: o intuito foi mostrarmos à Montadora as nossas percepções e principais queixas a respeito dos processos, qualidade e atendimento com o intuito de ajustarmos e melhorarmos o que for necessário.
Penalização para pedidos de VOR (os veículos parados nas Concessionárias por problemas): a Montadora pretendia penalizar as Concessionárias que apresentassem um volume alto de pedidos VOR. Propomos ao invés de uma ação punitiva, um trabalho para avaliarmos as falhas e identificamos o que precisa ser feito e melhorado para que possamos diminuir o volume de VOR.
Backup car/privilegie service: renegociamos os descontos aplicados aos veículos que ficam nas Concessionárias quando precisamos emprestá-los aos clientes.
Metodologia NPS: apresentamos a realidade da Rede para que a Montadora não estipule metas e condições impossíveis de serem alcançadas. A construção da reputação da marca precisa do engajamento de todos.
ABRAJEEP PRESS – Qual a sua expectativa em relação a este trabalho?
Bernardo Chieppe – Estou bastante otimista com as oportunidades de melhorias que podemos construir para o Pós-Vendas da Rede. Temos uma equipe forte para junto com a Montadora proporcionar a melhor experiência de posse e serviço dentro da nossa Rede.
ABRAJEEP PRESS – Gostaria de deixar uma mensagem para a Rede?
Bernardo Chieppe – É importante contarmos com o apoio e parceria de toda Rede nessa caminhada, com o compartilhamento de dados, informações e opiniões para buscarmos as evoluções e melhorias necessárias para o Pós-Vendas da Rede Jeep.