O futuro da mobilidade elétrica no Brasil foi tema de debate realizado em Brasília no dia 14 de junho, pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. A Stellantis, maior fabricante de veículos do Brasil e da América do Sul, foi uma das participantes do evento, que abordou os desafios da eletrificação no cenário brasileiro comparativamente com as experiências de países da Europa, Ásia, e América do Norte. O seminário, denominado “Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”, aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Durante a programação, a Stellantis, que oferece uma das maiores gamas de modelos eletrificados no Brasil, abrangendo carros de passeio e veículos comerciais leves, expôs sete veículos: o híbrido Jeep Compass 4xe, os elétricos Fiat 500e, PEUGEOT e-208 GT e PEUGEOT e-2008, e os comerciais Fiat e-Scudo, Citroën ë-Jumpy e PEUGEOT e-EXPERT.
“A eletrificação é um dos caminhos para se alcançar a descarbonização da mobilidade e os veículos elétricos se tornam uma tendência global, tanto para uso diário quanto para as atividades profissionais. A Stellantis foi constituída com uma visão de mobilidade sustentável e acredita que a combinação do etanol com eletrificação é o caminho mais rápido e apropriado para o Brasil, por oferecer uma alternativa sustentável e acessível para uma crescente eletrificação da frota brasileira”, afirma o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa.
Além da exposição de carros elétricos, o evento da Anfavea contou também com painéis de debates sobre experiências internacionais da mobilidade elétrica veicular, produção local de veículos elétricos e baterias, cadeia de fornecimento de peças, componentes e tecnologia, infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia e novas tecnologias e materiais usados na eletrificação.
Jeep Compass 4xe
O Jeep Compass S 4xe híbrido plug-in chegou ao mercado com a importante missão de estrear a gama eletrificada da Jeep no Brasil. Reunindo performance, tecnologia e sofisticação, o modelo impressiona por onde passa. Com eficiência e performance únicas, seus motores permitem aceleração de 0 a 100 km/h que ocorre em 6,8 segundos e velocidade máxima de até 206 km/h, além de consumo de até 30 km pelo ciclo Inmetro (44 km pelo padrão WLTP).