A Stellantis obteve a liderança entre as fabricantes de veículos leves, e foi reconhecida entre as três primeiras empresas do setor automotivo e de veículos de grande porte no anuário Valor Inovação 2023.
O ranking reflete ainda o empenho da Stellantis, que ganhou duas posições em relação à pesquisa do ano passado, para tornar-se uma Mobility Tech Company. A empresa estimula os colaboradores a trazerem ideias inovadoras, não só os ligados diretamente à área de P&D. Todas as propostas são avaliadas e várias delas resultam em aprimoramentos de produtos e processos.
São investidos entre 4% e 5% do faturamento em P&D, com mais de 2 mil colaboradores da empresa no país envolvidos diretamente. A Stellantis conta com três plantas automotivas, três centros de engenharia e 60 laboratórios no Brasil. Os principais projetos de P&D são desenvolvidos nos 40 laboratórios que compõem o Tech Center no Polo Automotivo de Betim (MG) e no centro de pesquisa e campo de provas do Polo Automotivo de Goiana (PE).
Bio-Hybrid
Uma parte considerável dos esforços em inovação está voltada à descarbonização da mobilidade, e recentemente, a Stellantis anunciou a nova tecnologia Bio-Hybrid que combina a propulsão térmica flex e elétrica em plataformas a serem adotadas em novos produtos no Brasil.
O projeto faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis para potencializar as virtudes do etanol como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétrico.
Os esforços de desenvolvimento das plataformas Bio-Hybrid começaram no ano passado, com a criação do Bio-Electro, um dos projetos considerados na análise do Valor Inovação. Trata-se de uma plataforma destinada a acelerar tecnologias de motopropulsão baseadas na hibridização, combinando eficiência térmica e eletrificação. Através dela, a Stellantis articulou um grande conjunto de parcerias estratégicas, visando acelerar o desenvolvimento e implementação de novas soluções de motopropulsão para a descarbonização da mobilidade.
Stellantis Venture Studio
Também voltado à inovação, o Venture Studio é responsável pela parceria com startups que desenvolvem soluções voltadas para tecnologia, ESG e mobilidade, reforçando o posicionamento da Stellantis como uma “startup veterana”, que soma as décadas de experiência no Brasil e no mundo com o novo posicionamento como uma Tech Mobility Company.
Desde a criação da Venture, em março de 2022, foram aportados mais de 300 milhões de euros no desenvolvimento de startups ao redor do mundo, por meio da Venture Funding. A Stellantis tem cerca de 3.500 startups cadastradas em sua base de dados e já assinou mais de 100 contratos.
SUSTAINera
A Stellantis também está investindo em soluções de Economia Circular, dentro de sua estratégia ESG. E um dos programas inovadores implementados é o SUSTAINera, que oferece peças e acessórios remanufaturados com garantia, que propiciam uma economia de até 80% em materiais e 50% em energia em relação às peças novas equivalentes.
A iniciativa prolonga o ciclo de vida dos veículos e peças, devolvendo ao processo produtivo peças e materiais que antes seriam descartados ou tratados como itens sem valor. O objetivo da iniciativa é a racionalização do uso dos recursos naturais e da energia, agregando valor ao que pode ser reciclado. É uma estratégia com base nos 4R (Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar), que formam um ecossistema integrado para gerenciar a escassez de materiais e o impulso para o carbono líquido zero.
A linha de peças remanufaturadas conta com 100 componentes disponíveis em mil concessionárias Citroën, Fiat, Jeep® e Peugeot.
Sobre a pesquisa
Em sua nona edição, a pesquisa é realizada pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC, que acompanhou o desempenho e a disciplina das empresas para premiar as mais inovadoras do país, através de metodologia construída com base em questões sobre processos de inovação e que englobam desde aportes em ciência até iniciativas de transformação digital.