ESPECIAL
Da transformação digital dos negócios à mobilidade, passando pelos temas do mercado de seminovos e descarbonização, confira os principais destaques tratados no maior Congresso do setor da Distribuição de veículos da América Latina
Com a missão de levar reflexões, inspirar e transformar os negócios nas Concessionárias, entre os dois dias 23 e 24 de agosto foi realizado pela FENABRAVE/FENACODIV, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo, o 31º Congresso & ExpoFenabrave. Um dia antes, 22 de agosto, teve a avant-première e nesta ocasião, a ABRAJEEP promoveu a sua Reunião de Diretoria com os executivos da Associação e Montadora.
Nos dois dias do evento, cerca de 10 mil visitantes puderam conferir as novidades e tendências levadas pelas 150 marcas que participaram da feira ExpoFenabrave por meio dos produtos e serviços, no espaço também aconteceram as Arenas de Conteúdo com apresentações sobre o mercado, gestão, economia, entre outros diferentes assuntos relacionados ao segmento. No Congresso FENABRAVE foram seis mega palestras com curadoria de Antonio Maciel Neto e a participação de renomados palestrantes. “Essa foi a maior edição já realizada, com grande adesão e engajamento dos congressistas em buscar soluções para o futuro do nosso setor. O Congresso & ExpoFenabrave representa a força do mercado de Distribuição e materializa o trabalho que vem sendo realizado pelos empresários e lideranças do setor, visando a construção do futuro ainda mais promissor e repleto de oportunidades”, afirmou o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.
Antes da cerimônia de abertura, no período da manhã, o Vice-Presidente da República e Presidente em exercício, Geraldo Alckmin, juntamente com Andreta Jr. percorreu os corredores da ExpoFenabrave e comentou brevemente sobre o resultado da MP 1175, que liberou um total de R$ 800 milhões em créditos para a compra de veículos com desconto. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Foram mais de 26 mil veículos vendidos em um único dia. Vamos ouvir as propostas futuras para contribuir com esse setor tão importante”, disse.
Pouco antes do almoço foi realizada a cerimônia de abertura do evento e, como tradicionalmente acontece teve a presença de representantes da política e lideranças empresariais. Em seu discurso, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, citou o Renave como ferramenta no combate à fraude e a necessidade de estendê-la nacionalmente para os veículos usados, dentre outras medidas que contribuam com o setor automotivo. “Vamos nos empenhar para que o setor se fortaleça cada vez mais, pulse de forma vibrante e tenha uma participação ainda mais expressiva na economia, contem conosco!”.
O Prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, também enalteceu a importância da indústria automotiva e do mercado de Distribuição de veículos, disse ainda que o Congresso é o momento ideal para refletirem, por exemplo, sobre os desafios e as oportunidades do setor com o apoio da prefeitura de São Paulo diante das inovações tecnológicas, das transformações da mobilidade e do comportamento das pessoas. O Prefeito citou algumas frentes que vêm sendo trabalhadas como a criação da faixa azul – sinalização de segurança para as motocicletas, localizada entre as faixas veiculares – visando diminuir o número de mortes e acidentes no trânsito. “Está sendo uma experiência bastante positiva. Já são 20 km de faixa azul e nenhum óbito. Agora pretendo ampliar mais 200 km”. Ricardo lembrou ainda da instalação do sistema semafórico inteligente na cidade de São Paulo, seguindo o conceito das Smart Cities – as cidades eficientes, conectadas e sustentáveis. “O setor automotivo é importante para a economia de São Paulo e a cidade é fundamental para o setor e, assim, crescemos juntos!”, declarou.
O Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., em seu discurso de abertura do 31º Congresso & ExpoFenabrave fez um importante apelo às autoridades presentes, afirmando a necessidade de medidas que permitam um aumento de escala para que o setor não pare. “Precisamos de uma previsibilidade e um plano de expansão de longo prazo para atingirmos escala, que será fundamental para a nossa sobrevivência e crescimento no País. Como a voz da Distribuição dos veículos no Brasil, a FENABRAVE está disposta a colaborar com todas as ações que permitam termos ganho de escala”.
Em parceria com a FGV in Company e a Academia CEO, a FENABRAVE anunciou o lançamento de cursos para os profissionais do setor. A curadoria dos temas ficará a cargo de especialistas da Academia CEO e FGV, com apoio da equipe da FENABRAVE. Os alunos participarão de atividades interativas, que unem teoria e prática, e terão acesso aos conteúdos da FGV e da Academia CEO. Entre os temas previstos, estão experiência do cliente, finanças corporativas, gestão estratégica, autoconhecimento e trajetória profissional. Também foi anunciada a 32ª edição do Congresso & ExpoFenabrave que será entre 20 e 22 de agosto de 2024, novamente no São Paulo Expo, na capital paulista.
OS CONGRESSOS
Em sua palestra “Brasil e o Mundo: Situação Atual e Perspectivas para as Economias Mundial e Brasileira” – o economista Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central falou sobre o cenário internacional e destacou a volta da inflação, o aumento dos juros e a queda do crescimento na economia global, que deve ser de 3% ao ano, em 2023 e 2024, índice abaixo da média histórica que se observou nos últimos 20 anos. O economista esclareceu que, não chega a representar uma recessão global. “Neste contexto global desafiador, de juros mais alto e menor liquidez, a economia brasileira pode aproveitar para se destacar com crescimento até maior do que a média global, dependendo, é claro, das políticas domésticas”.
Em relação ao Brasil, Loyola observou que em 2023 houve uma desaceleração da economia devido à política monetária e os juros a 13,75% provocaram uma queda do crescimento, ainda assim a economia brasileira mostrou ser resiliente. “As expectativas eram que iríamos crescer, este ano, 1%, mas devemos chegar próximo a 2%. O sucesso econômico do Brasil está intrinsecamente ligado à implementação de reformas estruturais e à gestão competente”, avaliou.
O italiano, professor de Management na Universitá Ca’ Foscari – Veneza e coordenador temático do Automotive Dealer Day, Leonardo Buzzavo, foi o responsável pela palestra “Concessionários como Líderes da Mobilidade” e trouxe alguns insights para os negócios. “As Concessionárias terão que obter rentabilidade nos mais diversos setores disponíveis, além da venda de carros. É a era da “servitização”, ou seja, várias opções de serviços. Leonardo também abordou sobre o movimento de descarbonização e os serviços variados ligados à mobilidade. “É preciso explorar o potencial de lucro da mobilidade”.
O ex-Presidente da Bosch América Latina e atuante no Conselho de Administração do SINDIPEÇAS, Besaliel Botelho, apresentou a palestra “Indústria Automobilística Mundial e Brasileira – Situação e Cenários” com importantes reflexões sobre a indústria de mobilidade no mundo atual, os principais impactos da transformação da mobilidade, as tendências tecnológicas e as oportunidades que o Brasil tem quando se fala em mobilidade. “Somos o primeiro no mundo em descarbonização, somos protagonistas na redução de CO2, temos a maior energia renovável do planeta e podemos optar por várias rotas tecnológicas e sem grandes investimentos”.
Besaliel afirmou que o Brasil tem a oportunidade de fazer uma transição inteligente para a mobilidade sustentável, mantendo 80% dos motores a combustão, enquanto investe em eletrificação e aprende com tecnologias como o hidrogênio.
Ricardo Rocha, Head da Plataforma Seller da Magalu, em sua palestra “Transformação Digital nas Concessionárias. Oportunidades do Uso da Gestão de Dados e da Inteligência Artificial”, afirmou que existe potencial nas Concessionárias, mas que é preciso estar aberto ao novo e às novas tecnologias, citando que se a Magazine Luiza não tivesse há 22 anos começado as iniciativas nos canais digitais, seria 25% do tamanho que ela é hoje e não teria alcançado a expressão de mercado. “A loja física exerce um papel de protagonista na experiência do cliente, mas não é a mesma de 60 anos, evoluiu e agora, também, está entregando a experiência de venda de um canal digital, isso é ser multicanal”, destacou.
O especialista deixou uma reflexão ao final da sua apresentação: “você pode decidir não caminhar para o novo e o seu negócio continuar crescendo, mas certamente não irá explorar o potencial e as oportunidades que existem ao digitalizar os negócios”.
Viviane Martins, CEO do Grupo Falconi, empresa de consultoria que foi pioneira na introdução de técnicas de gestão no Brasil conduziu a palestra “Desafios e Oportunidades dos Líderes e Gestores Modernos” e fez uma importante explanação sobre metas nas empresas. Falou sobre o quanto elas são importantes para que as estratégias saiam do papel. “As empresas precisam de direção e as metas traduzem a direção e o ritmo esperado para executá-las”, esclareceu. Lembrou que uma boa meta significa engajar as pessoas para que elas se sintam motivadas. “É preciso que essas metas sejam exequíveis, caso contrário, não haverá engajamento dos colaboradores”.
Viviane acrescentou a importância em estabelecer as regras da meta. “É preciso balizá-las, ou seja, criar as regras, para que se estabeleça os valores das empresas, que quando praticados se tornam comportamentos e ao longo do tempo constituem na cultura da empresa. E, um dos pilares que apoia essa cultura é a governança que levará à perenização dos negócios”, concluiu.
A edição 2023 do Congresso FENABRAVE foi finalizada com o painel “Concessionárias Lucrativas. Oportunidades com Veículos Usados”, quanto também foi apresentado o Guia de Veículos Usados. Participaram do painel os Vice-Presidentes da FENABRAVE, Marcelo Nogueira, Coordenador da Comissão de Veículos Usados da FENABRAVE e Marcelo Cyrino; o consultor Thomaz Nitzsche, da Nitzsche Consultoria, e o curador temático do evento, Antonio Maciel Neto, também fundador da Academia CEO. “É um mercado ainda mal explorado. Mundialmente, o Brasil está na terceira posição, atrás da China e EUA. Em 2005, eram 8,6 milhões de veículos usados no Brasil, em 2022 mais de 13,8 milhões, num crescimento de 66,3%”, citou o Vice-Presidente da FENABRAVE, Marcelo Nogueira, pontuando que as razões para isso foram os problemas de fornecimento da indústria automotiva durante a pandemia, o aumento no preço dos veículos 0km, redução na produção de carros compactos de menor valor e a inflação mundial.
O Guia foi baseado nas melhores práticas dos Concessionários que atuam com destaque neste mercado. “Como resultado temos um rico material que traz as melhores práticas. Nosso objetivo é melhorar o processo de venda, compra e gestão, visando beneficiar a experiência dos clientes e ampliar os índices de satisfação e resultados dos clientes e Concessionários”, finalizou Nogueira.