FIQUE POR DENTRO
Aproveite ainda mais a sua estadia em São Paulo com algumas dicas culturais e gastronômicas
Entre os dias 20 e 21 de novembro será realizada a Convenção ABRAJEEP 2023, em São Paulo, no sofisticado Palácio Tangará, na região do Panamby. Trazemos nessa edição da ABRAJEEP Press algumas sugestões para aproveitar melhor a cidade mais cosmopolita do Brasil.
CENÁRIO MUSICAL NO PERÍODO
17/11 – Paralamas do Sucesso e Ira
Vibra São Paulo – Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida.
Ingressos disponíveis pelo site uhuu.com ou na bilheteria do local.
17/11 a 27/11 – Ópera
Carmen de Bizet
Teatro Bradesco – R. Palestra Itália, 500 – 3° Piso – Perdizes.
Ingressos disponíveis pelo site uhuu.com, na bilheteria do local ou na bilheteria do Teatro Opus Frei Caneca, 7º Piso do Shopping Frei Caneca.
18/11 – Diana Krall
Tokio Marine Hall – R. Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo.
Ingressos disponíveis pelos sites tokiomarinehall.com.br e eventim.com.br
25/11 – Caetano Veloso
Espaço Unimed – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda.
Ingressos disponíveis no site ticket360.com.br ou na bilheteria do local.
Matilda – O Musical
De 18 de outubro a 23 de dezembro de 2023, no Teatro Claro, o espetáculo é inspirado no romance do escritor britânico Roald Dahl e ganhou versão para os palcos da Broadway, em Nova York, e West End, em Londres, e para o cinema.
Teatro Claro – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo
Ingressos em: uhuu.com.
O Rei Leão – O Musical
O Rei está de volta! O maior fenômeno da Broadway de todos os tempos teve sua reestreia dia 20 de julho no palco do Teatro Renault em celebração aos 25 anos de sucesso e vai até 26 de novembro.
Teatro Renault – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – República, São Paulo reileaoomusical.com.br
EXPOSIÇÕES
35ª Bienal de São Paulo
De 6 de setembro a 10 de dezembro de 2023
Com 121 participantes, a 35ª Bienal de São Paulo apresenta mais de mil obras de arte de diferentes linguagens, espalhadas pelo Pavilhão da Bienal.Sexta e domingo, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 21h.
Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Parque do Ibirapuera – Portão 3 – Av. Pedro Alvares Cabral, s/n. Entrada gratuita.
Essa Nossa Canção
A exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, Essa Nossa Canção, convida o visitante a mergulhar no elo profundo entre a língua e a canção brasileira.
Da bossa nova ao sertanejo, do rock ao samba, do funk ao axé, do chorinho ao forró, um mapa afetivo musical e identitário é apresentado nos cinco ambientes montados especialmente para a mostra, no primeiro andar do Museu.
Essa Nossa Canção fica em cartaz até março de 2024. O Museu da Língua Portuguesa funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. Aos sábados, a entrada é gratuita. A venda de ingressos é feita na bilheteria física ou pela internet: museudalinguaportuguesa.org.br
CENÁRIO GASTRONÔMICO
Les Deux Magots
Um dos cafés mais famosos e tradicionais de Paris ganhou uma versão brasileira, recém- inaugurado, no Jardim Paulista.
Datando de 1885, o Les Deux Magots (do francês “As duas estatuetas chinesas”, que ficam no salão principal do café), no bairro de Saint-Germain-des-Prés, era o endereço preferido de poetas, como Stéphane Mallarmé, Jean-Nicolas Arthur Rimbaud, Paul Marie Verlaine, além do escritor Ernest Hemingway, do pintor Pablo Picasso e dos existencialistas Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.
O café ficou muito conhecido a partir de 1933, com a criação do “Prix des Deux Magots”, um prêmio literário, ideia de Martine, bibliotecário da Escola de Belas-Artes.
Rua Colômbia, 84, Jardim Paulista
Evvai
Comandado pelo chef Luiz Filipe Souza, ostenta uma estrela Michelin e foi eleito o 67º melhor do mundo pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants. No Jardim Paulistano, na capital paulista, o endereço serve apenas um menu degustação. Com treze etapas, a sequência é renovada de três a quatro vezes ao ano e pode ser ajustada para veganos ou vegetarianos.
Rua Joaquim Antunes, 108, Pinheiros, São Paulo
Osso
A filial paulistana da churrascaria mais famosa do Peru, comandada pelo chef e açougueiro Renzo Garibaldi, um especialista em cortes dry aged, abriu as portas neste ano. Concorrido desde a abertura, o novo Osso deve sua fama a cortes maturados a seco por no mínimo trinta dias.
Rua Bandeira Paulista, 520, Itaim Bibi, São Paulo
Aizomê
Telma Shiraishi é uma das maiores autoridades da culinária japonesa no Brasil , sendo a embaixadora desse tipo de gastronomia pelo governo do Japão. Com duas unidades, uma delas na Japan House paulistana, o restaurante virou uma referência e fora dos padrões oferece também um ótimo menu vegetariano.
Tangará Jean-Georges
Fica no luxuoso Palácio Tangará – considerado o primeiro hotel seis estrelas do país – o espaço do renomado chef francês Jean-Georges Vongerichten.
Sob o comando de Filipe Rizzato, o restaurante alia as técnicas francesas com inspiração nos sabores exóticos e aromáticos do Oriente.
Rua Deputado Laércio Corte, 1501, Panamby, São Paulo
Bistrot du Quartier
O Le Quartier, complexo gastronômico do chef Claude Troisgros, onde funcionam o Chez Claude e o Bar du Quartier, ganhou um novo restaurante, o o Bistrot do Quartier. A ambientação charmosa, com sofás de veludo, espelhos e iluminação baixa, é um dos trunfos da casa, que tem menu focado em clássicos franceses. São elaborados com supervisão de Fabio Guimarães Amadei.
Rua Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim Bib
Buchette Del Vino
Na Itália, durante a Idade Média, com a peste bubônica, os donos de grandes vinícolas passaram a vender seus vinhos através de buracos na parede, onde as pessoas podiam se servir de taças sem precisar ter contato com ninguém. Em 2020, durante o lockdown causado pelo Covid-19, a prática foi retomada no país.
Três anos depois, a tendência que se espalhou pela Itália chega ao Brasil, pelas mãos do arquiteto Murilo Grilo. Trata-se do Buchette Del Vino, projeto que abriu as portas em agosto numa casa tombada, no Bexiga.
O lugar oferece os serviços de vinho na janela sempre às sextas e aos sábados, das 16h às 20h. Não é preciso fazer nenhuma reserva, apenas chegar, tocar a campainha e realizar o pedido.
Mediante reservas antecipadas pelo Airbnb pode-se visitar o espaço.
Café com Arquitetura no Bixiga | Buchette Del Vino
Rua Dr. Nestor Esteves Natividade, Bixiga