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Com a chancela da ESPM, escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia, a ABRAJEEP por meio da sua plataforma de EaD, ABRAJEEP.Edu, promoveu o primeiro curso aos seus Associados.
2023 foi um ano de intensas reuniões entre ABRAJEEP, ESPM e a coordenadora do curso pela ESPM, Sandra Turchi, que também é sócia-diretora da Digitalents, para apresentar e entender a demandas da Rede Jeep e Ram, selecionar o tema, os conteúdos que seriam abordados e formatar o programa. “No universo digital tudo está em constante mudança e os ciclos estão mais rápidos e curtos, por isso, se manter atualizado é um desafio e o programa Marketing Digital veio suprir essa necessidade. A jornada do cliente está cada vez mais digital e entender o funcionamento das ferramentas e como se comporta esse consumidor são pontos essenciais, evitando as perdas na captação e gestão de leads”, relata Sandra.
O curso trouxe o que há de mais relevante sobre o assunto, proporcionando aos participantes atualização acerca do tema com conteúdo teórico e prático de forma dinâmica, equilibrando conceitos, exercícios e interação. Para que todos os alunos partissem do mesmo nível de conhecimento foram levados para as aulas tanto aspectos introdutórios quanto assuntos mais aprofundados. Da evolução da web e seus efeitos nos negócios ao comportamento do novo consumidor, passando pelo SEO/SEM, pelas mídias sociais, gestão de anúncios, planejamento, performance, a LGPD e o seu impacto no mundo digital, entre outros, além de situações e exemplos do mercado automotivo, conduzidos por professores especializados e com propriedade para administrar os temas.
Com expectativa inicial de 30 alunos, a turma teve mais de 40 participantes, demonstrando o interesse da Rede Jeep e Ram em participar de programas que visam a atualização profissional.
O Diretor-Executivo da ABRAJEEP, Philip Derderian, destaca que com o advento da internet e das redes sociais, os números neste universo se tornaram gigantescos. De acordo com a fonte DataReportal, só em 2022, em termos mundiais, mais de 12 trilhões de horas foram gastas online no uso das redes sociais e 77% da população brasileira acessa a rede, o que torna a digitalização do marketing incontestável e vital. “Por conta disso, as tecnologias empregadas para suprir esta demanda, os processos necessários para adequar as empresas a estas novas tecnologias e a capacitação das pessoas para lidarem com todas estas mudanças, elevando as possibilidades de aumento de audiência, sendo mais eficientes com menor custo, é uma questão de sobrevivência e fundamental para projeção das empresas no mercado”, avalia Philip. Todo este novo conhecimento adquirido e que se renova diariamente, precisa ser atualizado. “Por essa razão, a ABRAJEEP entende que este é um processo contínuo e precisa ser mantido junto à sua Rede de Concessionários. Mediante este cenário buscamos uma parceria com conhecimento consagrado e reconhecimento internacional como a ESPM para realizar o primeiro curso dentro da ABRAJEEP.Edu e, assim, continuaremos. Como já dizia Albert Einstein: ‘uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’ ”, destaca Philip.
TREINAMENTO APROVADO
O CCO – Chief Customer Officer – Marketing e Comercial da Concessionária Pinauto, de Goiás, Edmo Edmundo Pinheiro Neto, diz que assim que soube que a ABRAJEEP promoveria um curso em conjunto com a ESPM se interessou em participar. “Me chamou muito a atenção ter um curso conduzido pela ESPM, instituição referência em Marketing e por ser uma iniciativa da nossa Associação, ou seja, um programa com viés no nosso mercado. Eu que sempre participo de cursos deste tipo encontrei a oportunidade perfeita para me atualizar e aprofundar no tema”.
O fato de ter sido online e começar às 19h, segundo Edmo, foi perfeito para que se organizasse após o expediente e sem perder tempo com deslocamento. “A troca de ideias e experiências com os mais de 40 alunos foi muito interessante. Além disso, os professores eram diferenciados e traziam bons e novos ensinamentos. Tudo o que ouvi e aprendi no curso repassei para as minhas equipes de Marketing e Comercial. Aproveito para parabenizar a iniciativa da ABRAJEEP e espero que tenham mais cursos, inclusive para que os colaboradores da minha Concessionária possam participar”.
A Gerente Digital da Concessionária Saga Jeep, de Brasília, Geysa Swamine Barbosa da Silva, avalia o curso de Marketing Digital extremamente bem elaborado e atualizado com uma ótima didática, gerando muitos insights para o dia a dia. “Foi uma oportunidade oferecida pela empresa em que trabalho e que ‘abracei’ pelo fato de o tema condizer bastante com a área em que atuo. Não existe mais uma passagem espontânea de clientes na loja, e sim uma jornada que é iniciada no digital. Então, todos os dias precisamos nos reinventar para que consigamos atingir nosso público de forma efetiva”.
O Grupo Saga criou a Gerência Digital para a companhia a fim de acompanhar na ponta os resultados digitais da empresa. Com isso, a participação digital nas vendas totais da companhia cresceu exponencialmente no último ano. “No curso aprendi a direcionar melhor as nossas agências digitais em relação às estratégias e acompanhamento, assim como, adicionar outras possibilidades no ambiente digital com foco em abranger melhor o nosso público-alvo. Estou muito satisfeita e tenho certeza de que o curso contribuirá para que possamos gerar resultados ainda melhores”.
Elisa Soldateli Toniolo, Gerente de Marketing do Grupo DVA, de Santa Catarina, diz que o convite para participar deste curso partiu da Diretoria do Grupo com o propósito de aperfeiçoar os seus conhecimentos em relação ao tema, já que tem prática na área de Marketing Digital, utilizado no dia a dia das Concessionárias. “Participar destes cursos é importante para o aperfeiçoamento e a melhora na capacitação técnica. Como gestora da área, ajuda a ter uma visão diferenciada para cobrar a equipe e obter os melhores resultados. Especialmente o curso de Marketing Digital da ESPM foi muito bom! O conteúdo conciso, os professores com boas didáticas e com conhecimento prático de mercado. Quando trago para o meu dia a dia consigo ver a aplicabilidade do que foi apresentado em aula”, destaca Elisa, reforçando que pôde fazer ajustes finos e melhorar a performance dos resultados digitais.
Por falar em aulas, Elisa disse que pelo fato de serem gravadas isso ajudará futuramente. “Em breve irei colocar em prática uma situação que foi ensinada referente a SEO, que não fazíamos no Grupo e, para isso, irei recorrer novamente a aula que está gravada”.
A Gerente de Marketing do Grupo DVA parabeniza a iniciativa da ABRAJEEP e torce para que tenham outros cursos, inclusive um módulo avançado. “O mundo digital é dinâmico, seria interessante se pudéssemos ter uma vez por ano um curso de reciclagem para tratar os temas. Além disso, a troca de experiência entre os alunos, os cases e as informações compartilhadas foram pontos altos deste curso”.
Indo ao encontro do que expressaram os alunos, devido a relevância do tema, está sendo estudado, juntamente com a ABRAJEEP, a abertura em 2024 de mais uma turma para o curso de Marketing Digital e de uma outra, de nível avançado sobre o mesmo tema. “Hoje em dia, é imprescindível manter as equipes de Marketing e Atendimento ao Cliente atualizadas e estes programas têm essa finalidade, além de oferecermos um conteúdo assertivo e totalmente customizado, mediante as necessidades e demandas específicas do setor”, afirma Sandra.