FIQUE POR DENTRO
No dia 17 de outubro, a Diretoria da ABRAJEEP e integrantes da Comissão de Pós-Vendas foram até Betim (MG), onde está instalado o armazém da MOPAR, considerado o maior da América Latina, para uma visita guiada. Na ocasião, Paulo Solti, Vice-Presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul; Mariana Schifani, Head de Supply Chain da Stellantis para América do Sul e a equipe compartilharam as boas práticas, os mais recentes investimentos e os indicadores do armazém, que trabalha com as marcas Fiat, Jeep, Ram e Chrysler, atendendo a 734 Dealers de 16 países (da América Latina, América do Norte, Europa e África do Sul), além do Brasil, movimentando mensalmente algo em torno de 2 milhões de peças, sendo que 80% delas são produzidas nacionalmente e boa parte em Minas Gerais, agilizando a chegada das peças no armazém. “Nos últimos meses temos trabalhado em grandes ações que estão proporcionando melhorias nos indicadores, com recordes de resultados. O propósito é melhorar o lead time, fazendo com que as peças cheguem cada vez mais rápido no Concessionário, o que representa um cliente a menos esperando”, afirmou Solti.
Dentre as principais mudanças realizadas no galpão da MOPAR destacam-se a reconfiguração do layout com importantes modificações, verticalizações e reagrupamentos, visando não só ganhar mais espaço, mas principalmente otimizar tempo e acelerar os processos. “As mudanças nos layouts por meio dos projetos de reengenharia proporcionaram adequações com ganhos em produtividade, redução no percurso de picking e NVAA, melhor posicionamento de peças na “golden zone”, diminuindo o lead time ao longo do processo. Projetos como casage, slotting, redução de picking (anteriormente as peças chegavam a ficar paradas por até 10 dias) e agrupamentos estão se destacando entre tantas ações importantes que foram implantadas”, citou Mariana, acrescentando que também aconteceram importantes investimentos em tecnologia, automação e equipamentos, garantindo rastreabilidade, qualidade e confiabilidade, além de eliminar as operações manuais.
A Head da área de Supply Chain da Stellantis para América do Sul disse ainda que o trabalho de valorização e qualificação das pessoas tem sido relevante para os avanços das operações na MOPAR. “Foram realizadas mais de 12 mil horas de capacitação, promovidas cerca de 250 ações de melhorias no quesito segurança e incluídos novos inspetores de qualidade no processo”, descreveu Mariana.
Solti reforçou que além de priorizarem um atendimento ágil, para que as peças cheguem mais rapidamente ao cliente, há um trabalho consistente de qualidade. “Além da agilidade é preciso que tenhamos qualidade e o nosso time vem trabalhando incansavelmente essa questão”.
O Vice-Presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul também expôs que há um desejo por parte da Montadora em transferir esse conhecimento de gestão de estoque para a Rede. “Em menor escala vocês, na Rede, realizam este trabalho com os seus estoques. Precisamos avaliar qual a melhor maneira de compartilharmos o nosso know-how para que todos possam aprimorar a gestão”.
O Presidente da ABRAJEEP, Eduardo Meneghetti, juntamente com a Diretoria e membros da Associação, agradeceu a iniciativa da MOPAR em abrir as suas portas para apresentar as boas práticas e elogiou o trabalho que vem sendo realizado. “Foi muito válida essa visita e conferir, pessoalmente, todo o esforço e investimento realizado parar melhorar a logística e mitigar os problemas. Todos os envolvidos estão de parabéns!”, declarou Meneghetti.