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O mercado reunido no maior evento de Distribuição Automotiva da América Latina e o segundo maior do mundo
Nos dias 21 e 22 de agosto cerca de 7 mil visitantes estiveram no pavilhão São Paulo Expo para conferir as novidades e tendências apresentadas pelas empresas expositoras do ExpoFenabrave, que reuniu mais de 200 marcas, e acompanhar os conteúdos compartilhados tanto nas superpalestras do Congresso, quanto nas apresentações das Arenas Talks.
Por mais uma edição, a abertura do evento contou com a presença de autoridades políticas, dentre eles, o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o Prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes. Durante a sua fala na cerimônia de abertura, Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, compartilhou as expectativas do setor para o encerramento do ano de 2024. “Devemos terminar este ano com um crescimento de 13% em relação a 2023, considerando todos os segmentos. Embora positivo, um resultado 31% abaixo do melhor volume já registrado (em 2012) para automóveis e comerciais leves. Há um longo caminho de recuperação a ser percorrido”, afirmou Andreta, destacando a importância do setor de Distribuição de Veículos, que movimenta 5,65% do PIB nacional, tem 7.800 Concessionárias presentes em mais de 1.100 municípios brasileiros e gera mais de 315 mil empregos diretos.
O tema descarbonização foi lembrado pelo Presidente da FENABRAVE. “Precisamos de alternativas que visem a redução da idade média da frota circulante em nosso País, hoje com uma média de quase 19 anos, considerando apenas os automóveis. Nosso intuito é retirar de circulação os chamados veículos em fim de linha, promovendo escala por meio do aumento das vendas de veículos novos; estimulando a troca de veículos usados por seminovos, e, consequentemente, reduzir o número de mortes e acidentes, além de acelerar o processo de descarbonização no Brasil.
Em um vídeo gravado, o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do setor para a economia brasileira, citou o MOVER, Programa Nacional de Mobilidade Verde com incentivos financeiros de R$ 19,5 bilhões até 2028 para estimular a descarbonização com a produção de veículos mais sustentáveis e incentivo à pesquisa e a inovação. “Desde o lançamento deste programa, as Montadoras já anunciaram mais de R$ 130 bilhões em investimentos e as vendas de veículos aumentaram em 15% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao ano passado”, citou o Vice-Presidente do Brasil.
Quem também evidenciou a importância do setor automotivo foi o Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, citando os 90 mil empregos gerados e os programas e ações da Prefeitura de São Paulo voltados à mobilidade como o desconto no IPVA para veículos elétricos, o recapeamento na cidade que já soma mais de 4 mil km e a faixa azul – a sinalização de segurança para os motociclistas – que até o fim de 2024 terá 200 km.
Encerrando a cerimônia de abertura, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a pujança e as inovações promovidas pelo mercado automotivo, aproveitou também o momento para declarar o posicionamento do Governo em relação ao segmento. “Temos que ouvir e acolher as sugestões que vêm de quem realmente entende do negócio e neste sentido, a FENABRAVE assumiu com maestria o protagonismo. Tenham certeza de que sempre estaremos prontos para ouvi-los e ajudá-los no que for preciso”, concluiu.
DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ÀS TENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
Para quem não teve acesso ao Congresso não faltou conteúdo, já que na área da ExpoFenabrave aconteceram as Arenas Talks. Foram montadas quatro delas que trouxeram desde análises macroeconômicas até debates sobre Inteligência Artificial nos negócios, em apresentações curtas, de no máximo 30 minutos.
Com seis palestras divididas em dois dias de evento, o Congresso FENABRAVE trouxe para o debate e reflexões temas como: a importância da inteligência artificial no mercado automotivo; o sucesso em diferentes canais de vendas por marcas fortes; tendências da economia; tendências da indústria automobilística e os impactos nas Concessionárias, entre outros assuntos.
“Tendências da Indústria Automobilística: Impactos nas Concessionárias” foram apresentadas por Paulo Cardamone, CEO da Bright Consultoria. O especialista afirmou que para falar sobre o futuro do mercado de veículos é imprescindível considerar três atuais movimentos: o consumidor conectado, as questões regulatórias e a revolução tecnológica. Na ocasião também compartilhou as projeções para as categorias de veículos e comerciais leves daqui três anos (2017): Hatchback deve ficar com 19% do mercado; SUV com 50% e o Sedan manterá os 12%.
Sobre eletrificação, Cardamone foi categórico ao afirmar: “pelas inúmeras alternativas de energia sustentável que o Brasil oferece, o futuro é eclético e não elétrico. Além disso, na nossa visão, o hidrogênio é uma grande solução para o Brasil e para ao mundo.” A presença das marcas chinesas no Brasil foi citada e a projeção é que em 2027 elas cheguem a 11% de participação no mercado, concentrando nos veículos premium, elétricos, híbridos e plug-in.
“Marcas fortes e Sucesso em Diferentes Canais de Vendas” foi o tema conduzido pelo CEO da BRF,
Miguel Gularte, que traçou um paralelo entre os universos do ramo alimentício e automotivo e durante a sua apresentação fez importantes comparativos e correlações. “Assim como nós na BRF, vocês Dealers com lojas espalhadas por todo o Brasil têm desafios significativos. Como atender a expectativas e desejos tão singulares? Só existe um caminho: conhecer o consumidor e para isso é preciso perguntar, pesquisar e entender o desejo dele. A informação é o instrumento perfeito para sermos eficientes na concretização das vendas e crescer no mercado”, argumentou.
O executivo afirmou ainda que para uma jornada eficiente dos negócios é fundamental considerar seis pontos. O primeiro deles é conhecer o negócio; depois é definir o benckmark/referência e qual o nível de melhoria desejado; o terceiro ponto é estabelecer o desafio; já o quarto é desenvolver o plano de ação; o penúltimo aspecto é mobilizar as pessoas por meio dos incentivos corretos e o sexto é acompanhar os resultados. E finalizou a sua participação dizendo: “Negócio que não cresce, morre!”
A Inteligência Artificial foi mais uma vez tema no Congresso. Desta vez, o Diretor em Inovação e Tecnologias Emergentes na Microsoft, Waldemir Cambiucci, falou sobre “Novas Tecnologias: Inteligência Artificial – Oportunidades de Negócios para o Mercado da Distribuição de Veículos”. O especialista iniciou a sua apresentação relembrando que em fevereiro deste ano, o NADA SHOW apresentou como a Inteligência Artificial (IA) impacta em todas as áreas, depois discorreu sobre conceitos, fundamentos e aplicações da Inteligência Artificial e por onde começar, apresentando as direções e as boas práticas para uma adequada utilização da ferramenta.
Waldemir citou algumas contribuições para os negócios dos Dealers ao utilizar a IA: personalizar a experiência do cliente, criando ações personalizadas; desenvolver modelos preditivos para otimizar a gestão de frotas; em treinamento e capacitação de colaboradores criar plataformas que possibilitem simulações interativas e personalizadas para capacitar funcionários em novos sistemas e tecnologias; melhorias na experiência em serviços de Pós-Vendas como agendamento de manutenção e suporte técnico personalizado, entre outras ações. O executivo finalizou a sua apresentação fazendo um alerta sobre a importância de utilizar a IA de maneira segura e responsável.