EM DESTAQUE
O ano de 2023 será muito importante para a Ram com o primeiro modelo de picape da marca produzido nacionalmente, na fábrica de Goiana, em Pernambuco. Uma trajetória muito similar como da Jeep, que há oito anos iniciou a produção do SUV Renegade, nesta mesma unidade pernambucana.
De acordo com João Paulo Toscano Filho, Diretor de Desenvolvimento da Rede Stellantis para a América do Sul, a expansão da Rede de Concessionárias é um fator preponderante para suportar esta ação. “Até 2021, o crescimento foi baseado no aumento do volume de modelos e versões importados. Mas, quando tivemos o sinal verde da produção local do novo modelo, aí sim passamos a dedicar o nosso foco para este novo e desafiante cenário. De acordo com os volumes e premissas da área do Brand Ram, iniciamos várias frentes de estudo, sendo as mais importantes o novo padrão arquitetônico, identidade visual da Concessionária, a experiência do consumidor no ponto de venda e a cobertura da Rede”.
Para 2023, o ano deve finalizar com 95 Concessionárias e estão previstas surpresas para acontecer nos próximos dois anos. O executivo fortalece que o foco do desenvolvimento é estar atento aos volumes vendidos, aos novos lançamentos e trabalhar em conjunto com as áreas do Brand e Comercial, para não ter erro no plano. “A expansão é perseguir a excelência em quantidade de pontos de vendas, arquitetura, conforto, qualidade do serviço, resultado operacional e retorno do investimento”, explicou.
A primeira inauguração com o novo padrão
A Concessionária Marajó, de Londrina (PR), foi a primeira do mundo a ser lançada com o novo conceito. “Para nós foi motivo de orgulho todo o trabalho ter sido reconhecido tanto pelas diretorias mundiais das marcas Ram e Jeep, quanto pelos Concessionários investidores, pelos seus colaboradores e, principalmente, pelos clientes. A receptividade foi enorme pelo projeto ainda na tela do computador e mais ainda após as primeiras inaugurações”, afirmou João Paulo.
Dando continuidade ao novo padrão, novas Concessionárias já estão sendo inauguradas, como em São José dos Campos (SP) e Caruaru (PE), além da atualização nas atuais. A meta é finalizar 2023 com 80% das Concessionárias revitalizadas e 100% em 2024.
Ram House
O projeto Ram House é um dos tantos outros trabalhados dentre as possibilidades levantadas pelo time da Stellantis. João Paulo afirmou: “Foi muito gratificante ter concluído o desafio, que como toda grande ideia, começou pequena e bem diferente do que se concretizou. A marca Ram é inspiradora e nos permite esse desafio. A ideia central era fazer a ligação entre o ambiente originário da marca e o novo. A marca tem sua origem e força nos ambientes rurais, nas fazendas americanas, com os consumidores que guardam e transportam muitas coisas. Por isso, a associação com os famosos celeiros”.
Outro ponto destacado, foi além da marca conquistar o público que puxa carga, o trailer, que dorme junto com o carro, também agrada o público urbano, que soube tirar proveito de todo o conforto e luxo dos modelos da Ram.
O Diretor de Desenvolvimento acredita que é pura inspiração juntar tudo isso para criar o projeto Ram House. “É um conceito para testar novas experiências, para convidar os clientes em momentos além da jornada de compra, promover eventos, fidelizar e para vender também, por que não? Entendemos que as cidades de Barueri (Grande São Paulo), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC) possuem características que estão muito bem conectadas com a nossa ideia, razão pela qual as escolhemos para receber o projeto”, afirma João Paulo.
Além da chegada do Ram House nas três cidades mencionadas, por ora não há previsão de outras regiões receberem o projeto. Mas, de acordo com o Diretor de Desenvolvimento, há sempre chances para novas possibilidades quando se tem boas propostas.