A Stellantis N.V. (NYSE/MTA/Euronext Paris: STLA) apresentou no dia 8 de julho de 2021 uma estratégia de eletrificação completa que oferece veículos empolgantes e líderes da classe para as marcas icônicas da Empresa, enquanto aproveita experiência interna, parceiras e joint ventures para fornecer tecnologia avançada a preços acessíveis. Esta estratégia permitirá que a Empresa busque uma margem de receita operacional ajustada de dois dígitos a médio prazo.
“O cliente está sempre no coração da Stellantis, e nosso compromisso com estes €30 bilhões, além do plano de investimento, é oferecer veículos icônicos que têm desempenho, capacidade, estilo, conforto e autonomia elétrica que se encaixam perfeitamente em seu cotidiano”, disse Carlos Tavares, Chief Executive Officer (CEO) de Stellantis. “A estratégia que traçamos hoje concentra-se na quantidade certa de investimento na tecnologia certa para alcançar o mercado no momento certo, garantindo que a Stellantis potencialize a liberdade de movimento da forma mais eficiente, econômica e sustentável”.
Desempenho financeiro
A Stellantis planeja alcançar maior rentabilidade nos próximos anos. Isso será apoiado pela execução das oportunidades de sinergia decorrentes da formação da Stellantis, com uma previsão de sinergia de caixa anual de mais de €5 bilhões a valores constantes, o plano de redução de custo da bateria, a otimização contínua dos custos de produção e distribuição e a realização de novos fluxos de receita, em particular de serviços conectados e futuros modelos de negócios de software.
Como resultado, a Stellantis visa obter margens de receita operacional ajustada de dois dígitos sustentáveis a médio prazo (aproximadamente em 2026), tornando a Empresa uma referência na rentabilidade na disposição de mobilidade eletrificada para clientes em uma base global.
A Stellantis pretende se tornar líder do mercado em veículos de baixa emissão (LEV). Até 2030, o mix de LEV da Stellantis para veículos de passageiros na Europa deve crescer de forma constante para mais de 70% – 10 pontos porcentuais à frente das previsões atuais do setor para o mercado geral. Nos EUA, o mix de LEV da Stellantis para veículos de passageiro e comerciais leves deve ser maior que 40% até 2030.
O plano de eletrificação da Stellantis abrange toda a cadeia de valor. A estratégia de suprimento de baterias de EV da Empresa é garantir mais de 130 gigawatt/hora (GW/h) de capacidade até 2025 e mais de 260 GW/h até 2030. As necessidades de componentes e bateria do EV serão atendidas por um total de cinco “fábricas gigantes” na Europa e América do Norte, completadas com contratos de suprimento adicionais e parcerias para dar apoio à demanda total.
Focado no cliente
A acessibilidade é uma prioridade na Stellantis, pois a Empresa tem como meta que o custo total de propriedade de EVs seja equivalente ao de veículos com motor de combustão interno até 2026.
A eletrificação não é um plano único na Stellantis. Cada uma das 14 marcas icônicas da Empresa está comprometida em oferecer as melhores soluções totalmente eletrificadas do setor, e fazer isso de forma a aprimorar o DNA de cada marca, entre elas a Jeep® com “Zero Emission Freedom” e a Ram com “Built to Serve a Sustainable Planet”.
A Stellantis oferecerá um conjunto completo de soluções para clientes privados, comerciais e de frota, que ajudará a simplificar a jornada de propriedade. Os esforços incluem ofertas de carregamento cotidiano inteligentes usando fontes de energia verde, aproveitando parcerias existentes para expandir opções de carregamento e acelerando o uso inteligente da rede.
A Stellantis atualmente tem ou está concluindo várias joint ventures de tecnologia chave, variando de trens de força elétricos e operações de transmissão elétrica para a química da célula da bateria, cockpit digital e de produção, além de serviços conectados personalizados. Essas parcerias fornecem para a Stellantis a oportunidade de aproveitar não apenas as competências internas, mas também a experiência de parceiros para levar a nova tecnologia e as soluções para o mercado mais rapidamente, enquanto otimiza a alocação de capital para aprimorar ainda mais a competitividade da Stellantis no mercado.
Para saber mais sobre o Stellantis EV Day 2021, consulte a seção Investidores do site corporativo em www.stellantis.com.