Referência quando o assunto é SUVs, a Jeep agora pretende transformar o mercado brasileiro novamente. Desta vez, com o Jeep Commander, fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), que promete trazer um novo patamar premium para a marca no país e deixar a gama da Jeep ainda mais completa. Projetado para proporcionar o máximo de conforto, o modelo é o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil, mas trará conceito global e será exportado para outros países latino-americanos.
O Commander chega em duas versões completas (Limited e Overland), com motores turbo flex, tração 4×2 e turbo diesel com tração 4×4. O porta-malas chega a 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, o sistema de som Harman Kardon tem nove alto-falantes e 450 Watts de potência e traz pela primeira vez Alexa in Vehicle na plataforma Adventure Intelligence de serviços conectados e Off-Road Pages. A função Alexa in vehicle leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Basta estar conectado e sincronizado com sua conta e é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro. Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo. Por exemplo, é possível pedir ao Commander para abrir o portão da garagem.
“O Commander nasce da percepção da necessidade de oferecer um novo modelo para um cliente que quer continuar crescendo na escolha de seu carro, seguindo na Jeep. Ele começa com o Renegade, se desenvolve passando pelo Compass e agora sobe mais um degrau, chegando ao Commander, então nossa família ficou mais completa. Ele vai ditar uma nova fase da Jeep no Brasil”, afirma Alexandre Aquino, Diretor do Brand Jeep para a América Latina.
Em relação ao design, o Jeep Commander apresenta equilíbrio das linhas, traz as tradicionais sete fendas que, com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única. Além disso, o DNA Jeep pode ser observado em todos os detalhes, como nos arcos de roda trapezoidais, ângulos de rampa e altura de solo que caracterizam o family feeling lateral. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica, as lanternas têm acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. Os faróis de neblina e DRL também são em LED.
O interior foi projetado para entregar um refinamento de alto nível. Os bancos, feitos em couro com detalhes em suede, apresentam requinte visual e a mistura de materiais também traz uma sensação de maciez e conforto. Os assentos possuem costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) no banco e no apoio de braço, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941). Na Overland, o nome da versão é que vem gravado nos bancos.
Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon), além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash Gold, um tom dourado sutil. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
Espaço é algo que não falta no Commander. São três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados, o maior volume com sete ocupantes no segmento. A segunda e terceira fileiras de assentos são reclináveis, garantindo uma posição mais confortável personalizada entre cada ocupante. Para completar tem ótima acessibilidade a todo esse espaço, com ângulo de abertura de portas de 80°, o melhor entre seus concorrentes.
O Jeep Commander se destaca por trazer muita tecnologia de ponta. Vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Conta também com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia). No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.
Traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.
Segurança é um dos principais atributos do Jeep Commander, que oferece sete airbags de série em todas as versões: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista.
O modelo traz novas suspensões dianteira e traseira com geometria e calibração adaptadas para as dimensões e o peso do modelo. Foram desenvolvidas para entregar o melhor desempenho, dirigibilidade e conforto em todas as condições.
Outro diferencial do Jeep Commander é em relação ao seu comportamento de NVH (Ruído, Vibração e Aspereza), com o melhor índice de articulação e conforto entre os concorrentes. O modelo foi desenvolvido para entregar um baixo nível de ruído nas mais diversas condições, seja no tráfego urbano ou rodovias, no asfalto liso ou em pisos irregulares e estradas de terra.
O Jeep Commander também oferece como opção o motor turbo Diesel TD380, de quatro cilindros, que recebeu um mapa de calibração específico, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina e teve a curva de pedal aprimorada, permitindo um aumento de torque de 350 Nm para 380 Nm. Com 2.0 litros e quatro cilindros, o propulsor possui 170 cv de potência.
O Commander não tem opcionais, mas oferece uma linha de acessórios Mopar que estarão disponíveis para personalização do novo SUV diretamente na Rede de Concessionárias Jeep. O cliente pode encontrar acessórios para o interior, exterior e transporte de cargas. São 18 itens disponíveis, como assento para pets, porta-óculos, bagageiro de teto para prancha de surfe e malas, entre outros.
Com garantia de três anos, o Commander tem revisões a cada 12 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo flex 4×2 e 20 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo Diesel 4×4.
Os clientes do Jeep Commander terão à disposição um concierge, dedicado para ajudá-los no que for preciso na central de atendimento. Além disso, nas concessionárias terá um “Especialista Commander”, que cuidará do relacionamento com esse consumidor. Também será disponibilizado um test-drive remoto, em que será possível o agendamento da entrega em um local personalizado.
Vale dizer ainda que o Commander em breve fará parte do portfólio de veículos da Flua!, empresa de mobilidade da Stellantis, voltada para assinatura de carros zero-quilômetro das marcas Fiat e da Jeep. No total, são mais de 50 concessionárias Jeep com atendimento presencial de Flua!.
Confira os valores de cada versão do novo Jeep Commander:
Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990
Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990
Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 259.990
Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 279.990