ENTREVISTA
Eduardo Meneghetti avalia os avanços e planeja os próximos passos para o biênio 2025-2026
“Iniciamos o ano com força total, alcançando o maior market share da Jeep nos últimos 18 meses”
Eduardo Meneghetti, Presidente da ABRAJEEP.
No início de seu segundo mandato como Presidente da ABRAJEEP para o biênio 2025-2026, Eduardo Meneghetti faz um balanço de sua trajetória nos últimos dois anos e compartilha suas perspectivas para o futuro.
ABRAJEEP Press – Como foram esses dois últimos anos à frente da Associação?
Eduardo Meneghetti – Foram anos de muitos desafios e aprendizados. Com a marca Ram, crescemos de 5 mil para 30 mil unidades, impulsionados pelo lançamento da Rampage e pela força dos modelos importados.
Na Jeep, tivemos a oportunidade de contribuir para a reconstrução desta marca icônica, e os resultados foram extraordinários. Conseguimos segurar a tendência de queda e, hoje, só não vendemos mais, por conta da limitação da capacidade produtiva da fábrica, que opera em três turnos.
A participação ativa da Associação_ por meio da Diretoria, das Comissões de Vendas e Pós-Vendas, dos grupos de trabalho e do Conselho_ fez toda a diferença.
Ao analisarmos o fechamento de 2024 em comparação a 2023, registramos um aumento de 45% no ROS, retomando os resultados que nossa Rede merece!
ABRAJEEP Press – Qual é a sua percepção em relação a trajetória da Associação?
Eduardo Meneghetti – Contribuímos com a Stellantis para que nos tornássemos o segundo maior mercado da Jeep no mundo e o terceiro da Ram. Neste ano, sem sombra de dúvidas, vamos ultrapassar o México.
Nossa Associação nasceu como ABRADIC, em uma época em que a Rede CJDR vendia apenas veículos importados. Este ano, celebramos uma década desde o início da produção do Renegade na fábrica em Goiana, Pernambuco.
Há alguns anos, adotamos o nome ABRAJEEP e temos construído um legado importante na consolidação de nossas marcas, em parceria com nossos parceiros e com a melhor Rede Jeep e Ram do mundo!
A Associação sempre teve uma atuação ativa, impulsionando iniciativas que fortalecem nosso setor e ampliam nossas conquistas.
ABRAJEEP Press – Quais as conquistas obtidas junto à Jeep e à Ram neste último biênio?
Eduardo Meneghetti – Sem dúvida, o maior desafio foi a normalização do estoque da Rede. Passamos por um período em que o estoque estava excessivamente alto, com um giro muito baixo e um mix de produtos desalinhado com a demanda do mercado.
Graças a um intenso trabalho em conjunto com a Stellantis, conseguimos reverter essa situação, e hoje operamos dentro da normalidade do setor.
No Pós-Vendas, a principal questão foi a qualidade dos produtos. Através de conversas diretas com Emanuele Cappellano, COO da Stellantis na América do Sul, e sua equipe, conquistamos avanços significativos nessa área.
ABRAJEEP Press – Como foi retomar a confiança da marca Jeep no mercado brasileiro?
Eduardo Meneghetti – Demos um passo muito importante ao ampliar a garantia da Jeep de 3 para 5 anos, demonstrando a confiança que temos em nossos produtos.
Além disso, os clientes que haviam comprado seus veículos até 2 anos antes tiveram suas garantias estendidas automaticamente, algo inédito no mercado.
Para fortalecer a fidelização dos nossos clientes e reforçar o valor da marca, realizamos por vários meses campanhas oferecendo o valor da tabela Fipe na troca de um Jeep por outro, valorizando ao máximo o segundo maior patrimônio do brasileiro.
ABRAJEEP Press – Quais os desafios diante da expansão da eletrificação no mercado brasileiro?
Eduardo Meneghetti – A eletrificação é um caminho sem volta, mas a falta de infraestrutura no Brasil e o alto custo dos veículos ainda são grandes desafios.
Acreditamos que a transição será impulsionada pelos carros híbridos, e esse é o caminho que a Jeep seguirá no curto prazo.
ABRAJEEP Press – Com a reeleição, o que você espera nesses dois anos (25 e 26)? Quais as expectativas?
Eduardo Meneghetti – Primeiramente, gostaria de agradecer, mais uma vez, a confiança da Rede. Sinto-me honrado em poder representá-los!
Acredito que os desafios no campo político serão significativos. Com a taxa Selic no nível atual e o PIB desacelerando, não teremos águas tranquilas pela frente.
Precisamos ser ainda mais agressivos comercialmente, contar com uma boa aprovação de crédito pelo Banco Stellantis e garantir taxas competitivas.
Além disso, 2025 e 2026 serão anos marcados pelo lançamento de novos produtos da Jeep e Ram, além de importantes facelifts nos modelos atuais, tanto em design quanto em motorização. Esses movimentos nos darão um fôlego extra para atravessar esse período desafiador.
ABRAJEEP Press – Que mensagem gostaria de deixar para a Rede?
Eduardo Meneghetti – Iniciamos o ano com força total, alcançando o maior market share da Jeep nos últimos 18 meses. A Rampage segue conquistando seu espaço, e, com a chegada da nova picape, daremos mais um grande salto com a marca Ram.
Tivemos a oportunidade de participar da convenção N.A.D.A., em New Orleans (EUA), onde me reuni com Antonio Filosa, COO das Regiões da América e líder global de Qualidade da Stellantis, e pude reafirmar que o Brasil continua sendo uma prioridade para o Grupo.
Ao retornar ao Brasil, realizamos reuniões estratégicas com Emanuele Cappellano, Herlander Zola e Paulo Solti para alinhar os planos de negócios para 2025. Posso afirmar com confiança que temos uma estratégia sólida e robusta para continuar crescendo em market share, com qualidade e rentabilidade para toda a Rede. O futuro é, certamente, promissor, e estamos preparados para avançar ainda mais!
Desejo a todos ótimos negócios e excelentes vendas. Que Deus continue nos abençoando!