Nos dias 28 e 29 de julho, a Rede de Concessionárias Jeep participou do evento que antecedeu o lançamento do Novo Jeep Gladiator, que inaugura um novo segmento dentro do portfólio da Jeep no Brasil. Durante a ação, os Dealers, além de realizarem o test-drive na picape em pista off-road no Polo Automotivo Stellantis, em Goiana (PE), tiveram a oportunidade de visitar a linha de produção do Renegade, Compass e Commander, os laboratórios e o Programa de Biodiversidade.
No dia 28 de julho, a Rede foi recepcionada com um jantar no restaurante Spettus Steak House, em Recife (PE). Everton Kurdejak, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil, deu as boas-vindas e apresentou a programação do dia seguinte, Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul, adiantou detalhes do Gladiator e Eduardo Meneghetti, Vice-Presidente da ABRAJEEP, finalizou destacando o crescimento do market share da Jeep no segmento SUV e aproveitou para lembrar os Concessionários da inscrição para a Convenção ABRAJEEP, em Las Vegas, no mês de setembro.
Visita à fábrica
No dia seguinte os Concessionários partiram para o Polo Automotivo em Goiana. Já na fábrica, Everton reuniu os Dealers para esclarecer sobre as condições comerciais do Gladiator e sobre as perspectivas de vendas. “Lançaremos o Gladiator no dia 4 de agosto e a expectativa é vender neste ano, algo em torno de 100 a 150 unidades, o que representa um número bastante importante quando usamos como referência o modelo de carro que mais se aproxima, a Wrangler. Com essa projeção, venderíamos em meses, o que comercializamos em um ano de Wrangler. Mas, estamos nos preparando para atender até 300 unidades”, projetou o Executivo.
Alexandre Aquino afirmou que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e trouxe a necessidade do consumo não só pelo luxo, não só pela vontade de ter o bem, mas também pela vontade de se sentir vivo, de sentir novamente o frio na barriga e se aventurar. “O Gladiator vem ao encontro destas demandas e entrega essa emoção. Ele é 100% Jeep, 100% picape e permite chegar aonde o consumidor quiser, levando tudo que precisar”, explicou.
Everton frisou que será usada a fórmula de sucesso dos recentes lançamentos da marca, que é fazer com que o consumidor conheça o lançamento juntamente com a Rede, levando-o para as Concessionárias. “E para esta ação não é qualquer cliente. São 30 por loja e que foram criteriosamente selecionados, com chances reais de negócios que têm o perfil de comprador da picape”.
Dando continuidade à plenária, Rafael Martinez Pires, Especialista de Marketing de Produto da Jeep disse que o Novo Jeep Gladiator chega para ser uma fonte inesgotável de aventuras, sensações inéditas, sem nenhum concorrente direto e salientou: “O Gladiator oferece ainda mais aventura em todos os momentos! Ele permite, por exemplo, subir uma trilha desafiadora, com pedras e outros obstáculos, levando sua bicicleta ou qualquer outro equipamento na caçamba para ter uma experiência completa de diversão”.
A picape Gladiator será comercializada em uma única versão no Brasil, a Rubicon. A picape foi desenvolvida para entregar o máximo de versatilidade para os amantes do segmento sem comprometer a capacidade off-road que é um símbolo da Jeep. “Com ela, vamos oferecer uma opção completamente diferente do que existe no mercado brasileiro, uma picape com tecnologias e soluções inéditas. Dentro do nosso portfólio, o Novo Gladiator é um sinônimo do legado e da iconicidade da marca Jeep, assim como já são o Wrangler e o Renegade”, complementou Aquino.
O Vice-Presidente de Experiência de Cliente e Qualidade de Produto, Geraldo Barra, falou sobre a qualidade do carro, desde a pintura, passando pelo painel de navegação, refrigeração para os celulares, os sinais sonoros, atualização de software de multimídia e todos os detalhes que fazem o carro muito melhor. “Estamos negociando com grandes fornecedores para que nossas operações estejam mais protegidas em relação à falta de componentes”, destacou.
Já Paulo Solti, Vice-Presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América Latina, destacou o fato da Gladiator ser uma picape totalmente customizável. São mais de 70 acessórios by Mopar, tais como, suporte para bike, barras transversais, portas tubulares, estribos off-road e gaveta de caçamba. “Temos uma boa oportunidade de negócios”, alertou Solti.
Complementando o tema Pós-Vendas, Dercyde Gomes, Head Quality e TSO Stellantis, finalizou mostrando a reorganização da área e os planos de ações e suportes para ajudar a Rede.
Laboratórios e linha de produção
No término da plenária, os Concessionários foram divididos em grupos e direcionados às áreas para visitação. Nos laboratórios puderem conhecer detalhes, como por exemplo, a tecnologia e precisão das cores ou controle de qualidade nas montagens. Para conferir a linha de produção, tecnologia, automação e precisão dos robôs, um funcionário levou os visitantes em um carrinho daqueles estilos de golfe e apresentou cada detalhe da produção.
Programa Biodiversidade
O Polo Automotivo Stellantis Goiana (PE) é avaliado globalmente pelo índice Green Factory e apresenta as melhores práticas de gestão ambiental no mundo.
O Programa de Biodiversidade foi lançado simultaneamente ao início da produção local e tem como objetivo resgatar e conservar o bioma nativo da região, a Mata Atlântica. O viveiro de mudas tem a capacidade de produzir cerca de 80 mil mudas por ano.
Os Concessionários visitaram o viveiro e aprenderam que os programas abrangem desde a operação da manufatura até trabalhos socioeducativos realizados junto às comunidades do entorno.
As impressões dos Concessionários
Para encerrar o evento com aventura e uma experiência off-road, os Dealers foram convidados a realizarem o test-drive na picape e conhecer a tecnologia e toda a capacidade do que ela é capaz.
Roberto Figueiredo, do Grupo Via Sul, de Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), após fazer o test-drive, Roberto afirmou que o carro além de toda a capacidade off-road, é bastante confortável para dirigir na cidade. “A capacidade do carro é incrível. No percurso havia pedra, areia, subida, descida,80 cm de água…e foi possível vencer perfeitamente todos os obstáculos e perceber o quanto é confortável para usar no dia a dia”, relatou o Diretor do Grupo Via Sul.
Como Vice-Presidente da ABRAJEEP, Roberto acredita que o Gladiator fortalecerá a imagem da marca Jeep no Brasil porque é uma picape que só a Jeep tem e mais uma vez se diferencia no mercado. “É mais um carro, mais um ícone e mais um produto para a Rede poder vender e rentabilizar o negócio. Esse carro junto com o Wrangler tem esse espírito e, inclusive, ajudará a comercializar todo o line-up”, concluiu.
Cláudio Izidoro Pereira, da Europa Motors, de Campinas (SP) não ia realizar o test-drive, mudou de ideia e experimentou dirigir o Gladiator, tendo uma outra concepção do carro. “É uma picape com uma proposta realmente diferenciada. Minha sugestão é que todos que recebam o cliente na Concessionária incentivem a realizar o test-drive para que confira toda a tecnologia embarcada e os recursos oferecidos”, recomendou.
O Concessionário acredita que o público será segmentado e deve atender o cliente que gosta de off-road, mas também, do agronegócio que precisa de um carro robusto como o Gladiator. Sobre a visita para conhecer a linha de produção da fábrica, Cláudio ficou impressionado com os 700 robôs trabalhando e comentou: “além de ser uma fábrica totalmente robotizada, algo que chamou muita atenção foi a preocupação e o cuidado com o meio ambiente e com os funcionários”.
Izair José Gambatto, da Gambatto Veículos, de Chapecó (SC), se sente orgulhoso da Concessionária ser a primeira revenda Jeep do Brasil e por representar a marca da Stellantis. “Faço questão de ressaltar isso, principalmente, depois que eu vi a fábrica funcionando maravilhosamente bem. Eu saio daqui impressionado”.
Quanto ao Gladiator, o Concessionário afirmou com convicção que a picape veio preencher uma lacuna que não existe no mercado brasileiro e que precisa ser explorada com test-drive. “Vamos trabalhar para o seu sucesso, assim como o Grupo Gambatto se notabilizou pela venda do Wrangler e foi destaque no Brasil. A última remessa que veio para o país, nós vendemos praticamente 20% dos carros em uma cidade pequena como Chapecó. Eu acredito no Gladiator porque é um produto totalmente diferente e inovador”, afirmou.
Adriano Cubas, do Grupo Soma Jeep, de Sorocaba (SP), teve sua expectativa ampliada quando chegou na planta em Goiana e fez o test-drive. “Dirigir o Gladiator foi surpreendente ao ver os ângulos de inclinação e potência, segurança e tecnologia com uma maravilhosa câmera dianteira que ajuda muito, é um carro que entrega uma robustez fora do padrão e com um conforto espetacular”, frisou Cubas.
De acordo com o Concessionário, o Gladiator vai mexer com o público A. São clientes vindo do Compass Trailhawk, Commander e Wrangler. “Os futuros clientes vão se surpreender, ou melhor, eu acho que a palavra é encantamento com o produto. A Jeep foi muito feliz porque conseguiu colocar um carro de luxo dentro de um carro rústico”. Na visita à fábrica, Adriano Cubas fortaleceu: “Eles estão sempre preocupados a entregar para o cliente, o melhor”.
André Pinto, do Grupo PG Prime, de Natal (RN), se impressionou durante a visita à fábrica ao perceber que além da qualidade do trabalho, também existe a preocupação em envolver as cidades próximas, agregando conhecimento, um fator importante como sustentação do negócio. “É uma fábrica que se renova a cada dia e que se preocupa não só com a sua estrutura física, com a produção, tecnologia etc, mas também em relação aos projetos sociais e com o meio ambiente”.
Sobre o lançamento do Gladiator, o Diretor de Operações do Grupo PG Prime exaltou a excelência do produto, agregando valor à marca, trazendo todo o DNA Jeep e reforçando a gama de ofertas. “É mais uma opção que nós conseguimos abranger ao nosso público e isso atrai um novo tipo de cliente para dentro da loja”, concluiu.
Marcony Sobral Mendonça, da Italiana Automóveis, de Recife (PE), acredita que o Gladiator terá uma venda elevada entre fazendeiros que precisam de um carro deste porte nas regiões mais ricas de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco. “Eu me surpreendi ao dirigir o carro, foi algo extraordinário. Para a marca Jeep vai ser muito importante porque valorizará toda a linha, além das pessoas terem um carro com altíssima tecnologia”.
Visitando à fábrica, Marcony ficou impressionado com a alta tecnologia usada e toda a automação aplicada aos processos. “Parece que eu estava no filme “Transformers”. Foi impressionante!”, conclui.