DIRETORIA ABRAJEEP
EDUARDO MENEGHETTI, PRESIDENTE ELEITO DA ABRAJEEP PARA O BIÊNIO 2023-2024
“Estar aqui na Convenção é um momento muito especial em que Rede está junto com a Montadora para avaliar e alinhar o futuro da marca, discutir o nosso dia a dia e tudo isso, em um lugar fantástico como Las Vegas. Com orgulho, reunimos mais de 90% da Rede e temos grandes desafios pela frente, mas não tenho dúvida que juntos continuaremos trilhando esse caminho de sucesso, rentabilidade, volumes e de novos produtos. Agradeço pela confiança e oportunidade de poder estar à frente da Associação no mandato de 2023/2024. A expectativa é grande e vamos juntos fazer a nossa marca crescer mais ainda! Manteremos o bom trabalho que a Associação vem fazendo e daremos continuidade às ações. Como prioridade, além de manter as margens para os nossos negócios, iremos checar os custos, ajudaremos à Rede a melhorar o F&I, o departamento de seminovos e, principalmente, vamos batalhar por novos produtos. Há veículos fantásticos, tanto na linha Jeep quanto na Ram para trazermos para o mercado nacional, além da oportunidade de aumentar nosso throughput, as vendas por ponto”.
ROBERTO FIGUEIREDO, VICE-PRESIDENTE ELEITO DA ABRAJEEP PARA O BIÊNIO 2023-204
“Nós estivemos no Pós-Vendas deste ano, uma agenda muito focada no quesito qualidade. Foram muitos problemas no produto e no suporte à Rede, trabalhamos forte ao longo do primeiro semestre e agora estamos chegando com grandes evoluções. A fábrica, realmente, atentou na qualidade do produto e fez ações drásticas, como parar a produção durante um tempo para resolver o problema dos carros incompletos. Também houve novas mudanças na estrutura de atendimento do Pós-Vendas que irão começar a surtir efeito, além da Rede ter um suporte maior da Stellantis para deixar o cliente cada vez mais satisfeito. E diante disso tudo, mesmo com as dificuldades, a Rede fez um excelente trabalho e conseguiu entregar em todos os trimestres um NPS acima do objetivo. Em 2023, o foco está na melhoria da rentabilidade do negócio, no aumento dos volumes, na manutenção acima da qualidade e do objetivo. Foram muitos investimentos que estão sendo feitos na ampliação da Rede para atender esses novos produtos e, com certeza, no ano que vem será a consolidação e buscaremos o resultado tanto na parte de Vendas quanto Pós-Vendas”.
RIGUEL CHIEPPE, VICE-PRESIDENTE DA ABRAJEEP
“Nós estamos observando um mercado com alta demanda e temos ainda alguns ajustes de supply chain para serem realizados devido à falta de peças, que prejudicou a produção de carros. Mesmo diante deste cenário, às vendas estão crescendo e nos surpreendendo. Vamos ver também o volume de picapes importadas crescer. As expectativas em relação ao primeiro semestre de 2023 são positivas. Trabalhamos com dois segmentos (SUV e picapes) que só tendem a crescer e o desafio será produzir e entregar os carros, estamos confiantes!”
ALESSANDRO MAIA, VICE-PRESIDENTE DA ABRAJEEP
“Nós vamos ter um crescimento da Rede na marca Ram para os próximos anos e que está sendo discutido entre Associação e Montadora com muita responsabilidade e preocupação com o throughput dos Concessionários. Estamos otimistas com os produtos que estão por vir e com o que vimos em Detroit na visita com a Montadora, onde foram apresentadas novidades que serão analisadas e consideradas para ir ao Brasil. A expectativa para o resultado de 2023 é muito boa, temos uma Rede forte, preparada e uma boa e transparente relação com a Montadora. As perspectivas para 2003 são de crescimento da Rede, de volume, do throughput e a expectativa é manter os resultados que vêm contribuindo para os negócios da Rede e Montadora”.
LUIZ TEIXEIRA CARVALHO, VICE-PRESIDENTE DA ABRAJEEP
“A avaliação deste ano é boa, apesar dos problemas decorrentes da falta de componentes, que interferiu na produção, e na relação oferta-demanda, mas a Jeep sempre nos surpreende, os executivos agem rapidamente em busca de soluções. As perspectivas para 2023 ao sair dessa Convenção, muito bem-organizada pela ABRAJEEP é bastante positiva. Todos nós, Rede e Diretoria da ABRAJEEP estamos empolgados com que vimos. Quero também aproveitar e parabenizar os nossos amigos Eduardo Meneghetti e Roberto Figueiredo, que foram eleitos para os dois próximos anos como Presidente e Vice-Presidente da ABRAJEEP, que vocês tenham muito sucesso e contem conosco. Boa sorte!”
SERGIO MAIA, EX-PRESIDENTE DA ABRAJEEP
“Em 2022, todas as marcas têm sofrido bastante com a questão de componentes, mas a Stellantis tem tido uma vantagem competitiva e muito grande em relação aos concorrentes. Em nível de produto, fomos mais favorecidos do que a média do mercado. O sofrimento ultimamente é com relação a qualidade, mas, a direção da marca está extremamente focada nisso e também esse tema é influenciado pela falta de componentes, por isso, agravou um pouco mais a questão da oferta. Acreditamos que esse assunto vem sendo bem endereçado em curto prazo a vamos sair dessa questão. A marca está no momento fantástico, não só no Brasil, mas no mundo. Eu tive a oportunidade nessa viagem aqui aos Estados Unidos de estar em Detroit com a direção da fábrica. Nós entendemos o futuro da marca, o que ela fez, desde a entrada da FCA e agora Stellantis, e o que a Jeep e a Ram evoluíram. O que podemos dizer do futuro das marcas no Brasil, sem nenhuma dúvida, é que serão de muito sucesso”.
LEONEL BORTONCELLO, EX-PRESIDENTE DA ABRAJEEP
“2022 foi desafiador nessa questão de componentes, uma grande imprevisibilidade e a fábrica fazendo um enorme esforço para entregar veículos, neste sentido, a Jeep teve uma situação muito diferenciada em relação ao mercado, sofreu como todas as outras Montadoras, mas, conseguiu ainda atender a Rede em um volume muito bom. Está havendo também uma expansão da Rede Ram com um volume bem maior. Aliás, a Ram triplicou as vendas no País, em 2022 e mantém um grande sucesso nos seus lançamentos. No segundo semestre de 2023 a Ram fará mais um importante lançamento e estamos trabalhando com essa expectativa. A linha Jeep também está com lançamento da Grand Cherokee, possivelmente no início do ano que vem, e a própria linha se mantém bastante atualizada em relação as necessidades dos mercados de SUV’s”.
DEALERS
LEO DE NIGRIS, PRESIDENTE DA EUROPAMOTORS
“Nós somos uma Concessionária CJDR e agora nós vamos abrir uma flagship Ram, na Avenida Europa, em São Paulo (SP). O ano de 2022 foi maravilhoso para nós e esperamos que 2023 seja igual, apesar da perspectiva não ser tão boa quanto a de 2022, mas teremos produto e a disposição de trabalhar é grande. A apresentação feita pela Ram aqui na Convenção ABRAJEEP, mostrou o aumento do throughput, portanto, a nossa expectativa com a marca de picapes de luxo é muito boa e esperamos que seja um ano extremamente positivo para nós”.
RODRIGO FARIA, DIRETOR DO GRUPO TORIBA
“Nós somos Concessionária Jeep há pouco mais de um ano na cidade de São Paulo. Estamos em ano muito desafiador não só na Jeep, mas em todas as marcas, com essa falta de insumos e componentes. Eu acho que mesmo assim, a marca Jeep conseguiu passar esse momento mais tranquilo, pela confiabilidade junto ao cliente. Agora para 2023, com o lançamento dos novos carros, isso fortalece ainda mais a marca e promete ser um ano de muitas conquistas. O que vimos aqui na Convenção ABRAJEEP é um futuro próspero da marca, em que o Brasil tem grande relevância dentro do global, tanto que por aqui, os produtos são lançados quase que simultaneamente ao exterior”.
GRAZIELA BAIDA, VICE-PRESIDENTE DO GRUPO SINAL
“Nós temos quatro lojas Jeep e duas CJDR. Apesar de estarmos vivendo um ano bem desafiador, eu acho que no fundo, estamos indo muito bem, contornando essa falta de componentes e o NPS, eu acredito que no final, o cliente está entendendo o nosso período. Estamos com os juros elevados, temos as eleições, mas, esse ano no final, terá um saldo bem positivo. Com esses futuros lançamentos Ram e a linha toda da Jeep de importados, nós vamos continuar movimentando as nossas lojas e teremos um crescimento de vendas. É importante termos produtos para movimentar, isso aquece os negócios. Eu espero que o ano de 2023 seja bom pós-eleição, que os juros baixem e que a possamos vender muito”.
FLÁVIO MENEGHETTI, PRESIDENTE DO GRUPO MARAJÓ
“Nós iniciamos com a Jeep, em 2015, abrimos a segunda loja em 2021, em Acuparana (PR) e, em setembro de 2022, assinamos o contrato da Ram. Estamos ansiosos para receber essa nova gama de produtos que eu tenho certeza que vai complementar de uma forma fantástica a nossa atividade da primeira casa Jeep-Ram no padrão novo na América Latina. Considerando a dificuldade que assolou o mundo todo e todas as Montadoras, acredito que o Grupo Stellantis se destacou porque talvez sejamos a Rede que menos sofreu, apesar das limitações de produção, pelo trabalho excelente que foi desenvolvido pela logística e o suplly chain do Grupo. De forma, que apesar de tudo, o ano tem sido constante porque permitiu que trabalhasse com margens melhores do que usualmente, com isso, eu acredito que os produtos que virão no ano que vem, as novas picapes Ram, teremos um 2003 com continuidade do sucesso que estamos experimentando, mesmo em anos de crise”.
THIAGO BORTONCELLO NAHAS, VICE-PRESIDENTE DO GRUPO IESA
“Para nós, mesmo com todos os desafios de falta de componentes, algo que afetou todas as marcas, será um grande ano para nós. Foi o ano de consolidação do Commander, um carro de tíquete médio alto, onde aumentou muito o nosso negócio da Jeep. Estamos entusiasmados, felizes e sabemos que nesse último trimestre vai acelerar os volumes da Jeep e estamos com uma expectativa de fechar um grande ano com a marca. No nosso Grupo, teremos um bom crescimento em relação ao ano de 2021. Nós sabemos que, em 2023, na marca Jeep não teremos tantos lançamentos, mas haverá versões especiais e eu fiquei muito animado. Nós temos uma gama muito madura para que consigamos fazer um grande ano em 2023. Nas questões dos importados, a chegada da Grand Cherokee 4xe, nos ajudar bastante em 2023, além da imagem de marca, esses produtos consolidam ainda mais a força da marca Jeep no Brasil”.
EXECUTIVOS STELLANTIS
EVERTON KURDEJAK, VICE-PRESIDENTE SÊNIOR DE OPERAÇÕES COMERCIAIS DA JEEP E RAM PARA O BRASIL
“Nós projetamos manter e ampliar a liderança no mercado de SUV’s e isso vai acontecer. Com relação ao volume total de vendas, quando olhamos sobre todo o emplacamento Jeep, temos um desafio para chegar nos volumes iguais ao ano passado devido a falta de componentes no mundo que tira algo em torno de 20 a 30 mil unidades produzidas esse ano. Mas, quando a gente fala do ponto de vista da Rede, inevitavelmente irá faturar mais carros que o ano passado porque com os veículos que temos, privilegiamos a venda via Concessionárias. A estratégia para driblar a falta de componentes da Jeep do Brasil foi muito vitoriosa devido o nosso ótimo trabalho comercial, tanto na Montadora quanto da Rede, aliado a um produto fantástico, portanto, confiem na nossa estratégia que ela vem funcionando e os números mostram isso”.
ALEXANDRE AQUINO, VICE-PRESIDENTE DA JEEP PARA A AMÉRICA DO SUL
“Nos anos de 2021 e 2022, tivemos uma renovação completa de produtos Jeep com os lançamentos de Renegade, Compass, Commander e Gladiator. Para 2023, completamos essa renovação com o último carro que ficou faltando, a tão esperada Grand Cherokee que vem somente na versão híbrida. A partir daí até o final do de 2023 teremos mais algumas novidades no line-up da Jeep. Os resultados dos últimos lançamentos têm sido incríveis, continuamos com uma demanda altíssima, inclusive maior do que a nossa capacidade produtiva, que mostra que os nossos carros são verdadeiramente de sucesso, aspiracionais e desejados pelos clientes. Os últimos lançamentos desde o Compass, que foi em abril de 2021, continuam performando tal qual a gente lançou acima do previsto, o que é um excelente motivo para comemorarmos celebrar aqui na Convenção da ABRAJEEP, em Las Vegas”.
GUNNAR MURILLO, DIRETOR DO JEEP BANK
“A atuação do banco, como sempre tem sido, é apoiar as marcas em relativa expansão. Primeiro eu queria chamar atenção para um ponto muito importante, nós vamos ter que estar preparados com as linhas de crédito para poder dar vazão ou dar suporte aos estoques da Rede. Um outro ponto é fortificar os produtos que temos disponíveis, principalmente, o Next Jeep e o Next Ram e o cartão de crédito Ram que acabamos de lançar, além do lançamento do Jeep Card. As principais facilidades ou na verdade as principais inovações estão ligadas ao que os dois cartões de crédito, tanto da Ram quanto da Jeep vão trazer em termos de benefícios para os consumidores das duas marcas. Esses benefícios estarão muito ligados a experiência e ao cashback, pontos para que eles possam voltar a comprar um novo produto nosso, que eles possam ter benefícios de descontos e inclusive de pagamentos parcelados, seja de acessórios, de peças e inclusive de revisões. As novidades para 2023, estamos trabalhando a possibilidade de um cartão para pessoa jurídica e também um cartão para a Mopar”.