“Ser Presidente de uma Associação como a ABRAJEEP é desafiador e ao mesmo tempo recompensador”
Paulo Toniolo Jr.
Ao fim da sua gestão como Presidente da ABRAJEEP, cargo que ocupou nos últimos quatro anos, Paulo Toniolo Jr. faz um balanço da sua trajetória e compartilha a satisfação com o crescimento e os resultados alcançados pela Rede e o caminho percorrido pela Associação.
ABRAJEEP PRESS: O que significou para você ser Presidente da ABRAJEEP?
Paulo Toniolo Jr. – Foi uma grande realização e tenho muito orgulho de ter sido nomeado para ocupar essa função. Função essa que não é exercida isoladamente, aliás a Associação tem no seu cerne o coletivo, é atuar em benefício do todo. Eu tive muita sorte de ter ao meu lado uma Diretoria e um Conselho que foram incansáveis na parceria e sempre deram o suporte necessário para que enquanto eu estivesse na Presidência pudesse ter autonomia para falar em nome da Rede.
ABRAJEEP PRESS: Nos conte sobre a sua relação com a ABRAJEEP.
Paulo Toniolo Jr. – A minha relação é muito especial. Participei da sua fundação em 2007 quando o Philip Derderian, que era executivo na Chrysler, nos apoiou na criação da antiga Abradic. E a partir de 2014 trouxe o seu know-how da Montadora para nos apoiar na Associação. Ali já fomos
construindo uma relação muito boa com a Montadora e de lá para cá quanto amadurecimento, conquistas e evolução.
Em 2015, com a instalação da fábrica da Jeep, em Goiana, Pernambuco, a nossa história mudou por completo. A marca cresceu, a Rede se expandiu, o portfólio ficou mais completo e a Associação ganhou ainda mais representatividade. Estive na Presidência e Vice-Presidência, sendo os últimos quatro anos bastante intensos, não só pela atividade associativa, mas pelo período que passamos.
ABRAJEEP PRESS: Qual a sua percepção em relação a trajetória da Associação?
Paulo Toniolo Jr. – É um imenso orgulho quando olhamos quem nós éramos e quem somos hoje. O meu sentimento é de gratidão por ter feito parte desta história. Da ABRAJEEP de antigamente só se manteve a essência, ou seja, defender os interesses da Rede Jeep/CJDR, preservando as marcas que representamos e levando valor para os negócios, sempre com união, propósito e sinergia.
A nossa Associação não só cresceu em números de Associados, mas ela se tornou, realmente, uma Associação mais respeitada pela nossa Montadora e mercado. As últimas boas avaliações nos diversos temas apresentados na Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com as Marcas endossam este cenário positivo para a ABRAJEEP.
E acrescento, é muito válido enaltecermos o caminho percorrido pela Associação, mais do que apontarmos nomes, claro que todos que passaram e ainda passarão contribuíram e contribuirão para essa trajetória, mas o legado deixado, este sim fica. Um legado que vem sendo preservado porque só assim conseguimos continuar crescendo com base.
ABRAJEEP PRESS: Como foi a relação com a Montadora ao longo destes anos?
Paulo Toniolo Jr. – A ABRAJEEP vem construindo uma relação com a Stellantis muito transparente, profissional e honesta. Há um respeito mútuo e isso nos permitiu traçar o caminho que percorremos nestes anos. Se não tivéssemos um diálogo franco com a Montadora, se as portas não estivessem abertas e se a relação não fosse forte, talvez o desfecho do período mais crítico que atravessamos, neste ano, tivesse sido bem diferente. Me refiro ao problema com a qualidade dos carros Jeep. Foram diálogos difíceis e desconfortáveis para ambos os lados. Nunca tínhamos vivenciado um momento tão difícil como este de Pós-Vendas e de qualidade de produto, com a insatisfação dos clientes. A Montadora agiu, investiu tempo, dinheiro, envolveu profissionais competentes, enquanto isso, da nossa parte, renunciamos resultados, trocamos veículos para os clientes e, por sorte, vínhamos de um período bom que nos deu condições para agir desta maneira e, então, começar a reverter a situação e encontrar um equilíbrio.
ABRAJEEP PRESS: Você continuará na Diretoria da ABRAJEEP?
Paulo Toniolo Jr. – Quando temos o espírito associativo e gostamos do que fazemos nos entregamos com comprometimento e fidelidade. Eu e o Riguel saímos da Presidência e da Vice-Presidência, respectivamente, mas continuaremos participando da Diretoria. Não estaremos à frente dos processos, mas daremos todo o suporte que for necessário para dar continuidade a um trabalho que realizamos juntos.
O fato é que estes quase 20 anos, que tanto eu quanto o Riguel temos de atividades associativas foi muito bacana. Nos divertimos, mas também passamos momentos difíceis. Deixamos de viver os nossos negócios, nos ausentamos de nossas famílias, mas valeu a pena. Eu faria tudo de novo. E quando você está cercado das pessoas que têm o mesmo propósito do que o seu, o trabalho se torna mais fácil e aí que entra o Riguel na história. Formamos uma parceria bacana e interessante. Somos diferentes em muitas coisas e iguais em tantas outras como nos princípios e na ética que nos fazem caminhar juntos.
ABRAJEEP PRESS: Como se sente ao deixar a Presidência?
Paulo Toniolo Jr. – Eu me dediquei a dar continuidade ao belo trabalho deixado pelas gestões anteriores. Sinto que o meu dever foi cumprido. Ainda há muito trabalho para ser realizado que eu tenho certeza será muito bem conduzido por Eduardo Meneghetti e Roberto Figueiredo.
ABRAJEEP PRESS: Em relação à nova gestão com Eduardo Meneghetti na Presidência e Roberto Figueiredo na Vice-Presidência, o que gostaria de dizer?
Paulo Toniolo Jr. – O Eduardo e o Roberto assumem os cargos de fato e de direito. Eles estão totalmente integrados e ativos nos trabalhos da ABRAJEEP. Os dois estão ocupando os cargos que merecem e a Rede merece que eles estejam lá.
ABRAJEEP PRESS: Qual a sua expectativa em relação a 2023?
Paulo Toniolo Jr. – Será um ano difícil para todos, teremos que continuar unidos. Ainda sentiremos os reflexos dos problemas de produção, juros e inflação altos, cliente inseguro e a concorrência mais bem preparada. Com a Jeep, o ano de 2023 será um período de pouca novidade, porém temos a Ram que trará lançamentos e com o desafio de crescimento de Rede de forma ordenada e sustentável. Nossa Associação terá também um importante trabalho para consolidar a nossa Convenção parcial de marca com a Montadora, para regularmos e regrarmos nossa relação, tendo mais equilíbrio para tocarmos isso com tranquilidade, independente das pessoas que ocupem os cargos da Montadora e Associação. Em 2023, talvez a gente não ganhe como ganhou, talvez não cresçamos como gostaríamos, mas estaremos prontos para enfrentar o que vier.
ABRAJEEP PRESS: Gostaria de fazer um agradecimento?
Paulo Toniolo Jr. – Quero fazer um agradecimento especial a todas as pessoas (sem citar nomes para não cometer injustiças) que dividiram comigo este período, seja da Diretoria, do Conselho e dos Comitês. Tem também a equipe da ABRAJEEP que realiza um trabalho gigante, de total entrega e suporte para a Rede, fazendo com que ela se sinta verdadeiramente representada. Meu muito obrigado pela colhida e suporte ao longo destes anos.