“Vamos juntos atingir o próximo nível da indústria automotiva”
Emanuele Cappellano, Chief Operating Officer da Stellantis na América do Sul
No dia 28 de setembro, a Stellantis anunciou Emanuele Cappellano, o Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na América do Sul, sucedendo Antonio Filosa, a partir de 1° de novembro.
Cappellano volta para a Stellantis dois anos após ter deixado a companhia. Entre 2017 e 2021 ocupou o cargo de Chief Financial Officer (CFO) para a América do Sul. De 2021 a 2022 foi CEO para a América do Norte e Diretor Corporativo e de Estratégia do Grupo Marcolin, fabricante e distribuidor de óculos.
Em entrevista para a ABRAJEEP PRESS, Cappellano fala sobre a sua experiência, desafios, pretensões e deixa a sua mensagem para a Rede Jeep e Ram.
ABRAJEEP PRESS – Em quais aspectos a sua experiência no Grupo Marcolin e a sua passagem na Stellantis como CFO contribuirão para os seus novos desafios?
EMANUELE CAPPELLANO – Acredito que a minha experiência no Grupo Marcolin, um mercado de luxo de óculos, vai me ajudar a trazer um olhar ainda maior no Customer Experience, serviços e com foco nos clientes.Inicio mais um capítulo da minha carreira na mesma empresa em que comecei a minha história na indústria automotiva. Estou realmente muito feliz com esse reencontro. E o que me motiva é a oportunidade de trabalhar, mais uma vez, com um time tão espetacular, do qual tenho imenso orgulho de ter feito parte ao longo de quase 20 anos, sete deles na América do Sul.
Como Chief Operating Officer da Stellantis, meu compromisso e responsabilidade serão de continuar a dar suporte ao extraordinário trabalho que as equipes têm desenvolvido. Continuidade não significa entrar na zona de conforto, vamos juntos atingir o próximo nível ou o next level da indústria automotiva que somente os times de alta performance, como os da Stellantis e de sua Rede, podem alcançar.
ABRAJEEP PRESS – Quais as expectativas ao assumir o comando da Stellantis para a América do Sul?
EMANUELE CAPPELLANO – A América do Sul está comprometida com o plano estratégico global Dare Forward 2030, que se apoia em quatro pilares estratégicos que envolvem 50% de redução da emissão de CO2 até 2030 – atingindo carbono neutro em 2038, 20% de mix de vendas de elétricos até 2030 no Brasil, a liderança em Customer Experience, produtos e serviços em 2030 e dobrar as receitas até o final da década.
Além disso, a Stellantis segue com os planos de liderar o mercado da América do Sul em cinco dimensões:
Comercial: consolidando a liderança na região
Qualidade: best-in-class na satisfação do cliente, produtos e serviços
Finanças: impulsionando o crescimento da rentabilidade da região
Eficiência: consolidando as sinergias e a produtividade na região
Descarbonização: em linha com o plano global para atingir – 50% das emissões em 2030 e tornar-se carbono neutro em 2038
Outro destaque para o próximo ano e que se mantêm dentro desse plano estratégico é que a tecnologia Bio-Hybrid será adotada nos produtos Stellantis a partir de 2024 e a empresa vai alocar no Polo Automotivo de Goiana, no Nordeste, a produção dos primeiros veículos equipados com as tecnologias Bio-Hybrid, além dos 100% elétricos a bateria totalmente desenvolvidos e produzidos pela empresa no Brasil.
Nosso objetivo é atingir o next level da indústria para a transição energética com novos produtos e novas tecnologia em todas as marcas da Stellantis.
ABRAJEEP PRESS – E os objetivos para o mercado brasileiro?
EMANUELE CAPPELLANO – Temos muita clareza dos fundamentos globais que sustentam nossa ação e sabemos quais objetivos queremos atingir. Desenhamos um roadmap que nos conduziu à liderança no Brasil e na América do Sul. Temos uma rota tecnológica de descarbonização detalhadamente traçada. Mas, é claro que estamos em um mercado muito dinâmico e volátil. Temos que ficar atentos às suas oscilações e corrigir nossa rota ou tática sempre que necessário.
ABRAJEEP PRESS – Quais devem ser os maiores desafios quando falamos em mercado brasileiro?
EMANUELE CAPPELLANO – Fiquei dois anos fora da região e, apesar de não ser tanto tempo, pude observar o mais rico período de transformação na história que a indústria automobilística atravessa no Brasil e no mundo. Tudo está em transformação. E este é um processo com suas várias etapas. Teremos lançamentos importantes e muito estratégicos para fortalecer ainda mais nossa posição na região.
A Stellantis detém tecnologia, capacidade de desenvolvimento, pessoas, energia, paixão e competência para realizar tudo precisamos fazer. Nosso trabalho com as marcas, nosso desempenho nas vendas e a importância do nosso Grupo no segmento automotivo demonstram isto. A empresa está investindo e buscando novas soluções para liderar o processo de construção de uma nova mobilidade sustentável e acessível. Um bom exemplo é a tecnologia Bio-Hybrid que combina a propulsão térmica flex e elétrica em três plataformas híbridas inteiramente desenvolvidas e industrializadas no Brasil, com lançamento a partir de 2024. Além disso, uma plataforma 100% elétrica desenvolvida pelo Brasil em parceria com demais regiões, será lançada até 2030. 5
ABRAJEEP PRESS – Sobre as marcas Jeep e Ram, em território brasileiro, quais as pretensões?
EMANUELE CAPPELLANO – É fundamental estabelecer uma relação de confiança entre a Rede e a Montadora. Essa é base para uma parceria de sucesso, e reforçamos nossa crença na relevância que isso tem para a Jeep. Com movimentos que trouxeram impacto direto nos resultados do curto prazo e com uma forte estratégia de produto para 2024, nosso compromisso é de fortalecer a essência de uma marca que nasceu para superar desafios. Nosso objetivo é consolidar o posicionamento da Ram, uma marca que vem registrando um crescimento incrível, impulsionado pelo lançamento da Rampage e respaldado por um line-up que reflete o ápice do desejo quando se fala em picapes.
ABRAJEEP PRESS – Quais deverão ser as prioridades na sua gestão?
EMANUELE CAPPELLANO – A indústria automotiva é um setor muito complexo, intensivo de capital e de cadeia longa de valor com muitas variáveis a serem geridas. E, como disse, o mercado é muito dinâmico e volátil. Temos objetivos claros, metas estabelecidas, estratégias de longo prazo traçadas. É preciso ficar atentos às oscilações do mercado e da conjuntura e corrigir nossa rota ou tática sempre que necessário. A Stellantis América do Sul tem uma grande vantagem neste processo: temos uma longa e bem desenvolvida capacidade analítica da realidade, da economia, do mercado, das tendências e dos consumidores. E temos um time de pessoas experientes e capazes de dar respostas aos novos cenários que surjam.
ABRAJEEP PRESS – Como foram os primeiros contatos com a ABRAJEEP e o que o senhor espera da relação com a Associação?
EMANUELE CAPPELLANO – Como disse anteriormente, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre as Redes de Concessionários e a Montadora. Essa é base para uma parceria de sucesso e reforçamos nossa crença na relevância que isso tem para a Jeep e Ram. Participei da Convenção da ABRAJEEP 2023, apresentamos o panorama de 2023 e as estratégias para o próximo ano. Foi um diálogo propositivo sobre o futuro, que nos permitiu avançar em um ponto essencial: trazer transparência, reconhecendo desafios e corrigindo rotas, sem nunca perder de vista a conexão com as necessidades dos clientes. Nesta trajetória, novos produtos, serviços e inovação são essenciais para o nosso sucesso, impulsionado pelo direcionamento de crescermos juntos.
ABRAJEEP PRESS – Gostaria de deixar uma mensagem para a Rede de Concessionários Jeep e Ram?
EMANUELE CAPPELLANO – Tenho grandes expectativas para o futuro de cada uma das nossas marcas, com a certeza de que a paixão dos nossos times será a nossa grande aliada nessa jornada. A potência dessa parceria é uma construção de muitas mãos, com a certeza de um futuro transformador e brilhante!