ESPECIAL
Após fase experimental, a ABRAJEEP coloca à disposição da Rede a ferramenta que possibilita flexibilidade, praticidade e mais facilidades ao acessar as informações de emplacamentos de veículos
Uma das prioridades da ABRAJEEP, no último ano, foi trabalhar na migração do sistema de consultas de emplacamentos de veículos para a plataforma BI ABRAJEEP, a fim de aprimorar as pesquisas e os relatórios, com o propósito de melhora à produtividade da Rede e lhe proporcionar informações mais precisas e completas.
Em junho de 2022, foi disponibilizado a alguns Dealers o acesso à ferramenta Power BI, permitindo aos usuários usá-la e visualizarem dados por meio de dashboards, relatórios e visualizações interativas, além da integração com outras ferramentas da Microsoft, como por exemplo, o Excel. Neste projeto-piloto, os Concessionários puderam testá-la e darem as suas impressões e sugestões para que se pudesse chegar a uma ferramenta moderna, prática e funcional, atendendo as demandas e necessidades da Rede.
Para Flávio Drumond Pereira, proprietário e fundador da OptimusIT, empresa responsável pelo desenvolvimento e customização da BI ABRAJEEP para a Rede CJDR, usar a informação para a tomada de decisões sempre foi um diferencial para as empresas e, hoje, ter acesso a dados de qualidade e atuais é fundamental. “Pensando nisto, escolhemos o Power BI, da Microsoft, uma ferramenta inovadora, fácil de utilizar, com suporte de desenvolvimento e alinhada com as novas tendências. Trata-se de uma solução completa para análise de dados e tomada de decisões, que possibilitará ao Associado da ABRAJEEP flexibilidade na utilização e mais acesso às informações”, explicou.
FUNCIONAMENTO, IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS
De forma simplificada, o BI ABRAJEEP funciona conectando-se a várias fontes de dados, transformando e modelando as informações, permitindo criar visualizações e relatórios interativos e compartilhar essas informações com outros usuários. “É uma ferramenta flexível e poderosa que ajuda as empresas a obterem insights valiosos de seus dados”, reforçou Flávio. Na plataforma da ferramenta, o Dealer irá encontrar as informações de emplacamentos da FENABRAVE em um visual moderno e métricas que irão demonstrar o desempenho das vendas no mercado nacional.
O fundador da OptimusIT destacou ainda que o Concessionário poderá acompanhar diversos indicadores e métricas, não só em sua região de atuação, mas em todo o Brasil. “Isto se traduz em mais um importante diferencial para os negócios da Rede e que a ABRAJEEP disponibilizará aos seus Associados!”, reforçou.
O QUE DIZEM OS DEALERS
De acordo com Joél Arlei Böelter, Diretor-Executivo do Grupo Felice, os principais benefícios percebidos no projeto-piloto foram as personalizações das análises e a possibilidade de download para utilização das ferramentas internas na Concessionária. “Usando há 60 dias, a experiência foi ótima, o ambiente ficou mais agradável e as informações são atualizadas sempre no início do dia, com a facilidade de análise em diversos formatos pelo BI ABRAJEEP”, exaltou.
Para Roberto Figueiredo, Diretor do Grupo Via Sul e Vice-Presidente da ABRAJEEP, a ferramenta – utilizada em sua empresa desde o segundo semestre de 2022 – contribui bastante na gestão diária dos negócios, auxiliando na medição do desempenho das vendas da Concessionária. “Com a ferramenta conseguimos avaliar a nossa atuação diariamente, comparando-a, seja em nível nacional, seja na nossa região. Podemos analisar o emplacamento por marca, segmentos, modelos de veículos etc., e isso nos mostra onde podemos evoluir, onde estão as oportunidades, dentre outras importantes análises. O BI ABRAJEEP tem ajudado bastante e, hoje, é uma importante ferramenta para os nossos negócios”, afirmou Roberto.
O Grupo Águia Branca começou a utilizar o BI ABRAJEEP em junho de 2022 e desde o início a experiência foi muito positiva. “Os dashboards são fáceis de mexer e oferecem uma leitura objetiva do mercado. Ganhamos tempo na análise de dados porque agora temos as informações de emplacamentos mais bem organizadas. A ferramenta nos ajuda a entender os números do passado e a projetar quais serão nossos próximos passos a curto, médio e longo prazo”, explicou Luiz Nemer Neto, Supervisor de Inteligência de Mercado do Grupo.
De acordo com Luiz, a facilidade em seu uso e a confiabilidade dos dados são alguns dos pontos fortes, assim como os diversos painéis disponíveis. Dessa maneira, o BI ABRAJEEP é usado diariamente não só pela equipe de Inteligência, como também por outros setores, como Vendas e Marketing. Ele ainda destacou que, como toda ferramenta, ela possui oportunidades de melhorias.
O QUE DIZ A ABRAJEEP
“A proposta é que a ferramenta seja sempre atualizada e remodelada, de acordo com a demanda da Rede”
Philip Derderian, Diretor- Executivo da ABRAJEEP
De acordo com Philip Derderian, Diretor-Executivo da ABRAJEEP, a Associação está trabalhando cada vez mais as oportunidades de melhorias na ferramenta assim que recebem as demandas de informações e solicitações, existe a atualização e modelação no sistema.
Isso é o BI (Business Intelligence), um sistema feito para atender a demanda de dados com informações de qualidade, vindas das perguntas que são realizadas pelos seus usuários. “Trabalhamos com o desenvolvimento de dados e sistemas em um conceito chamado de sandbox (um ambiente de teste isolado utilizado por programadores e desenvolvedores para checar novos programas, aplicativos e plataformas com segurança), é uma “caixa de areia” em que você usa a “areia” para modelar o sistema. Por exemplo, temos um sandbox que são milhares de dados advindos do Denatran. O que fazer com eles? Precisa ter um tratamento. Qual tratamento eu vou dar? Depende do usuário e o que ele quer saber. Deste modo, modelamos o sandbox. Esse é o conceito do BI ABRAJEEP, que depende da visão do usuário e da sua necessidade, por isso, é um processo evolutivo constante. Tudo isso, advém da gestão do conhecimento e quanto mais adesões, mais questionamentos, mais aprofundamento na utilização, mais iremos aprimorá-lo para chegar ao resultado que a Rede precisa”, explicou.
Anos atrás para usar o BI era necessário entender um pouco de programação devido sua complexidade. Nos últimos 10 anos, as plataformas vêm evoluindo e com o advento do Power BI, da Microsoft, e outras ferramentas, tornaram-se de fácil entendimento e utilização do usuário. Para Philip, o Power BI é a ferramenta mais aderente às operações da Rede e pontuou que é necessário se adequar: “Nosso mercado tem uma singularidade em que temos segmentos distintos. São três produtos de três categorias dentro do SUV: B, C e D. Daqui a pouco vamos ter a inclusão das picapes Ram. Em sua base, a plataforma e a modelagem do sistema estarão iguais, mas, a fonte de dados, a forma de tratá-los na entrada e o nível de perguntas que serão feitas são os pontos que teremos que adequar”.
O Diretor-Executivo da ABRAJEEP explicou que ao usar a ferramenta há uma aproximação da Associação com a visão do Grupo ou da loja junto ao seu mercado. “É um benefício sairmos de um ambiente de primeiro nível de informação e olharmos os detalhes das operações em suas áreas de atuação. Por exemplo, recentemente, ajudamos vários Grupos a dimensionarem os seus mercados e os seus históricos dentro do portfólio das marcas que representamos”.
O PROJETO-PILOTO
Foram 20 Grupos econômicos usando o BI ABRAJEEP em seis meses de 2022. Em 2023, a ferramenta começa a ser disponibilizada para toda a Rede com um sistema redimensionado para dar escalabilidade. “A proposta é que a ferramenta seja sempre atualizada e remodelada, de acordo com a demanda da Rede. O BI ABRAJEEP permite flexibilidade de uma forma mais rápida e a Associação está aberta a ouvir a Rede para que tenhamos um sistema mais robusto, completo e aderente às necessidades dos Associados”, declarou Philip.
ACESSO AO BI ABRAJEEP ADESÃO
A ABRAJEEP disponibilizou mensalmente e gratuitamente para cada Grupo econômico um acesso. No entanto, o Concessionário poderá solicitar novos acessos com o custo aproximado de 15 dólares mensais para cada acesso, que serão cobrados juntamente com a contribuição associativa.
ACESSO
O BI ABRAJEEP pode ser acessado por meio do portal da Associação: https://abrajeep.org.br/, na área restrita, utilizando o mesmo login de usuário e senha que o Associado possui para entrar no site.
SUPORTE
Além da equipe da ABRAJEEP, Flávio Drumond Pereira, da OptimusIT, também está disponível para atendimento à Rede desenvolvendo e adaptando o sistema de acordo com as solicitações.
LIVE PARA APRESENTAR AS FUNCIONALIDADES
Em breve, a ABRAJEEP fará uma Live para apresentar as funcionalidades e funcionamento da ferramenta
A proposta é que a ferramenta seja sempre atualizada e remodelada, de acordo com a demanda da Rede Philip Derderian, Diretor- Executivo da ABRAJEEP