ABRAJEEP

ABRAJEEP

ABRAJEEP

+55 (11) 5180-4490
Email: contato@abrajeep.org.br

ABRAJEEP
Rua Arandu, 57 - 10º Andar Brooklin - São Paulo

  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Time ABRAJEEP
    • Seja um Associado
    • ABRAJEEP Vantagens
  • REDE RJDC
    • RAM
    • JEEP
    • DODGE
    • CHRYSLER
  • Notícias
    • ABRAJEEP Press
    • Blog
  • Agenda
    • Assembleia e Convenção
    • Eventos
  • Biblioteca
  • Emplacamentos
  • Contato
Área Restrita
  • Home
  • ABRAJEEP Press
  • FOCO NA RENTABILIDADE
 
ABRAJEEP
ABRAJEEP
segunda-feira, 21 novembro 2022 / Published in ABRAJEEP Press

FOCO NA RENTABILIDADE

O Vice-Presidente da ABRAJEEP e responsável pela área de Co­mercialização, Eduardo Meneghetti agradeceu a oportunidade de no próximo biênio (2023-2024) ocupar a presidência da As­sociação. “Quero que saibam que continuaremos trabalhando para tornar os nossos negócios os mais rentáveis”.

Eduardo iniciou a sua apresentação com os emplacamentos da Jeep em 2022, destacando os 14 mil veículos comercializados no mês de outubro, atingindo um recorde, especialmente quando comparado aos últimos 4 anos que vinha em uma média mensal de 10 mil carros.

Com relação às participações nas comercializações para o Va­rejo e Venda Direta, Eduardo lembrou que esta é uma questão que vem sendo discutida faz um bom tempo com a Montado­ra. “Podemos dizer que a nossa venda é um Atacarejo (70%). Essa é uma questão que está no DNA da Stellantis e não ape­nas relacionada à marca Jeep. Quando olhamos para o gráfico da Venda Direta estamos entre as marcas que mais vendem neste formato. As isenções de impostos que existem na fábri­ca de Goiana (PE) favorecem este tipo de comercialização. Em junho de 2022 nossa participação foi de 73,63%; em julho de 2022, 74,54% e, em agosto, 77,06%. Enquanto, as vendas no Varejo atingiram os seguintes patama­res: junho de 2022 (26,37%), em julho de 2022 (29,44%) e em agosto de 2022 (22,94%). Reverter este cenário é um desafio! Já conseguimos frear impor­tantes vendas para as locadoras em virtude da falta de componentes para a produção dos veículos, agora segui­remos buscando melhores índices nas vendas para o Varejo”.

O Presidente da ABRAJEEP, Paulo Toniolo Jr. (2° da esq. p/ dir.), com os titulares no intervalo das apresentações

Um desempenho que sempre é acom­panhado de perto pela ABRAJEEP está relacionado às vendas por ponto (throughput). Neste ano são 223 Conces­sionários e 750 carros vendidos por loja versus 700 veículos comercializados em 2021, quando a Rede contava com 216 lojas. “Estamos atentos para que a ex­pansão da Rede não interfira nas vendas por ponto para que não tenhamos uma perda de rentabilidade”.

Outro tema em destaque foi a evolução da nota NPS – Jeep, que comprovou o esforço e bom trabalho desempenha­do pela Rede. “Os nossos índices estão sempre acima da média e isso se deve muito ao posicionamento que a nossa Rede adota em diferentes situações com os clientes. Muitas vezes quando a questão chega para a Montadora o problema já foi solucionado por nós. Precisamos ter um nível de qualidade ao contento do que a nossa marca me­rece. Para o último trimestre deste ano conseguimos com a Stellantis uma im­portante vitória que foi baixar os índi­ces de Vendas e Pós-Vendas e isso ge­rou 10 milhões de reais de bonificação para nós”, lembrou Eduardo.

Outros temas levantados na apresen­tação da área de Comercialização fo­ram: os Ciclos de Governança, que te­rão pontos para serem alinhados entre Montadora e ABRAJEEP; as margens das marcas Jeep e Ram; as condições comerciais de 4xe, os estoques e o FDIC para que contemple tanto o fundão, quanto o floor plan. Antes de finalizar a sua apresentação, Eduardo mencionou a importância da realização dos even­tos de experiência de marca realizados em 2022 como Jeep Experience e Arena Jeep. “Embora os investimentos sejam mais altos, eles trazem retorno. Com o cancelamento dos clientes subindo devido à demora na entrega dos car­ros, estes eventos são uma maneira de mantê-los dentro da nossa marca”. So­bre estreitar o relacionamento com os clientes, o Vice-Presidente da ABRAJEEP lembrou da nova ferramenta e progra­ma de fidelidade Jeep Wave, ressaltan­do a importância da Rede em incentivar os clientes a participarem. “Nos próxi­mos dois anos a Jeep não terá muitos lançamentos – exceto a Grand Cherokee 4xe, então estas ações fazem a diferen­ça. As marcas virão com toda força para abocanhar o nosso mercado. Muitas de­las estão anunciando lançamentos na categoria SUV. Precisamos olhar mais para os nossos negócios, as margens e despesas. Vamos trabalhar juntos para continuarmos crescendo e nos diferen­ciando ainda mais”, finalizou.

UM ANO DE MUITOS DESAFIOS PARA O PÓS-VENDAS

Roberto Figueiredo, Vice-Presidente da ABRAJEEP e responsável pela área de Pós-Vendas faz alerta para a pouca evolução no índice de absorção

O Vice-Presidente da ABRAJEEP, res­ponsável pela área de Pós-Vendas, Ro­berto Figueiredo também aproveitou o momento para agradecer a oportuni­dade de ocupar a Vice-Presidência da Associação pelos próximos dois anos e estar juntamente com o Meneghetti à frente da ABRAJEEP. “Agradeço a con­fiança para que eu possa juntamente com o Eduardo e a Diretoria contribuir com a Rede, tornando-a ainda mais forte e gerar mais valor para os nossos negócios”.

Ao discorrer sobre os temas da sua apre­sentação, Roberto começou com o índi­ce de absorção, afirmando a sua impor­tância uma vez que representa o quanto o pós-vendas contribui para o negócio. “Um ponto de alerta é que não estamos conseguindo evoluir. Esperava-se que em 2022, depois de vivenciar a pande­mia, voltaríamos a crescer neste impor­tante indicador, mas foi bem discreto este crescimento, passamos de 51,7% para 52,4%. Quando tratamos este tema com a Montadora ela entende que a ré­gua usada é diferente das outras Monta­doras. O que queremos trazer aqui não é a discussão da régua que seguiremos, mas que não estamos evoluindo”, decla­rou Roberto.

Em 2022 quase todos os índices rela­cionados ao Pós-Vendas tiveram evoluções em relação ao ano passado, no entanto, isso não refletiu na melhora do índice de absorção devido ao aumento nos custos da Concessionárias, o que exigirá daqui em diante mais atenção e controle. Se há um índice que teve nos últimos anos um crescimento significa­tivo foi o de venda de peças e acessó­rios. De janeiro a agosto de 2020 houve uma queda de pouco mais de 2%, atingindo o valor de R$293,59, já no mesmo período de 2021 foi registrado um im­portante crescimento de 51%, saltando para R$443,86 e de janeiro a agosto de 2022 o aumento foi de 34%, chegando a R$594,75.

Sobre Qualidade e NPS, o ano de 2022 foi marcado por vários problemas na qualidade dos carros Jeep, refletidos nos resultados da Pesquisa FENABRAVE, teve ainda os descontentamentos dos consumidores e os ‘dislikes’ devido ao excesso de efeitos sonoros produzidos pelo Jeep Commander, que na versão 2023 virá mais silencioso. “Em relação à qualidade dos carros, chegamos em um ponto em que a situação estava insustentável e em jogo a imagem da marca, correndo o risco de perder valor, foi quando o Antonio Filosa se envolveu nesta questão e a fábrica foi paralisada para as avaliações, ajustes e correções. O trabalho começou a ser feito e vamos acompanhar para que os nossos carros tenham o nível de qualidade que a mar­ca merece”, declarou Roberto.

Concessionários conferem as novidades para 2023

Uma questão recorrente na área de Pós-Vendas, o estoque de peças obso­letas nas Redes Jeep e CJDR também foi ponto de atenção durante a Assem­bleia. Embora os níveis estejam caindo mês a mês, ainda são elevados. O que tem ajudado foi a negociação da ABRA­JEEP para que a Montadora realizasse a recompra de todo o estoque da Rede referente às peças de carros acima de 10 anos, o que resultou em mais de R$3 mi­lhões. Ainda em relação a este tema, Ro­berto, lembrou do Bolsão de Peças Ob­soletas, a modalidade de negócios B2B entre as Concessionárias para a compra e venda das peças. “Até o momento so­mente 35% da Rede aderiu ao bolsão. É muito importante que façam essa ade­são para que possamos diminuir este problema em nossa Rede”, alertou.

O que também vem sendo comemora­do é a evolução do Índice de Retenção (IRPV). Na primeira revisão mais de 90% dos carros que são vendidos retornam, havendo na 2ª revisão uma pequena queda (de 65,3% em 2021 para 60,5% em 2022), enquanto na 3ª revisão teve uma evolução de 30% em 2021 para 43,3% em 2022 com o novo plano de re­visão por km ou tempo.

Antes de encerrar a sua parte, Roberto destacou que para 2023 há duas impor­tantes propostas encaminhadas para a Stellantis. A primeira é o bônus em nota fiscal com o objetivo de alavancar a rentabilidade do business de Pós-Ven­das. A proposta é alterar a metodolo­gia do pagamento do bônus de peças e acessórios do atual crédito em conta movimento para desconto em nota fis­cal, tendo como benefício a redução da base de cálculo dos impostos incidentes sobre a venda de P&A e disponibilidade de limite de crédito. A segunda propos­ta é a nova política comercial visando melhorar a rentabilidade da Rede com peças e acessórios, auxiliar na redução do estoque sem giro e estimular novos canais de vendas.

  • Tweet
Tagged under: Comercialização, Convenção ABRAJEEP 2022, Edição Especial, Magic Las Vegas, Pós-Vendas

Posts Recentes

  • Ram: Performance Imbatível em Cada Caminho

    Ram: a única marca premium de picapes no Brasil...
  • 10 Anos de Jeep no Brasil: Mais do que Carros, um Estilo de Vida

    A Jeep celebra 10 anos de produção no Brasil co...
  • Jeep celebra 10 anos de produção no Brasil com liderança em SUVs e série especial comemorativa

    A Jeep celebra 10 anos de produção no Brasil co...
  • Renegade Série Especial 10 Anos: exclusividade e espírito aventureiro

    A Jeep celebra 10 anos de produção no Brasil co...
  • Ram encerra abril com forte crescimento das vendas e presença robusta na Agrishow 2025

    Ram cresce 9,5% em abril! Rampage segue entre a...
  • Digitalents: Estratégia Digital com Propósito

    Na Digitalents, unimos tecnologia, empatia e es...
  • Stellantis abre 80 vagas exclusivas para profissionais com deficiência no Brasil e na Argentina

    A Stellantis abre 80 vagas exclusivas para prof...
  • Ram confirma presença na Agrishow 2025 com novidades e experiências exclusivas

    A Ram, marca do carneiro montanhês, chega com t...
  • Ram é a nova patrocinadora oficial da NFL no Brasil e reforça sua conexão com o público brasileiro

    A Ram é a patrocinadora oficial da NFL no Brasi...
  • Jeep Nature celebra 10 anos da marca no Brasil com edição especial em Camaragibe (PE)

    O Jeep Nature chega a Camaragibe (PE) no dia 26...
  • Nova campanha da Jeep destaca patrocínios esportivos com a jornalista Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...
  • Campanha da Jeep conecta aventura e esporte com Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...

Comentários

    Arquivos

    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • julho 2021
    • maio 2021
    • agosto 2020
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017

    Categorias

    • 14ª Edição
    • 15ª Edição
    • 16ª Edição
    • 17ª Edição
    • 18ª Edição
    • 19ª Edição
    • 20ª Edição
    • 28º Congresso e ExpoFenabrave
    • ABRAJEEP Press
    • Assembleia e Convenção
    • Blog
    • Capa
    • Chrysler
    • Dodge
    • Eventos
    • Fábrica
    • Jeep
    • Noticias
    • RAM
    • Sem categoria
    • Vantagens
    • Vlog

    QUEM SOMOS

    A ABRAJEEP é uma Associação com o propósito de representar os anseios de seus Associados, que distribuem os produtos RAM, Jeep, Dodge e Chrysler da Stellantis, sempre em um diálogo franco e aberto com a Montadora, crucial para lisura das negociações.

    WEBSITE

    • Quem Somos
    • Eventos
    • Seja um Associado
    • Blog
    • ABRAJEEP Press
    • Vagas & Oportunidades
    • Webinars
    • Contato

    CONTATE-NOS

    Rua Arandu, 57 - 10º Andar
    Brooklin - São Paulo

    11 5180-4490
    Seg a Sex. 09h às 18h

    contato@abrajeep.org.br

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    Assine nossa newsletter e receba nossas novidades no seu email.

    Copyright © 2019 ABRAJEEP. Todos os direitos reservados. Criado por AWD - Agência Way Digital.

    TOP