A Jeep surpreendeu no Big Game deste ano com um comercial que foge dos tradicionais anúncios de alto impacto e aposta em uma abordagem mais íntima e reflexiva. Estrelado pelo lendário Harrison Ford, Manual do Proprietário convida o espectador a refletir sobre as escolhas da vida e a buscar aquilo que realmente o faz feliz.
O filme publicitário de dois minutos foi transmitido durante o intervalo do campeonato de futebol americano, conhecido como Big Game, um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo. O intervalo comercial do Big Game é um dos espaços publicitários mais disputados e caros da televisão, sendo palco para campanhas impactantes de grandes marcas.
No filme, Ford destaca que, ao contrário dos carros, as pessoas não possuem um manual do proprietário para ajudá-las a tomar decisões. “Escolha o que te faz feliz. Meus amigos, minha família, meus trabalhos me fazem feliz. Este Jeep (Wrangler 4xe) me deixa feliz… mesmo meu nome sendo Ford. Esse é o meu manual do proprietário. Vá lá fora. Escreva o seu próprio”, diz o ator no comercial.

O ator Harrison Ford em cena do comercial da Jeep “Manual do Proprietário”
Dirigido pelo cineasta indicado ao Oscar James Mangold, conhecido por Ford v Ferrari (2019), Indiana Jones e o Chamado do Destino (2023) e Wolverine: Imortal (2013), Manual do Proprietário foi produzido pela Minted Content em parceria com a Stellantis. Segundo Olivier François, diretor global de marketing da Stellantis, o filme nasceu de uma colaboração estreita para criar uma peça serena e contemplativa, em contraste com a energia explosiva típica dos comerciais do Big Game.
“Queríamos algo que se destacasse, mantendo a essência do que temos feito ao longo dos anos para esse evento. O espírito da marca Jeep é liberdade, aventura e paixão_ nascido na América, mas vivido no mundo todo. E, enquanto nossa história de 84 anos continua a evoluir, queremos lembrar aos proprietários de veículos Jeep 4×4 que, para cada aventura inspirada por nossa marca, haverá sempre um Jeep para acompanhá-los”, destacou François.
Bob Broderdorf, CEO da marca Jeep, destacou a escolha de Harrison Ford como protagonista da campanha: “Neste Big Game, a Jeep conta com alguém que personifica a aventura dentro e fora das telas. No cinema, Harrison Ford enfrentou desafios e cruzou galáxias em nome da exploração. Na vida real, ele é conhecido por trilhar seu próprio caminho. Então, sim, Ford entende, como poucos, o verdadeiro espírito da marca Jeep.”
Manual do Proprietário é uma celebração da liberdade, da exploração e do espírito aventureiro, valores fundamentais da Jeep. O comercial não apenas reforça a identidade da marca, mas também convida cada espectador a escrever sua própria jornada.
Assista o vídeo aqui ou também no Canal ABRAJEEP, do YouTube.