Dias após a conclusão do curso Fundamentos do Marketing Digital foi realizada, no formato on-line, uma Aula Magna, para os alunos, tanto da primeira quanto da segunda turma, cujo tema foi DESAFIOS DO MARKETING NO CENÁRIO ATUAL DO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO, tendo como mediadora Sandra Turchi, CEO da Digitalents e coordenadora do curso pela ESPM e as participações de Herlander Zola, Vice-Presidente Comercial das marcas da Stellantis para a América do Sul e de Frederico Battaglia, Vice-Presidente de Marketing & Comunicação de marca da Stellantis para a América do Sul.
Os executivos começaram se apresentando e destacaram as suas trajetórias na indústria automotiva até a chegada na Stellantis. Depois comentaram sobre a recente visita que fizeram no Vale do Silício com 20 Dealers, onde tiveram a oportunidade de visitar empresas como Google e Meta. “Falamos de Inteligência Artificial, integração de dados e jornada do cliente, destacando a visível transformação na maneira como os consumidores compram veículos. Temos que realizar um trabalho em conjunto (Montadora e Rede) para deixar essa jornada mais agradável, fluida e sedutora para que eles terminem em nossas marcas e modelos de carros”, afirmou Frederico.
Zola destacou a amplitude que o universo digital pode proporcionar para a venda de automóvel e o quanto isso pode afetar o negócio como um todo. “A Meta nos informou que diariamente 3 bilhões e meio de pessoas estão conectadas em suas plataformas. Literalmente meio mundo está todo dia navegando em seus canais. Isso nos dá uma dimensão da grandiosidade e importância que o meio digital tem. Certamente irá provocar uma seleção natural e as empresas que não se adaptarem ao digital perderão espaço. O nosso papel é tentar de alguma maneira aproveitar todas as oportunidades. Ficou muito claro a importância da integração de dados e trazendo para o nosso cotidiano, se antigamente a Montadora e a Concessionária tinham restrições de trocar entre si as informações dos clientes, hoje não deve mais existir essa resistência, pois podemos juntos aprender mais sobre o comportamento do consumidor e sermos assertivos na comunicação, gerando mais lead, mais clientes de qualidade e todos venderem mais. Este é o propósito que está por trás da integração de dados que temos debatido”, declarou Zola.
NOVOS TEMPOS, NOVAS DEMANDAS
Após as devidas apresentações, os executivos responderam perguntas que haviam sido preparadas pelos alunos, de temas como: “em qual etapa do funil de vendas as Concessionárias devem promover as suas ações de marketing?” Frederico destacou que na Stellantis não se usa o termo funil – que dá a sensação de via única – mas, jornada de compra, e neste sentido é adotado o modelo do Google que está dividido em 3 etapas: 1) clientes que não estão pensando em comprar o carro, mas têm potencial; 2) clientes que estão na fase da pesquisa e 3) clientes que entraram na etapa da compra. “A Rede pode trabalhar nas três etapas, entendendo o que cada uma delas representa. Na primeira fase, o Dealer precisa fazer um trabalho de construção da sua marca, destacar a sua notoriedade, que oferece produtos e serviços diferenciados, que está há tantos anos no mercado, entre outras informações. A Montadora nessa fase tem um trabalho complementar que é fixar na cabeça do cliente os modelos de veículos e a sua marca. Na etapa de pesquisa é preciso um trabalho mais direcionado, identificar quais são os modelos e preços que interessam aquele cliente, as ofertas que surtirão mais efeito etc. Nesta fase as ações da Montadora e Concessionária têm relevância e a integração dos dados funciona muito bem para uma abordagem mais completa. Na terceira fase, a participação da Montadora é menos relevante, sendo preponderante da Concessionária, com atenção aos detalhes, ao atendimento e serviços. Considero que todas as etapas são importantes e precisam ser trabalhadas adequadamente”, afirmou o executivo.
Um outro tema apresentado foi: “Em um mundo onde o carro não tem sido mais o grande sonho da nova geração, como transformá-lo em algo atrativo?”. Zola prontamente explicou o cenário e expôs o ponto de vista da companhia. “É factível que para o atual público jovem o nível de atratividade que o carro exerce é diferente daquele das gerações anteriores. Essa mudança comportamental está relacionada claramente à conveniência. Hoje, as pessoas tranquilamente fazem qualquer coisa por meio de um aplicativo, inclusive para atender a sua demanda para se locomover. Não há o desejo da propriedade, por isso é compreensível esse comportamento. A necessidade do automóvel permanece o que é importante, prova disso, é que globalmente, a indústria automotiva cresce, ou seja, tem mais pessoas utilizando carros, porém de outras formas (por assinatura, aplicativo, locadoras, táxis etc.). Esse comportamento certamente influência os nossos planos futuros, sem tentar convencer o jovem de que ele precisa de um carro, mas o propósito é oferecermos soluções diante da nova lógica de comportamento”, pontuou Zola.
Também foi abordada a questão sobre o posicionamento da Stellantis no que diz respeito ao conteúdo digital no estilo memes e dancinhas e, o que a Montadora espera das Concessionárias em relação à produção dos conteúdos digitais. “Cada conteúdo deve respeitar a plataforma e a marca. Além disso, é imprescindível avaliar a representatividade daquele determinado conteúdo, a etapa da jornada do cliente a ser atacada e a mensagem a ser transmitida. E sempre mensurar e corrigir quando algo não estiver funcionando como deveria”, alertou Frederico.
Zola complementou: “o mais relevante é buscar os resultados das ações e mensurá-los. Acredito no poder da criatividade, sempre mantendo os padrões e regras das marcas. Podemos e devemos evoluir em busca dos melhores resultados”.
O encontro dos executivos com os alunos do curso de Marketing Digital durou duas horas e muitos outros temas foram abordados como o alinhamento da comunicação das áreas de Vendas e Pós-Vendas da Montadora; outro ponto questionado foi como a Jeep está se preparando para a concorrência dos chineses no mercado de SUV; o funcionamento do planejamento das campanhas de marketing de varejo e muito mais.
Após a bem-sucedida experiência com os dois cursos de Marketing Digital, em breve, novidades deverão ser anunciadas pela ABRAJEEP.Edu aos seus Associados, aguardem!