Em 15 de julho de 1941, a antiga Willys-Overland Co. iniciou a produção do primeiro veículo Jeep militar. Oitenta anos depois, a marca Jeep atua em todo o mundo com uma linha de produtos em contínua expansão para novos segmentos, uma comunidade fiel de clientes e a utilização de novas tecnologias, como a dos veículos elétricos 4×4.
No Jeep Day (dia 4×4 ou 04/04) o aniversário da marca foi comemorado de forma antecipada no Brasil, com o lançamento de uma série especial
para cada um dos quatro modelos comercializados por aqui (Renegade, Compass, Grand Cherokee e Wrangler), além da apresentação da Adventure Intelligence by Jeep Connect, plataforma de serviços de conectividade que estreou no Renegade, primeiro carro conectado da marca e da Stellantis no Brasil. Pouco depois, foi a vez da apresentação do Novo Compass, com mais performance, motor turbo Flex T270 e novo design.
“Celebramos estas oito décadas de olho no futuro, com um ano repleto de novidades. Além de tudo que já trouxemos no primeiro semestre, ainda teremos em 2021 os lançamentos do Jeep Commander, SUV premium de 7 lugares que elevará o patamar de luxo da marca, e do primeiro modelo híbrido 4xe da Jeep na região. Estamos começando uma nova era para a Jeep já pensando nos próximos 80 anos”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.
Entre as novidades está o Wrangler 4×4, ícone da marca, que está liderando a ofensiva de eletrificação da marca no hemisfério Norte. O modelo está mais robusto, eficiente, ecológico e tecnicamente avançado.
Já os novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022 se destacam em termos de estilo, conforto e aventura. Os modelos para oito passageiros representam uma extensão premium da Jeep.
Durante a última década, a marca sua oferta de produto global com novas identificações como o Jeep Renegade e o novo Jeep Gladiator. A marca também expandiu sua área de produção na Europa, Brasil, Índia e China, com veículos produzidos localmente. Esse portfólio diverso de produtos e áreas de produção global, com dez plantas em seis países permitiu que a marca Jeep quadruplicasse as vendas em um período de dez anos.
Retrospecto lendário
Em oito décadas de história é possível relembrar momentos marcantes. Em 1992, no Salão do Automóvel de Detroit, Bob Lutz, então presidente da Chrysler, dirigiu o primeiro novo Jeep Grand Cherokee ZJ pelas ruas da cidade. O veículo oferecia detalhes interiores sofisticados, dirigibilidade na estrada, condução e conforto sem perder qualquer característica off-road que fez da marca Jeep uma lenda.
A chegada do Jeep Wrangler em 1986 atendeu ao desejo do público de um SUV compacto com mais conforto. O modelo é um dos veículos Jeep mais amados e de todos os tempos. Em 1987, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporation e a Jeep se tornou parte da Divisão Jeep / Eagle da Chrysler.
O Jeep Cherokee XJ 1984 foi o primeiro SUV compacto do mundo e o Wagoneer foi o primeiro SUV premium original, que mudou a percepção das pessoas sobre um veículo de tração nas quatro rodas. Isso ampliou o mercado e o apelo dos veículos 4×4 e criou o SUV moderno, que foi anunciado como “Totalmente novo, Totalmente Jeep”.
Em 1953, o primeiro Jeep Jamboree aconteceu na Califórnia e demonstrou como muitos proprietários de veículos da marca Jeep amam se reunir para se divertir e praticar a aventura 4×4. O evento é realizado em trilhas por todos os Estados Unidos e faz da Jeep uma das poucas marcas no mundo com tanta dedicação e compromisso de sua comunidade. Em cada canto do globo, todos os dias, há demonstrações de paixão dos proprietários e fãs da marca.
Em 1946, a Willys-Overland introduziu a primeira station wagon de carroceria toda em aço – o Willys Wagon, mas a grande novidade revolucionária foi em 1949 quando a tração nas quatro rodas foi adicionada ao wagon para criar o primeiro SUV. A Wagon esteve em produção por aproximadamente 20 anos, mais que qualquer automóvel americano contemporâneo de sua época. Em 1941, a Willys-Overland fornenceu um novo veículo militar para o governo norte-americano. Mais de 350 mil desses Jeeps MBs foram produzidos em 1945 e tornaram-se a base para o Jeep CJ civil que iniciaria produção mesmo antes da Segunda Guerra acabar.
Vídeo em homenagem aos 80 Anos da Jeep