ESPECIAL
Em 1992, o Jeep Grand Cherokee redefiniu o segmento de utilitários esportivos de luxo. No Brasil, o modelo é vendido desde 1994. O país recebeu todas as quatro Primeiras gerações e não poderia ficar sem a quinta e mais tecnológica geração do modelo. O carro chegou à Rede de Concessionárias no dia 09 de outubro, ainda mais inovador em termos de desempenho, conforto e funcionalidades. A versão será híbrida plug-in, utilizando a plataforma 4xe.
EVENTO PARA IMPRENSA
Entre os dias 02 e 04 de outubro de 2023, 66 profissionais da imprensa, divididos em três grupos com 22 jornalistas, puderam conhecer e fazer o test-drive da quinta geração do Jeep Grand Cherokee.
Os eventos dedicados aos jornalistas aconteceram no Restaurante Urus, no Jardim Europa, em São Paulo (SP) com brunch e almoço e o test-drive foi realizado da Praça do Vaticano até a Charles Miller, no Pacaembu, totalizando um percurso de 12 quilômetros.
Os diferenciais do Grand Cherokee Na ocasião, Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul, afirmou que o Grand Cherokee é um SUV icônico e se tornou um objeto de desejo, principalmente, após muitos famosos, como o ator Brad Pitt serem proprietários deste veículo. “Hoje, estamos aqui para escrever mais um capítulo dessa história, apresentando a quinta geração, o WL, sem perder o posicionamento premium e a essência do 4×4”, afirmou. Aquino complementou que além do veículo ser ícone do SUV mais premiado de toda a história das gerações anteriores, em 2022, foi nomeado o 4×4 Verde do Ano pela publicação líder do setor “Green Car Journal”.
Dando continuidade à apresentação aos jornalistas, Alexandre Clames e Verônica Polônio, ambos Brand Jeep, trouxeram as informações técnicas e estruturais do SUV. Sendo o modelo topo de linha, de acordo com Clames, o Grand Cherokee que chega nas cores Bright White, Baltic Grey Metallic, Diamond Black e Silver Zynith, possui o que há de melhor em tecnologia, lembrando que 100% dos carros vindos para o Brasil serão eletrificados com tecnologia PHEV, dentro da plataforma 4xe.
Quanto ao design, o carro manteve as linhas específicas que remete ao modelo anterior e o resultado é robustez e imponência. No seu interior, Clames evidenciou que o principal ponto de destaque são as telas. “São quatro telas totalizando mais de 40 polegadas espalhada pelo veículo”.
Verônica Polônio destacou que todo o esqueleto do carro foi desenvolvido com um reforço para trazer mais segurança para os passageiros. A parte dianteira ganhou estruturas de alumínio e na parte traseira o aço de alta resistência, além de oito airbags. “Devido aos equipamentos que nós trouxemos de segurança semiautônoma, o Grand Cherokee alcançou, em 2023, a prestigiada classificação em um dos mais importantes prêmios nos EUA, o Top Safety Pick+, do Insurance Institute for
Highway Safety (IIHS)”.
Outro ponto evidenciado por Verônica, foi o motor a combustão 2.0 litros com injeção direta a gasolina e dois motores elétricos de alta tensão com uma bateria de 17.3 quilowatts, que é carregada em duas horas e meia em uma tomada de 220 ou pelo Wallbox.
Everton Kurdejak, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais Jeep, explicou que o 4xe do Grand Cherokee é bem mais avançado porque tem o sistema 4×4 independente do sistema elétrico. “Você pode andar 4×4 só combustão ou só elétrico. O 4xe é somente um adicional”.
Distribuição
Chegará para a Rede de Concessionários 150 carros e a maioria dos Dealers receberá dois veículos. Atualmente, no Brasil, são 80 lojas que comercializam os carros da plataforma 4xe.
No dia 6 de outubro, aconteceu uma Live para apresentar o Jeep Grand Cherokee para a Rede de Concessionários. Aquino falou das histórias das gerações do SUV, Verônica trouxe os detalhes da parte técnica e estrutural do carro e Everton adicionou novas informações para a Rede de Concessionários. “O faturamento de estoque é 7% margem fixa + 1,5% variável (Full) com 30 dias free floor plan. O desconto para titulares é de 15% com pagamento à vista e desconto de 13% com pagamento financiado e 0% de comissão”, explicou o executivo.
Neste ano, Everton lembrou que serão 150 veículos e a expectativa em 2024 é buscar junto à matriz americana um volume maior. “Em 2024, nós teremos também produtos de volumes de vendas e em 2025, um ano de importantes novidades no mercado”, finalizou.