No final de março, o Mercado Livre realizou evento híbrido para apresentar as principais tendências globais do setor automotivo apontadas durante a última edição da NADA SHOW, em Las Vegas, considerada a maior feira automotiva do mundo com foco nos Dealers e nas tendências automotivas.
O universo digital foi destaque e o tema “Comercializando veículo em criptomoeda” ganhou evidência, já que a criptomoeda vem se popularizando, sendo levantadas as questões dos prós e contras em comercializar carros utilizando as moedas virtuais, também foram apresentadas ferramentas para que as questões fiscais nas Concessionárias neste universo de negociações fossem esclarecidas; como ajustar a carteira para que os Dealers possam receber em criptomoedas e as oportunidades que podem ser geradas a partir desta nova maneira de vender veículos.
Outro ponto abordado foi a importância de ter um website eficiente e relevante para os negócios, as estratégias para aumentar o volume de leads e apontados exemplos bem-sucedidos, finalizando com a perfeita união da experiência no site com a do showroom, unindo o universo on-line ao off line. No relevante mundo virtual, o varejo digital foi apontado como sendo mais do que uma ferramenta do site da Concessionária e, neste sentido, mencionada a importância de levar o showroom da Concessionária para o ambiente on-line, bem como, estar capacitado para oferecer uma jornada completa ao consumidor, inclusive com o envio de propostas.
No atendimento pós-vendas, a presença digital também foi abordada e ter uma boa ferramenta, inclusive com a possibilidade de o cliente realizar o agendamento dos serviços mostrou-se eficiente para a bem-sucedida experiência dos consumidores. Há casos, inclusive, em que eles recebem vídeos dos seus carros com as atualizações dos serviços que estão sendo realizados. Já em relação ao e-commerce de peças e acessórios, ele precisa estar em uma plataforma descomplicada, a informação tem que ser precisa e a entrega das peças feita com agilidade. Caso não seja feito um trabalho de reputação isso poderá impactar na retenção desse cliente.
Por fim, os crimes cibernéticos foram lembrados como responsáveis por enormes danos financeiros e de imagem, por isso, as Concessionárias precisam trabalhar com ferramentas que a protejam ao máximo destes ataques.