ABRAJEEP

ABRAJEEP

ABRAJEEP

+55 (11) 5180-4490
Email: contato@abrajeep.org.br

ABRAJEEP
Rua Arandu, 57 - 10º Andar Brooklin - São Paulo

  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Time ABRAJEEP
    • Seja um Associado
    • ABRAJEEP Vantagens
  • REDE RJDC
    • RAM
    • JEEP
    • DODGE
    • CHRYSLER
  • Notícias
    • ABRAJEEP Press
    • Blog
  • Agenda
    • Assembleia e Convenção
    • Eventos
  • Biblioteca
  • Emplacamentos
  • Contato
Área Restrita
  • Home
  • ABRAJEEP Press
  • 15ª Edição
  • Mobility Day 2018 discute negócios voltados para a mobilidade urbana
 
ABRAJEEP
ABRAJEEP
sexta-feira, 28 setembro 2018 / Published in 15ª Edição, ABRAJEEP Press

Mobility Day 2018 discute negócios voltados para a mobilidade urbana

O futuro da mobilidade urbana e as transformações que as novidades nesta área estão trazendo para os negócios estiveram no foco das discussões do Mobility Day 2018, realizado em 24 de agosto, pela StartSe. Durante todo o dia, gestores de empresas que se dedicam ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para o transporte revezaram-se no palco do Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, abordando temas como eletrificação e compartilhamento de veículos, uso de bicicletas e patinetes, serviços de socorro para automóveis, gestão de frotas, entre outros.

Na plateia, profissionais de diferentes áreas acompanharam atentos as apresentações para entender como potencializar suas decisões e investimentos com base nesse novo cenário. Também tiveram a oportunidade de conhecer, no espaço Startup Village, produtos e serviços como o SoluCX (software de gestão da experiência do cliente), Cadê Guincho (plataforma para pedir autossocorro), Rout Easy (definição de roteiros inteligentes), Splitaxi (aplicativo para compartilhar vagas em táxis), CittaMobi (informações de transporte público), Loop, E-Moving e Yellow (compartilhamento de bicicletas) e Bungo (patinetes).

 

Carros sob demanda por aplicativos

Em sua apresentação no Mobility Day 2018, Davi Miyake, chefe de estratégia e planejamento e gerente geral da unidade de negócios de táxi da 99, destacou a desconexão entre a posse e o uso do transporte como forma de revolucionar a mobilidade e melhorar a sociedade. “Utilizar o nosso serviço é mais barato do que ter um carro, para quem mora a até 12 km do trabalho, considerando combustível, impostos e outros custos de manutenção do veículo. Além disso, agora qualquer pessoa com um smartphone e um GPS pode trabalhar como motorista de serviços por aplicativo”, defendeu.   De acordo com Miyake, o objetivo da chinesa Didi Chuxing, que adquiriu a 99 em janeiro deste ano, é acelerar ainda mais seu processo de crescimento no Brasil, trazendo novidades e respeitando a cultura local. “Um dos fatores que vai estimular a disruptura da posse do carro é a eletrificação. Na China, o custo de rodagem dos veículos movidos a combustível é de US$ 0,21/km, enquanto o dos elétricos fica em US$ 0,13/km”, relatou. Com mais de 260 mil veículos elétricos rodando naquele país, a empresa também desenvolveu uma Plataforma de Carregamento Inteligente, para suportar esse ecossistema.  Outro serviço da Didi envolve parcerias com governos para monitoramento de dados da cidade em tempo real, buscando promover melhorias na mobilidade. Na China, conforme Miyake, a empresa realiza um trabalho conjunto com mais de 10 cidades e já contribuiu para a otimização de 1.200 semáforos, aliviando a carga do trânsito entre 10% e 20% nesses pontos. “A revolução da mobilidade urbana é real. Já está acontecendo”, alertou.

 

Atendimento digital 

A experiência do cliente foi o tema abordado por Fábio Marão, gerente de marketing interativo e e-commerce da Azul, no Mobility Day 2018. Para alcançar um desempenho mais favorável no atendimento digital, ele contou que a companhia aérea passou a avaliar a situação do serviço, tendo como base a percepção real dos consumidores e não mais a dos executivos, como era no modelo tradicional. “A partir dos comentários dos clientes nas redes sociais, elaboramos um mapa de sua experiência e mostramos o que estava acontecendo para todos os funcionários, de forma que estivessem alinhados para enxergar os problemas e as oportunidades”, explicou.

Como resultado, segundo Marão, a Azul conseguiu melhorar o atendimento digital dos clientes, transferindo boa parte dos check-ins para aparelhos móveis, por meio de seu aplicativo, e alcançando 77% de menções positivas sobre o uso desse serviço. “Passamos a classificar as novas ideias com foco no seu valor para o negócio e para os usuários. E buscamos tornar a experiência dos clientes mais agradável para que seja o principal fator de escolha da empresa”, complementou.

 

Centros de mobilidade

Herbert Viana, diretor de marketing da Localiza, destacou como a maior locadora de automóveis da América Latina está direcionando seus negócios para ser uma provedora de diferentes serviços que envolvem mobilidade. “Como um centro de mobilidade, nosso objetivo é fornecer o carro para conectar o consumidor a todas as possibilidades, desde a posse até somente o uso, promovendo economia e eficiência energética”, afirmou, durante o Mobility Day 2018, lembrando que a empresa já atua também na venda de veículos usados e na gestão de frotas.

Com esse avanço das locadoras em serviços de mobilidade, segundo Viana, elas tendem a se consolidar como as principais compradoras de automóveis do mercado brasileiro. “Precisamos acompanhar a mudança do perfil do consumidor, diante do maior número de alternativas que estão sendo oferecidas para sua locomoção. Hoje, o que determina a escolha do tipo de condução que cada um irá utilizar é o momento e o objetivo do deslocamento, podendo optar por carro próprio ou alugado, veículo solicitado por aplicativo, transporte público, avião, bicicleta, de acordo com sua necessidade”, avaliou.

 

Mais qualidade para usados

Outra mudança de comportamento dos consumidores vem ocorrendo em relação à compra de veículos seminovos, conforme ressaltou Maurício Feldman, CEO da Volanty, que atua na comercialização desses produtos.  “Antes havia uma preferência pela aquisição de carros novos, apesar de seu custo ser maior, pois as pessoas tinham medo de comprar um usado em más condições e ter mais problemas. Por isso, trabalhamos muito para reduzir essa diferença de qualidade e agora os clientes já se sentem mais seguros em optar por um usado, gastando menos”, argumentou.

Nos processos de decisão de compra acompanhados pela Volanty, segundo Feldman, os consumidores buscam um carro devido à uma mudança de vida, como a chegada de um filho; para elevar o status, fator ainda importante no Brasil; e para utilização no trabalho. “Estamos vendendo muitos veículos para quem deseja trabalhar como motorista de serviços de transporte por aplicativos”, observou.

 

Gestão de frotas e estacionamentos

Na área de administração de frotas, Marcos Valillo, diretor de parcerias e projetos da Pointer Cielo, mostrou como os serviços da empresa israelense vêm evoluindo com o uso de tecnologias que possibilitam realizar a gestão do combustível, telemetria, monitoramento de temperatura da carga e controle de velocidade dos veículos. “Mapeamos bem os segmentos de nossos clientes, como alimentos e bebidas, óleo e gás, construção, e procuramos desenvolver soluções customizadas para suas necessidades, além de estratégias pensadas para a cidade como um todo”, declarou no Mobility Day 2018.

Também os estacionamentos estão se adaptando para atender as novas necessidades relacionadas à mobilidade. A reserva de vagas e o pagamento por meio de dispositivos móveis, além da destinação de espaços para a recarga de veículos elétricos, estão entre as novidades que movimentam esse segmento para gerar maior comodidade aos clientes, conforme André Iasi, presidente da Estapar.

 

Patinetes elétricos 

Finalizando as apresentações do Mobility Day 2018, a Spin mostrou como seu negócio de compartilhamento de patinetes elétricos, criado em 2016, vem progredindo nos Estados Unidos. Segundo Cameron Mullen, especialista da empresa em mobilidade, o usuário encontra o equipamento e faz todas as operações relacionadas ao seu uso pelo celular, podendo deixá-lo em qualquer ponto da cidade, depois de utilizá-lo somente no trecho em que necessita.

“Esse tipo de veículo está ganhando a preferência do público em trechos entre o metrô e a residência ou para ir a um restaurante próximo e também dentro das universidades. Com um preço mais acessível, leva a pessoa até a porta do seu destino final, o que o transporte público não faz. Além disso, os usuários dizem que os patinetes são mais fáceis e agradáveis de pilotar do que uma bicicleta e não demandam esforço físico, pois são elétricos”, descreve Mullen, acrescentando que eles percorrem um quilômetro em quatro minutos.

De acordo com Mullen, para a implantação do serviço nas cidades, a Spin desenvolve parcerias com as prefeituras, adaptando seus serviços às regras locais, como uso de capacete, deslocamentos sobre a calçada, limite de velocidade, entre outras. “Nosso foco é reduzir a dependência das cidades dos carros e estamos ansiosos para iniciar uma expansão internacional”, concluiu.

  • Tweet
Tagged under: atendimento digital, mobilidade, Mobility Day

Posts Recentes

  • Ram encerra abril com forte crescimento das vendas e presença robusta na Agrishow 2025

    Ram cresce 9,5% em abril! Rampage segue entre a...
  • Digitalents: Estratégia Digital com Propósito

    Na Digitalents, unimos tecnologia, empatia e es...
  • Stellantis abre 80 vagas exclusivas para profissionais com deficiência no Brasil e na Argentina

    A Stellantis abre 80 vagas exclusivas para prof...
  • Ram confirma presença na Agrishow 2025 com novidades e experiências exclusivas

    A Ram, marca do carneiro montanhês, chega com t...
  • Ram é a nova patrocinadora oficial da NFL no Brasil e reforça sua conexão com o público brasileiro

    A Ram é a patrocinadora oficial da NFL no Brasi...
  • Jeep Nature celebra 10 anos da marca no Brasil com edição especial em Camaragibe (PE)

    O Jeep Nature chega a Camaragibe (PE) no dia 26...
  • Nova campanha da Jeep destaca patrocínios esportivos com a jornalista Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...
  • Campanha da Jeep conecta aventura e esporte com Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...
  • Stellantis reforça compromisso com a inclusão em celebração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

    Em celebração ao Dia da Libras, a Stellantis re...
  • Jeep é o SUV oficial da 30ª Agrishow e leva força, inovação e tradição à maior feira agropecuária do Brasil

    Jeep é o SUV oficial da 30ª Agrishow, levando f...
  • Fábrica da Ram em Michigan celebra marca histórica com 2 milhões de unidades da 1500 produzidas

    A fábrica da Ram em Sterling Heights celebra ma...
  • Programa Ram Society oferece benefícios e fortalece relacionamento com clientes

    O Ram Society oferece benefícios exclusivos, co...

Comentários

    Arquivos

    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • julho 2021
    • maio 2021
    • agosto 2020
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017

    Categorias

    • 14ª Edição
    • 15ª Edição
    • 16ª Edição
    • 17ª Edição
    • 18ª Edição
    • 19ª Edição
    • 20ª Edição
    • 28º Congresso e ExpoFenabrave
    • ABRAJEEP Press
    • Assembleia e Convenção
    • Blog
    • Capa
    • Chrysler
    • Dodge
    • Eventos
    • Fábrica
    • Jeep
    • Noticias
    • RAM
    • Sem categoria
    • Vantagens
    • Vlog

    QUEM SOMOS

    A ABRAJEEP é uma Associação com o propósito de representar os anseios de seus Associados, que distribuem os produtos RAM, Jeep, Dodge e Chrysler da Stellantis, sempre em um diálogo franco e aberto com a Montadora, crucial para lisura das negociações.

    WEBSITE

    • Quem Somos
    • Eventos
    • Seja um Associado
    • Blog
    • ABRAJEEP Press
    • Vagas & Oportunidades
    • Webinars
    • Contato

    CONTATE-NOS

    Rua Arandu, 57 - 10º Andar
    Brooklin - São Paulo

    11 5180-4490
    Seg a Sex. 09h às 18h

    contato@abrajeep.org.br

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    Assine nossa newsletter e receba nossas novidades no seu email.

    Copyright © 2019 ABRAJEEP. Todos os direitos reservados. Criado por AWD - Agência Way Digital.

    TOP