ABRAJEEP

ABRAJEEP

ABRAJEEP

+55 (11) 5180-4490
Email: contato@abrajeep.org.br

ABRAJEEP
Rua Arandu, 57 - 10º Andar Brooklin - São Paulo

  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Time ABRAJEEP
    • Seja um Associado
    • ABRAJEEP Vantagens
  • REDE RJDC
    • RAM
    • JEEP
    • DODGE
    • CHRYSLER
  • Notícias
    • ABRAJEEP Press
    • Blog
  • Agenda
    • Assembleia e Convenção
    • Eventos
  • Biblioteca
  • Emplacamentos
  • Contato
Área Restrita
  • Home
  • ABRAJEEP Press
  • 15ª Edição
  • Mudanças trazem desafios e oportunidades para as concessionárias
 
ABRAJEEP
ABRAJEEP
sexta-feira, 28 setembro 2018 / Published in 15ª Edição, ABRAJEEP Press

Mudanças trazem desafios e oportunidades para as concessionárias

A evolução dos negócios das concessionárias envolve esforço para proporcionar a melhor experiência aos clientes, mudanças na estrutura para oferecer novos serviços relacionados à mobilidade, utilização da tecnologia para aprimorar produtos e serviços e reforçar os relacionamentos, além de preparação dos colaboradores para atuarem com maior eficiência diante de uma nova realidade. Essas foram algumas das conclusões da mesa-redonda sobre “Novos modelos de distribuição de veículos – oportunidades e desafios”, realizada durante o 28º Congresso & ExpoFenabrave, em agosto, em São Paulo.

Bruno Portigliatti, presidente e reitor da Florida Christian University (FCU), destacou que as concessionárias brasileiras precisam se reinventar, com foco na experiência dos clientes. Ele lembrou que, após a grande crise econômica nos Estados Unidos, em 2008, quando quase 3.500 distribuidoras foram fechadas, a venda de carros precisou de transformações para se recuperar.

Nesse cenário, ganhou espaço no mercado norte-americano o desenvolvimento de ações de inteligência de mercado, passando-se a reunir informações para avaliar o consumidor, suas preferências e forma de comprar. “Com esse trabalho, observou-se que as pessoas compram experiências e foi isso que os dealers começaram a proporcionar para os consumidores. Hoje, nos Estados Unidos, o lucro por peça cobre 100% do custo da concessionária, enquanto no Brasil chega só a 55%”, argumentou Portigliatti, reforçando que é preciso oferecer o que os clientes desejam em termos de experiência.

 

Centrais de vendas de produtos e serviços

Valdner Pappa, coordenador da área educacional da Universidade Fenabrave, alertou também para uma mudança na estrutura e nos investimentos das concessionárias. “Os distribuidores precisam se transformar em centrais de venda de produtos e serviços voltados para atender as diferentes necessidades de mobilidade dos consumidores”, afirmou.

Para Pappa, lojas grandes talvez não sejam mais necessárias, já que a tendência é de aumento das vendas nos canais digitais. Ele também defendeu que apostar em oficinas multimarcas e na comercialização de carros usados pode ser bastante produtivo. Por outro lado, ressaltou que nenhuma evolução ocorre sem modificação das pessoas. “O grande desafio para os dealers está em saber se inserir nessa nova realidade, adquirindo novos conhecimentos nas áreas de inteligência artificial e, principalmente, inteligência emocional”, explicou.

 

Cliente no centro do negócio

De acordo com Sylvio Alves de Barros Neto, fundador da ZFlow, startup que tem como missão viabilizar o e-commerce automotivo, mais do que a tecnologia, o que vem transformando a cadeia é o consumidor. Por isso, acredita que é necessário colocar o cliente no centro de tudo e os avanços tecnológicos devem ser usados para aproximar mais as pessoas. “Essa era tecnológica nos obriga a sermos mais humanos, a desenvolver mais a empatia”, observou.

Barros indicou ainda que algumas soluções passam pela mudança de pensamento das concessionárias. “Talvez elas precisem começar a vender algumas horas ou alguns quilômetros para os clientes, em vez de vender o carro em si”, orientou.

 

Cabeça aberta

Também integrando as discussões da mesa-redonda, Luís Eduardo de Barros Cruz e Guião, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrave), destacou que o capital humano é o principal fator que vai nortear as mudanças e que o mais importante é ter “a cabeça aberta para o novo”.

Na opinião de Guião, a modificação do modelo de negócio das concessionárias é inevitável, e vai migrar para outros serviços de mobilidade, como compartilhamento e locação de carros. “No futuro, teremos lojas menores, showroom com realidade aumentada e virtual e funcionários mais qualificados, tornando-se técnicos, entre outras novidades”, comentou.

 

Campo de oportunidades

“É certo que há muitas dúvidas no mercado, em como agir diante de tantas mudanças. Mas acredito que existe um campo muito fértil para agir e aproveitar as oportunidades”, afirmou Félix Cardamone, presidente da ConectCar Soluções de Mobilidade Eletrônica.

De acordo com Cardamone, com uma maior interação, melhor organização dos dados e identificação das preferências dos consumidores, será possível melhorar o atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação e fidelização dos clientes. A mediação da mesa-redonda ficou a cargo de Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.

  • Tweet
Tagged under: concessionárias, ExpoFenabrave

Posts Recentes

  • Ram encerra abril com forte crescimento das vendas e presença robusta na Agrishow 2025

    Ram cresce 9,5% em abril! Rampage segue entre a...
  • Digitalents: Estratégia Digital com Propósito

    Na Digitalents, unimos tecnologia, empatia e es...
  • Stellantis abre 80 vagas exclusivas para profissionais com deficiência no Brasil e na Argentina

    A Stellantis abre 80 vagas exclusivas para prof...
  • Ram confirma presença na Agrishow 2025 com novidades e experiências exclusivas

    A Ram, marca do carneiro montanhês, chega com t...
  • Ram é a nova patrocinadora oficial da NFL no Brasil e reforça sua conexão com o público brasileiro

    A Ram é a patrocinadora oficial da NFL no Brasi...
  • Jeep Nature celebra 10 anos da marca no Brasil com edição especial em Camaragibe (PE)

    O Jeep Nature chega a Camaragibe (PE) no dia 26...
  • Nova campanha da Jeep destaca patrocínios esportivos com a jornalista Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...
  • Campanha da Jeep conecta aventura e esporte com Fernanda Gentil

    Jeep lança campanha com Fernanda Gentil, conect...
  • Stellantis reforça compromisso com a inclusão em celebração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

    Em celebração ao Dia da Libras, a Stellantis re...
  • Jeep é o SUV oficial da 30ª Agrishow e leva força, inovação e tradição à maior feira agropecuária do Brasil

    Jeep é o SUV oficial da 30ª Agrishow, levando f...
  • Fábrica da Ram em Michigan celebra marca histórica com 2 milhões de unidades da 1500 produzidas

    A fábrica da Ram em Sterling Heights celebra ma...
  • Programa Ram Society oferece benefícios e fortalece relacionamento com clientes

    O Ram Society oferece benefícios exclusivos, co...

Comentários

    Arquivos

    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • julho 2021
    • maio 2021
    • agosto 2020
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017

    Categorias

    • 14ª Edição
    • 15ª Edição
    • 16ª Edição
    • 17ª Edição
    • 18ª Edição
    • 19ª Edição
    • 20ª Edição
    • 28º Congresso e ExpoFenabrave
    • ABRAJEEP Press
    • Assembleia e Convenção
    • Blog
    • Capa
    • Chrysler
    • Dodge
    • Eventos
    • Fábrica
    • Jeep
    • Noticias
    • RAM
    • Sem categoria
    • Vantagens
    • Vlog

    QUEM SOMOS

    A ABRAJEEP é uma Associação com o propósito de representar os anseios de seus Associados, que distribuem os produtos RAM, Jeep, Dodge e Chrysler da Stellantis, sempre em um diálogo franco e aberto com a Montadora, crucial para lisura das negociações.

    WEBSITE

    • Quem Somos
    • Eventos
    • Seja um Associado
    • Blog
    • ABRAJEEP Press
    • Vagas & Oportunidades
    • Webinars
    • Contato

    CONTATE-NOS

    Rua Arandu, 57 - 10º Andar
    Brooklin - São Paulo

    11 5180-4490
    Seg a Sex. 09h às 18h

    contato@abrajeep.org.br

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    Assine nossa newsletter e receba nossas novidades no seu email.

    Copyright © 2019 ABRAJEEP. Todos os direitos reservados. Criado por AWD - Agência Way Digital.

    TOP