A data escolhida para a marca se conectar ao futuro e apresentar o primeiro Jeep eletrificado do País não poderia ser outra: o Jeep Day (04/04). “Se até aqui o Jeep Day era a celebração do universo 4×4, a partir de agora será também o dia do 4xe, que é a materialização do universo da eletrificação em nossos SUV’s. Aventura, liberdade, autenticidade e paixão sobem de patamar e ganham ainda mais capacidade com o 4xe. Sem dúvida, uma direção mais silenciosa para aproveitar a natureza, visando um futuro mais verde e tecnológico”, citou Alexandre Aquino, Diretor Brand Jeep para a América Latina, em seu discurso de abertura da Live de lançamento do Compass 4xe híbrido plug-in, que teve parte gravada no Rio Grande do Norte e parte ao vivo, sendo transmitida via YouTube e nos 40 pontos de venda da Rede Jeep selecionados para estrearem o projeto 4xe, estabelecidos em regiões que cobrem os 98% dos emplacamentos de carros híbridos e elétricos realizados no País em 2021.
O COO da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, lembrou que o Brasil é referência mundial em energia limpa, sendo mais da metade da sua matriz energética sustentável. Aliás, a escolha do Rio Grande do Norte para apresentar o Compass 4xe se deu pelo fato da região abrigar o maior parque gerador de energia eólica do Brasil, uma das matrizes de energia limpa do País. Segundo Filosa, é o cenário ideal para o desenvolvimento do futuro da mobilidade que se soma com as iniciativas sustentáveis que a companhia promove, citando o polo automotivo em Goiana, Pernambuco, onde são produzidos os modelos da Jeep e que foi o primeiro complexo industrial a se tornar carbono neutro no País e no Continente, além de ter um índice de reutilização da água no processo industrial de mais de 99% e cultivar cerca de 250 espécies nativas de plantas da Mata Atlântica. “Neste contexto, a Jeep introduz no Brasil a plataforma 4xe para oferecer SUV’s mais sustentáveis, com maior capacidade e mais tecnologia. A eletrificação é um caminho sem volta para garantirmos um futuro melhor para as próximas gerações e o 4xe irá levá-los até lá de um jeito que só a Jeep sabe fazer, com autenticidade e grande espírito de aventura”, afirmou Filosa.
O CEO Global Brand Jeep, Christian Meunier, também deixou uma mensagem especial para o mercado brasileiro. O Executivo lembrou que a Stellantis está comprometida em alcançar a pegada neutra de carbono até 2038. “A Jeep está na vanguarda da eletrificação e desempenhará um papel importante no apoio a essa meta ambiciosa. A nossa visão é “Zero Emission Freedom” e a introdução do Jeep Compass 4xe no Brasil é um primeiro passo, depois introduziremos os demais modelos. O 4xe é a nossa abordagem de eletrificação para desenvolver os veículos 4×4 mais capazes e sustentáveis do mundo Vamos assumir a liderança em eletrificação e construir um forte valor de marca”, ressaltou Christian.
PLATAFORMA 4XE
A plataforma 4xe marca o início da eletrificação da Jeep no Brasil, reunindo a motorização térmica e elétrica, esta última com bateria que pode ser recarregada em uma tomada. É a tecnologia híbrido plug-in. “Como liberdade é um dos valores da marca Jeep, com 4xe permitimos o cliente escolher a maneira como ele quer conduzir e a melhor maneira de reabastecer o carro. O 4xe é a nossa interpretação perfeitamente equilibrada entre eficiência e diversão, sempre respeitando a natureza. A escolha da Jeep pelo modelo híbrido plug-in é uma decisão acertada porque ao mesmo tempo em
que temos no Brasil diversas fontes de energia limpa e renovável ainda há poucos pontos de recarga fora das metrópoles. Então, dar o proprietário a liberdade de escolha no tipo de abastecimento e no modo da condução faz com que o híbrido plug-in seja mais inclusivo e democrático. Nós oferecemos o melhor dos dois mundos. Isso quer dizer que no modo híbrido, o 4xe otimiza a potência e minimiza o consumo de combustível”, esclareceu Aquino.
Reinaldo Siffert, Senior Brand Manager Jeep Latam afirma que o 4xe modelo híbrido plug-in é o que melhor se encaixa nas condições brasileiras e, em um futuro não tão distante deverão ser adotadas outras formas de eletrificação. “Para o 4xe escolhemos nosso campeão de vendas entre os SUVs médios, o Jeep Compass, que foi concebido baseado em quatro pilares: performance, design, sofisticação e tecnologia. O novo Compass 4xe chega para potencializar especialmente dois destes pilares: performance e tecnologia. Se a Jeep já é reconhecida mundialmente pela sua capacidade de vencer desafios fora de estrada, com o 4xe é como se turbinássemos o off-road.”
Com um forte torque em cada roda, quase não há perda de torque em transferência para nenhum dos eixos uma vez que o motor elétrico atua no eixo traseiro e o motor térmico somente no dianteiro. Outra novidade é que ele tem mais capacidade de reboque – até 600 kg (são 200 kg a mais do que o Compass turboflex, por exemplo). “Como os pilares de design e sofisticação são muito desejados pelos clientes do Compass, escolhemos a série S, que é o topo de gama para ser a base do 4xe. Mas, não é só isso, detalhes fazem a diferença e para este lançamento haverá quatro exclusivas cores: Azul Shade, Prata Glacier, Black e Branco Alpine. Importado da Itália, o novo Compass 4xe vem completo e traz novidades como: câmera 360° que chega pela primeira vez na gama Jeep no Brasil, sistema de som Alpine com 506 W de potência, recursos específicos para veículos eletrificados na plataforma Adventure Intelligence e Alexa in Vehicle”, citou Reinaldo.
Com consumo de até 25,4 km/l e autonomia superior a 900 km no modo híbrido, além de 44 km no elétrico, o Compass 4xe atinge 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de até 206 km/h. “O PowerTrain integra um conjunto composto por dois motores elétricos e uma bateria de 400V integrados a um motor turbo gasolina de 1.3l e transmissão automática de seis velocidades. Sozinho o motor térmico entrega 180 cavalos de potência e combinado aos 60 cavalos produzidos por motor elétrico totaliza 240 cavalos de potência. A direção do 4xe traz a liberdade de escolha para o motorista já que o sistema oferece três modos de condução: híbrido, elétrico e e-save. O 4×4 ficou ainda mais eletrizante. Esse é o sentimento que se tem quando se dirige o Compass 4xe”, explicou Gustavo Felicori, do departamento de Engenharia da Stellantis América do Sul.
A COMUNICAÇÃO ESTARÁ PRESENTE NOS GRANDES VEÍCULOS
Fred Battaglia, do Marketing Stellantis América do Sul lembrou que o mundo passa por um momento de profunda transformação. “Transformações épicas fazem parte da nossa história. E, hoje, estamos dividindo o mundo em dois períodos e o entendimento de que a natureza e a performance não caminham juntas ficou para trás. Fomos além, 4xe é um chamado para a revolução, revolução do entendimento do que é um carro eletrificado. Revolução da sua relação com a natureza, evolução de uma nova era.”
O Responsável pelo Marketing da Stellantis América do Sul frisou que o 4xe terá uma missão especial na composição da imagem da marca. Embora o volume do Compass 4xe híbrido plug-in seja menor, diferentemente dos demais carros importados presentes no line-up da Jeep, ele terá uma ampla divulgação e está sendo encarado, neste sentido, como um carro de grande volume. “Antes de ser
um híbrido, ele é um Compass. Acreditamos que ao veiculá-lo nos meios de comunicação de massa, essa estratégia contribuirá para impulsionar as vendas das demais versões do Compass e de toda a gama Jeep.”
Compondo as ações de divulgação do Compass 4xe, houve uma avant-première em São Miguel do Gostoso (RN), entre os dias 22 e 24 de março, com 30 jornalistas do setor automotivo, que puderam testar, antecipadamente, o primeiro híbrido plug-in da Jeep no Brasil.
O INÍCIO DA JORNADA JEEP NO SEGMENTO DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS
O Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil, Everton Kurdejak, lembrou que das 215 lojas da Rede Jeep, 40 foram selecionadas para participar do projeto 4xe e essa seleção foi de acordo com a avaliação de demanda nas cinco regiões do Brasil. “Desejamos que assim como nós, nesta etapa a Rede assuma a responsabilidade de tornar este projeto um sucesso. Apresentamos não apenas um novo carro, como também uma nova marca. Fincamos a bandeira Jeep no segmento de eletrificados.”
Em cada Concessionária 4xe haverá no estacionamento 2 vagas reservadas, sendo uma para test-drive e a outra deverá ficar livre para os carros 4xe e para os clientes que queiram abastecer já que estará instalado um Wallbox Duplo funcional (carregador de parede) para que o cliente possa fazer o recarregamento do seu veículo, gratuitamente.
De acordo com Kurdejak, haverá um trabalho de força-tarefa na Rede para incentivar o test-drive do novo Jeep Compass 4xe. “Neste carro, a experiência de direção faz toda a diferença. Cada loja terá um veículo disponível para test-drive que já começa agora em abril. A nova forma de vender, vem de pilotar, por isso, no lançamento cada loja contou com um piloto treinado para conduzir o test-drive e tirar o máximo proveito do desempenho do Compass 4xe. Apostamos que quem dirigir vai se apaixonar pelo carro e irá comprá-lo”, concluiu Everton.
CONDIÇÕES ESPECIAIS E WELCOME KIT LUXUOSO
O primeiro Jeep eletrificado do País teve um Welcome Kit bastante especial e luxuoso, oferecido ao primeiro cliente de cada uma das 40 lojas Jeep que adquiriu o Compass 4xe, composto por 1 Wallbox e a instalação.
No lançamento os clientes também contaram com condições diferenciadas como financiamento com a primeira parcela para 180 dias, taxas especiais, taxa ainda mais especial para os clientes Next Jeep, além de um modelo diferenciado de financiamento sazonal.
Em relação à política comercial, o Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil explicou que a fila de clientes para a compra do Compass 4xe será administrada pela própria Rede. “Só serão realizados faturamentos via Venda Direta e nós iremos faturar na ordem que o Dealer solicitar. A política comercial prevê uma cota mensal de no mínimo 3 carros por loja. A Concessionária é avaliada por performance de qualidade de Vendas e Pós-Vendas.” Para obter o bônus de performance sobre os carros 4xe, cada Dealer tem uma cota de 9 carros faturados e emplacados por trimestre. Além disso, o Compass 4xe conta para o bônus de qualidade de vendas global. E, por fim,
em relação à elegibilidade para estar apto a bonificação extra de performance, o Dealer deve oferecer test-drive e ter na loja instalados todos os requisitos para a infraestrutura do 4xe.
Kurdejak finalizou a Live de lançamento agradecendo toda Rede pelo engajamento e parceria. “Nós ainda não conhecemos o real potencial desta marca. Mas, juntamente com a Rede estamos prontos para construir uma extraordinária trajetória.”