ESPECIAL
Executivos da Stellantis resumem o desempenho de suas respectivas áreas em 2022, citam as questões externas que interferiram diretamente nas atividades, as estratégias adotadas, os reflexos nos negócios para a Montadora, Banco e Rede e compartilham as expectativas e os rumos a serem tomados em 2023.
ALEXANDRE AQUINO
VP DA JEEP PARA A AMÉRICA DO SUL
“2022 FOI O ANO DE GRANDES LANÇAMENTOS DA JEEP, 2023 SERÁ O ANO DE FORTALECER AS EXPERIÊNCIAS”
EM 2022
“2022 foi um ano muito representativo para a Jeep. Estamos muito próximos de confirmar, mais uma vez, a liderança entre os SUV’s, pelo sétimo ano seguido, no Brasil. É um feito impressionante até mesmo para uma marca tão icônica quanto a Jeep.
Em 2022, lançamos o Jeep Renegade, deixando nosso ícone ainda mais tecnológico, capaz e versátil, contando com o motor turbo flex, o mais potente da categoria. Inauguramos nossa gama eletrificada com o lançamento do Jeep Compass 4xe, que veio para incrementar o line-up vencedor do Compass, alcançando a marca de 400 mil unidades produzidas neste ano. Além da entrada no mundo da eletrificação, trouxemos o Jeep Gladiator, uma picape com o DNA da Jeep, que pode propiciar experiências exclusivas, como a direção open-air, reforçando ainda mais nossos pilares de aventura e liberdade. Além destes importantes lançamentos em 2022, tivemos o
primeiro ano cheio do Jeep Commander e ele continuou surpreendendo, sendo líder isolado entre os SUV’s grandes, com mais de 45% de participação em outubro e acumulado de mais 35% no ano.
Ações como o Jeep Experience, que voltou com força total neste ano, impulsionaram ainda mais nossa performance. Demonstram, não só a capacidade e versatilidade dos nossos produtos, mas também a paixão e o espírito de aventura da Jeep. Outras ações que ocorreram ao longo do ano, como o lançamento do nosso programa de relacionamento, o Jeep Wave, e do nosso cartão de crédito, o Jeep Card, com benefícios exclusivos para quem é e para quem quer ser cliente, amplificam o senso de comunidade da nossa marca”.
PARA 2023
“Entraremos fortes para 2023, com todo nosso line-up renovado e se consolidando em um mercado em que a concorrência vem buscando participação. Será importante ressaltar os diferenciais, a capacidade e a versatilidade dos nossos produtos, oferecendo oportunidades de experiência para nossos clientes. Este, inclusive, será um dos grandes focos da marca Jeep para 2023: experiência. O Jeep Experience foi um grande sucesso em 2019 e, agora no retorno, em 2022. Esperamos continuar crescendo os eventos para o próximo ano e reforçando a aventura atrelada à nossa marca. Em 2023, fortaleceremos ainda mais nossa gama eletrificada com o lançamento do Grand Cherokee 4xe, o SUV mais premiado de todos os tempos, que vai elevar nosso patamar de sofisticação e, com certeza, será mais um grande sucesso. A mensagem que deixo para a Rede é: com o foco, a motivação, o engajamento e o excelente trabalho de vocês que chegamos aqui e, iremos ainda mais longe, juntos, no próximo ano. A Jeep é uma marca icônica e apaixonante, e vocês são os amplificadores dessa mensagem para o nosso cliente. Vamos juntos! Isso é Jeep”!!
EVERTON KURDEJAK
VP SÊNIOR DE OPERAÇÕES COMERCIAIS JEEP E RAM PARA O BRASIL
“A FORÇA DA JEEP, A POTÊNCIA DA RAM E AS ESTRATÉGIAS COMERCIAIS PARA AS MARCAS”
EM 2022
“O ano de 2022 começou de uma maneira e termina de outra, por isso é tão desafiador para nós, da Montadora, e para Rede. Todos precisaram mudar suas regras e planos para se adaptar à nova realidade.
No começo do ano, as Montadoras possuíam grandes carteiras, ou seja, grandes filas de clientes para um ou outro produto e, no nosso caso, para todos os produtos. No final do primeiro trimestre, entre fevereiro e março, muitas Montadoras já não possuíam mais essa carteira, mas tinham os veículos para pronta-entrega. A Jeep foi a última a ter uma grande carteira e passamos praticamente o ano inteiro com mais clientes do que carros, mesmo com a concorrência tendo à pronta-entrega e realizando ações comerciais e publicitárias agressivas, os nossos clientes preferiram esperar para ter o seu Jeep. Isso demonstrou toda a força da nossa marca, que passou por um
forte teste de desejo e louvor.
No mês de novembro começamos acelerar as ações comerciais e dezembro teve a carta comercial mais forte, mostrando que a Jeep está preparada. Ainda temos uma carteira de clientes bastante interessante e, certamente, uma das mais ou a maior no mercado.
As produções estão mais alinhadas, a Jeep bateu 14.000 carros produzidos no mês de novembro. A situação de microcomponentes está numa tendência de melhora, embora haja riscos eminentes para as Montadoras.
Até o momento tivemos a liderança em todos os meses e esperamos completar todo o ano de 2022 nesta posição. É um ano de liderança muito forte, focado nos volumes via Rede de Concessionárias e isso é muito importante, embora o volume total da Jeep seja menor em 2022 versus 2021, devido a menor produção em virtude dos problemas de suprimentos que tivemos. As vendas via Rede aumentaram em um patamar de quase 10%, o que mostra toda a parceria com a Jeep fortalecendo a sua Rede”.
PARA 2023
“Para o próximo ano, nós temos, em termos de volume, uma expectativa muito positiva. Primeiro com a ampliação da entrega do volume da Jeep e um lançamento emblemático da Ram que, efetivamente, coloca essas marcas em um patamar bem mais elevado de entrega do que foi o ano de 2022. Por outro lado, é um ano de desafios, onde as projeções de mercado entre as Montadoras apresentaram muitas diferenças, porém quando olhamos para a média, chega-se em torno de até 10% melhor do que este ano. Já os fatores econômicos e externos serão determinantes para a oferta de crédito e, consequentemente, para um aquecimento de mercado. A Jeep e a Ram esperam fazer de 2023 um ano muito forte. Primeiro, porque a Jeep terá um volume de produção mais estável, principalmente após o segundo semestre. Mês a mês a situação de componentes vai melhorando e, acreditamos que se estabilize até a metade do ano que vem. Também concluímos alguns investimentos na fábrica de Pernambuco para a extinção de alguns gargalos. E, na marca Ram, o lançamento emblemático do carro que será o mais moderno fabricado na América Latina. Mediante todos estes pontos, as expectativas são ótimas, embora os fatores econômicos e de mercado possam ainda ser uma incógnita”.
FREDERICO BATTAGLIA
CMO DA STELLANTIS SOUTH AMERICA
“OS GRANDES ACERTOS DE MARKETING DA JEEP E RAM”
EM 2022
“2022 foi um ano incrível para o Marketing da Jeep. Conseguimos reforçar o pilar experiência e retomamos o Jeep Experience, que é um dos grandes diferenciais da marca e foi um sucesso por onde passamos. Nas redes sociais, a Jeep trouxe embaixadores de marca, como o Fernando Fernandes e a nossa CFO para viver intensamente o lifestyle Jeep e mostrar tudo que nossos carros são capazes. Também foi um ano marcado pelas diversas ações Jeep. Entre as principais, relembro: em abril, a Jeep anunciou ser a nova patrocinadora do programa No Limite. Durante as exibições do reality show, os participantes tiveram a oportunidade de realizar provas nos diversos veículos da marca, como os Jeeps Wrangler e o Novo Renegade, Commander e até mesmo o recémlançado, Compass 4xe, o primeiro veículo híbrido plug-in da marca. Além disso, durante o programa, a Jeep revelou
a chegada da sua primeira picape ao Brasil, a Gladiator, que estreou em rede nacional. O vencedor da edição 2022 ainda teve a oportunidade de ser premiado com o Novo Renegade Trailhawk.
Já em maio, o lançamento da campanha, criada pela agência Fbiz, para o novo Jeep Renegade mostrou como a natureza pode ser um parque de diversões para quem está dirigindo o SUV da marca com novo motor turbo flex T270. A campanha foi exibida em canais como Multishow, GloboNews, Sportv, Space, TNT, TNT Séries, Warner e Discovery Channel. Além disso, também pode ser visto nas redes sociais da marca.
Durante o mês de junho, foi anunciado a primeira “Chief Freedom Officer”, a CFO da marca Jeep no Brasil: Cristiane Marques. A criadora de conteúdo sobre viagens foi a vencedora do projeto inédito na indústria automotiva. O anúncio da mais nova parceira da marca foi realizado em uma ação desenvolvida em parceria com a Fbiz, agência que assinou todo o projeto junto à marca, e divulgado nas redes sociais Jeep. O processo seletivo contou com mais de sete mil inscrições.
Após anunciar Cris Marques como a primeira Chief Freedom Officer da marca, a Jeep convocou em julho mais uma personalidade de peso para viver as mais autênticas aventuras a bordo dos carros da marca: o apresentador, atleta e creator Fernando Fernandes para ser o seu novo embaixador e viver o verdadeiro espírito Jeep.
Para proporcionar uma autêntica experiência Jeep aos consumidores, a marca trouxe de volta o Jeep Experience, evento que reuniu apaixonados pela marca em um circuito cheio de aventuras e atividades. No espaço, os jeepeiros puderam conhecer todos os modelos da marca”.
Para a Ram, podemos pontuar como as principais ações da marca em 2022:
“A participação na 65ª edição da Festa do Peão de Barretos. Na ocasião, a Ram reforçou a sua parceria de longa data com o maior rodeio da América Latina. Entre os veículos participantes do evento, estavam as Ram 1500 e 3500.
Em agosto também foi anunciado a parceria entre a Ram e a Paramount, que tinham como proposta levar uma picape inspirada no icônico veículo de John Dutton, protagonista da série Yellowstone. A Ram 3500, inspirada no carro do personagem foi apresentada durante a Festa do Peão de Barretos. Já em setembro, a campanha da Ram Classic usou a realidade virtual no Instagram e Facebook para transportar o público ao universo da nova muscle truck. Os clientes ainda puderam contar com uma playlist de rock no Spotify (para escutar a seleção de músicas, basta acessar a plataforma, ir em playlist e digitar na busca Ram Classic – Amantes do V8) que traduziu toda a intensidade da picape. A proposta foi oferecer mais experiências aos consumidores fiéis do icônico motor V8 HEMI. Para completar a campanha de lançamento foi divulgado um filme com muita ação do novo modelo, o mais potente da categoria, ao lado da Ram 1500 Rebel.”
PARA 2023
“O ano de 2023 vai ser muito especial para a Jeep, pois a marca voltará para a TV aberta. Será uma maior exposição da Jeep e de seu line-up durante todo o ano. A marca Ram tem grandes projeções de crescimento, seja com a gama de picapes, seja como marca. O que vimos este ano é só o início dessa trajetória de muito sucesso e novidades que reforçam o poder inigualável que as nossas picapes e marca despertam nos clientes. A Jeep é uma marca muito especial no grupo, e coleciona fãs por onde passa. Mas os primeiros embaixadores dela precisam ser os vendedores, por isso contamos com vocês sempre e buscamos manter um diálogo aberto para ter inspirações de quem está na ponta, no contato direto com o consumidor”.
BRENO KAMEI
VP DA RAM PARA A AMÉRICA DO SUL E RESPONSÁVEL PELO PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS E PRODUTOS STELLANTIS PARA A AMÉRICA DO SUL
“A EXPANSÃO E FORTALECIMENTO DA RAM NO BRASIL”
EM 2022
“2022 foi um ano espetacular para a marca. Houve alguns problemas logísticos no início do ano, mas que foram superados. Contudo, tivemos uma concentração de volume de vendas no segundo semestre, que compensou. Em novembro, por exemplo, vimos os números de emplacamento superarem os do ano anterior, elevando a marca, mês após mês, e trazendo uma perspectiva para finalizar o ano no Top 3 do ranking entre a categoria de veículos premium no Brasil. Algo, que há três anos era impensável, mas que hoje, nós conseguimos.
Obviamente, temos alguns fatores que foram, e são, essenciais para isso. Tivemos um relacionamento muito profissional entre a Rede e Montadora, que executou e entregou um plano estratégico muito robusto. Foram quatro lançamentos desde 2019, dois só no último ano e a Rede se estruturando de uma forma rápida, mesmo durante o período da pandemia, não só do ponto de vista do showroom e oficina, mas também do treinamento das forças de Vendas e Pós-Vendas, além da expansão do número de pontos de vendas.
Estamos muito felizes e, obviamente, percebemos na Rede entusiasmo, motivação e engajamento com a marca, de uma forma excepcional e, esperamos, que continue assim”.
PARA 2023
“Nós vamos continuar com diversas dessas ações que são necessárias em termos de adequação do número de Pós-Vendas e finalizações de algumas obras em Concessionária. Do ponto de vista de produto, também temos grandes novidades e serão anunciadas, em janeiro na CES 2023 (Consumer Eletronics Show). Já publicamos isso oficialmente no canal de comunicação Stellantis. A CES é maior feira de eletrônica do mundo de inovação, onde vamos apresentar a nossa nova Ram 1500, 100% elétrica, dando início também a uma nova fase da marca mundialmente. E, no Brasil, vamos ficar juntos nessa inciativa, além de ter alguns outros lançamentos que antecipamos na nossa Convenção.
Desde o fim de 2019 até o momento, tivemos muitas novidades e uma exposição positiva para a Ram, com um aumento de volume expressivo. Eu diria ainda que, em 2023, vamos subir essa régua para um ano sem precedentes e esperamos que a Rede também venha com muita motivação para construirmos mais esse capítulo da marca.
A mensagem para a Rede é de agradecimento pelo relacionamento de confiança que expandimos com a marca Ram, assim como conseguimos com a Jeep. Foi fenomenal o trabalho que nós conseguimos desempenhar conjuntamente até aqui. Agradeço tudo o que foi feito e reforço meu otimismo frente às novidades que compartilhamos até agora para mais uma vez e, definitivamente, 2023, ser o ano da marca Ram”.
PAULO SOLTI
VP DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO E SERVIÇOS PARA A AMÉRICA DO SUL
“AJUSTES E MUDANÇAS QUE VÊM REFLETINDO NOS MELHORES RESULTADOS DO NPS”
EM 2022
“Após um início de ano difícil em função das mudanças de metodologia, onde passamos a adotar o NPS como métrica da satisfação dos nossos clientes, iniciamos um forte processo de recuperação, em parceria com a ABRAJEEP e toda a Rede Jeep, para a qual reforçamos nossos agradecimentos pelo comprometimento e resiliência.
A partir de abril, após receber da ABRAJEEP uma pesquisa de satisfação respondida por toda a Rede Jeep, iniciamos um trabalho interno da estrutura Mopar, a fim de melhorar a nossa prestação de serviços e prover mais autonomia para a Rede, principalmente nas soluções técnicas. Desde julho estamos aplicando o Standard Global da Stellantis na Assistência Técnica e isso tem colaborado com a evolução da qualidade dos nossos produtos e serviços, pois forma uma base estatística de informações, permite um maior foco na busca da solução e gera uma maior autonomia. O engajamento da Rede Jeep foi fundamental para iniciarmos esse processo de uma maneira muito eficiente.
Da mesma forma estamos promovendo mudanças na Garantia, que em breve serão percebidas pela Rede, com o objetivo de tornar mais ágil o atendimento aos nossos clientes. Os resultados de NPS do segundo semestre de 2022 são encorajadores, parabéns à toda a Rede por isso”.
PARA 2023
“Como já mencionado sobre 2022, no segundo semestre tivemos muitas mudanças na nossa estrutura da Stellantis e na forma como seguimos com os resultados da Rede, com uma equipe de campo dedicada, que chamamos agora de Dealer Coach, com foco nos processos e para garantir que os planos de ações da Rede sejam realmente eficientes e ataquem a causa das melhorias a serem aplicadas. Os resultados encorajadores de NPS alcançados no segundo semestre de 2022, aliados às mudanças que já fizemos nos permitirão iniciar 2023 em um bom nível de qualidade. Isso tudo nos fortalecerá para buscar resultados de NPS acima dos 90% e colocar a Jeep, novamente, como a melhor marca em satisfação de cliente do País. Um outro indicador importante a ser seguido é a avaliação do Pós-Vendas pelos nossos clientes, na pesquisa “Os Eleitos da Revista 4 Rodas”, que em 2022 nos colocou na 5ª posição, porém, foi uma excelente recuperação, comparado aos anos anteriores, o que demonstra que estamos no caminho, mas, ainda temos que ganhar terreno, para estar no topo e a Rede já provou que sabe fazer.
Por fim, não podemos perder de vista que a satisfação dos nossos clientes com os serviços de Pós-Vendas é uma alavanca importante para melhorar, cada vez mais, os índices de taxa de absorção, que já estão em um nível muito bom, mas há espaço para melhorar por meio da ampliação da fidelização dos clientes nas nossas oficinas, vendas de pneus e acessórios, entre outras. Outra grande oportunidade para melhorar a rentabilidade está nas vendas de peças no atacado, indicador que também será seguido de maneira mais consistente em 2023.
Gostaria de finalizar agradecendo, em nome de todo o time Mopar, pela grande parceria e engajamento da ABRAJEEP e toda Rede Jeep em 2022 e, com a certeza de que estamos prontos para ter um 2023 ainda melhor”.
JOÃO PAULO TOSCANO FILHO
DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DA REDE STELLANTIS PARA A AMÉRICA DO SUL
“A EXPANSÃO E AS ESTRATÉGIAS PARA AS REDES JEEP E RAM”
EM 2022
“Foi mais um ano desafiador. Convivemos ainda com problemas da pandemia, falta de componentes, novos lançamentos da concorrência, alta dos custos etc., mas as Redes de Concessionárias Jeep e Ram podem comemorar os resultados alcançados. Diante de todo este cenário há expectativa de se romper a barreira dos 10 milhões de reais média/grupo em resultado operacional (ROS) e geração de caixa pela primeira vez. Uma das fortes razões para este resultado foi o controle dos custos e investimentos. Estamos fazendo de forma calculada as expansões das Concessionárias, seja para aumentar as oficinas e atender ao crescente parque circulante, seja para aumentar os showrooms e expor da melhor forma possível os modelos das marcas, analisando cada necessidade, ponto a ponto. Também estamos aumentando as equipes de vendas, de acordo com o crescimento das receitas e conseguindo negociar muito bem os valores de aluguéis dos imóveis, autorizando sempre que possível relocalizações e/ou divisão de estruturas com outras marcas do Grupo Stellantis. Como tem sido em todos os anos nas Convenções da ABRAJEEP, o Desenvolvimento da Rede tem apresentado uma grande novidade para o negócio. Neste ano, apresentamos o novo conceito Smart Dealer que tem por premissa reduzir a distância de conveniência para os clientes, disponibilizando um ponto de prestação de serviços de assistência técnica e venda de peças, com um menor investimento e baixo custo operacional, possibilitando também que os clientes tenham um lounge confortável e possibilitam realizar test-drive, ajudando-os na escolha do seu próximo veículo das marcas Jeep e Ram”.
PARA 2023
“Olhando para o futuro próximo, já iniciamos a expansão da Rede Ram. Em dois anos, estamos saindo de 52 pontos de vendas para 110 para suportar o lançamento de um veículo de produção nacional e o significativo aumento do volume de vendas e assistência técnica. As localizações destes novos pontos foram identificadas em um profundo estudo de geomarketing, privilegiando, sempre que possível, os atuais Concessionários da marca Jeep.
Publicamos o novo padrão de identidade visual da marca Jeep e a sua adequação para a junção das marcas Jeep e Ram em um mesmo ponto de venda. Já vamos para o oitavo ano com o padrão atual e estava no momento de atualização.
Também temos o desafio de aumentar a fidelidade dos clientes com respeito às três primeiras revisões, dentro do período de garantia, com qualidade do serviço, processos bem executados, equipe treinada e engajada, pacotes de serviços com preços competitivos e agendamento dentro das expectativas.
Desta forma, as Redes estarão certamente mais preparadas para enfrentar a concorrência e atender os clientes com excelência nos próximos anos”.
GUNNAR MURILLO
PRESIDENTE DO BANCO FIDIS (JEEP BANK E RAM BANK)
“AS SOLUÇÕES FINANCEIRAS PARA AS REDES JEEP E RAM”
EM 2022
“Ao longo do ano, o Banco trabalhou muito próximo da Montadora e Rede. Nós temos que gerar resultados até para fazer frente aos investidores, contudo, o nosso resultado pode ser impactado pela saúde financeira da Rede, uma vez que nós concedemos créditos para ela e é para isso que queremos chamar atenção. Hoje, a Rede vem colhendo bons resultados, mesmo após o período crítico da pandemia com processos extremamente difíceis e que nos trouxe momentos de tensão e atenção. No entanto, agimos rapidamente, tomamos ações rigorosas e que, felizmente, geraram liquidez aos Dealers, consequentemente, o Banco passou a ter uma carteira bem mais saudável.
Sob o ponto de vista de varejo houve uma mudança significativa e, historicamente, inédita. A combinação de aumento de demanda maior que oferta, associada a veículos novos e com preços elevados, fez com que aqueles que tivessem acesso a aquisição de carros fossem clientes diferenciados, com forte poder aquisitivo. Assim, tivemos um fenômeno onde o volume de veículos 0km adquiridos à vista superasse o volume de financiados e na Rede Jeep esse comportamento foi mais evidente. Enquanto no mercado 60% das vendas eram financiadas – este ano, particularmente, caíram para 50%; na Rede Jeep não ultrapassou os 40%. Em contrapartida, tivemos um crescimento no financiamento de veículos usados, o que de uma certa forma, acabou compensando o volume de vendas.
Também foi um ano em que consolidamos o Next Jeep como o produto de fidelização dentro da Stellantis, que obteve mais de 40% de vendas financiadas. Outro dado relevante foi que neste ano superamos os três bilhões de carteira. Desde o começo, já financiamos nove bilhões.
E não poderia deixar de citar os lançamentos dos cartões de crédito Jeep e Ram. Ainda estamos começando as operações, mas são produtos que trarão, além de benefícios e experiências para os clientes, significarão um importante e forte instrumento de fidelização”.
PARA 2023
“Haverá novidades para a Ram. Teremos a divisão dentro do Financial Service da Stellantis, haverá produtos específicos, como o Next Ram e uma divisão para atender toda a Rede. Um outro ponto importante que estamos trabalhando com a Rede e Montadora são as linhas de crédito para a Rede Ram. Atuaremos firmes para atender as necessidades, com o objetivo de aumentar o volume.
Ainda nos planos para 2023, trabalharemos o consórcio Ram. Será um instrumento fantástico, dadas as características de perfil do consumidor da marca. O consórcio é uma ótima ferramenta para aquisição de veículos de maneira planejada.
A nossa visão em relação aos juros está muito alinhada com o mercado atual, ou seja, em função dos desafios fiscais que o governo tem e que são frutos dos resultados de como a economia vem seguindo nesses últimos anos e, principalmente, nas vésperas da eleição. Mas, o fato é que os desafios fiscais farão com que não haja muito espaço para a redução das taxas de juros, que deverá permanecer em dois dígitos, em 2023.
Há expectativa de redução para o final do ano, ainda em dois dígitos, e este ponto é relevante, pois afeta bastante o nosso negócio. Assim, temos que estar muito bem-preparados, com estratégia de varejo e com a de faturamento para a Rede.
Estamos bastante atentos aos movimentos que irão acontecer neste primeiro momento, principalmente, na formação de Governo, a coalização entre as forças políticas. Será um ano desafiador, mas encontraremos formas de lidar com as taxas de juros. Deixo aqui o meu agradecimento pela parceria e engajamento que estamos tendo, mutuamente, com a Rede e a Montadora. Todo o sucesso que alcançamos até aqui, não teria sido alcançado se não fosse esse trabalho em conjunto com a Rede. Continuem contando comigo e com o time do Banco”.