Neste segundo biênio (2025-2026) à frente da ABRAJEEP, juntamente com a nova Diretoria, iniciamos o ano diante de novos desafios. A indústria automotiva global atravessa um período crítico, impactado por transformações estruturais, tensões geopolíticas e mudanças nas preferências dos consumidores.
Diante desse cenário, alguns dos principais temas abordados na nossa primeira reunião com a Diretoria da Stellantis incluíram a análise do fechamento de 2024, projeções e estratégias para 2025-2026, e a revisão das políticas comerciais para vendas de peças, sempre com o objetivo de aprimorar a distribuição e o atendimento aos clientes. Além disso, acompanhamos a evolução das tratativas sobre a implantação do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) para as marcas Jeep e Ram.
As tensões comerciais entre Estados Unidos e China continuam a remodelar o setor automotivo global, exigindo da nossa Associação adaptação, inovação e uma visão alinhada às últimas tendências e tecnologias do mercado.
Entre os dias 23 e 26 de janeiro, a ABRAJEEP marcou presença na Convenção NADA Show 2025, um evento essencial para trocas de conhecimento, negociações e networking. Durante o evento, tive a oportunidade de me reunir com Antonio Filosa e reafirmar que o Brasil continua sendo uma prioridade para o Grupo Stellantis. O encontro reforçou nosso compromisso com o crescimento e fortalecimento do mercado automotivo brasileiro.
Nesta edição da ABRAJEEP, ampliamos nossa oferta de conteúdo com novas editorias para proporcionar diferentes perspectivas relevantes para nossa Rede. Entre as novidades estão:
- Carros & Economia – O economista Francisco Mendes analisa o mercado de automóveis e comerciais leves para 2025;
- Mobilidade Global – Discutimos os principais desafios decorrentes das tensões entre EUA e China e seus impactos na indústria automotiva;
- Visão Automotiva – Com foco em inovação, tecnologia e futuro, abordamos a recente exclusão dos híbridos leves da lista de eletrificados;
- Histórias sobre Rodas – Uma imersão nas memórias CJDR, com destaque para o baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone, que restaurou um Jeep Willys 1944 e o levou à Normandia nas comemorações do Dia D;
- Auto Curioso – Descobrindo curiosidades sobre os veículos CJDR, nesta edição exploramos a presença icônica do Jeep em alguns dos mais de 7 mil filmes e séries.
Espero que apreciem as novidades e desejo a todos um excelente trabalho.
Eduardo Meneghetti
Presidente da ABRAJEEP