O ano de 2023 chega com muitos desafios, seja na perspectiva do cenário macro, seja na perspectiva do nosso negócio e, também, para a Diretoria que assume neste biênio (2023-2024) a direção da ABRAJEEP.
Para o Brasil, especialistas afirmam que a expectativa é de um crescimento modesto, por volta de 1%, que tem a ver com a diminuição do impulso relativo à reabertura da economia após a pandemia. Somado a isso, temos a taxa de juros em patamar elevado (com a Selic atualmente a 13,75% ao ano), que deve continuar travando o crescimento econômico. Não podemos deixar de citar as incertezas e grandes expectativas relacionadas ao novo arcabouço fiscal para o País, que deve substituir o teto de gastos; o desafio em equacionar a questão fiscal; dentre tantos outros pontos. A agenda é conhecida, agora é preciso que o Governo trabalhe nela. Nesta primeira edição do ano da ABRAJEEP PRESS trouxemos uma entrevista com o Economista-Chefe do banco Bradesco, Fernando Honorato, que traz a sua visão sobre o atual momento econômico.
Quanto ao mercado automotivo, a Anfavea, espera um crescimento de 2,2% na produção de veículos em 2023. Para as vendas, a previsão é de 2,17 milhões de unidades licenciadas em 2023, 64 mil unidades acima de 2022. Apesar da perspectiva de melhora no fornecimento de peças, que representou um dos principais gargalos nos últimos dois anos, a Anfavea manifestou preocupação com a alta dos juros e seu impacto sobre a demanda pelos veículos.
De acordo com a Fenabrave, as vendas de veículos devem pelo terceiro ano seguido se manter em torno de 2,1 milhões. Dúvidas sobre a condução da política econômica e de medidas como ajuste fiscal ainda indefinidas no novo Governo também foram citadas pela entidade como justificativa ao conservadorismo dos prognósticos para 2023.
E nós da Rede CJDR vamos enfrentar os desafios com um portfólio Jeep forte, ampliado e renovado, além de contarmos com um reforço que chega neste ano: o Grand Cherokee, na plataforma 4xe. Quando falamos em Ram, o desempenho da marca e o seu crescimento no mercado brasileiro são surpreendentes, levando a marca a ser a 3ª na categoria premium em emplacamentos e, em abril, chega ao mercado a Ram 1500 Limited e a previsão para o segundo semestre é uma versão nacional da Ram, que será produzida na fábrica de Goiana, em Pernambuco, levando ainda mais competitividade para o segmento de picapes premium. Novidades também na Rede Ram, que chegará ao fim de 2023 com 95 Concessionárias e a meta de 80% delas revitalizadas, de acordo com o novo padrão e inauguradas as unidades do projeto Ram House.
E, não poderíamos deixar de divulgar os vencedores do DNA Jeep e Ram Titans. Aproveitamos para parabenizá-los, assim como a Rede pelo engajamento e empenho nestas importantes competições.
Temos uma grande novidade para anunciar à Rede, a nossa Associação acaba de lançar a sua plataforma de EaD – Educação a Distância, denominada ABRAJEEP.Edu. Por meio de parcerias com instituições renomadas serão disponibilizados cursos customizados com conteúdos voltados para a Rede. Inauguraremos esta área educacional com a ESPM e o curso de Marketing Digital, que tem previsão de início no mês de abril.
Em nome da Diretoria que assume a ABRAJEEP no biênio (2023-2024) quero agradecer, novamente, a confiança e saibam que não mediremos esforços neste trabalho, visando um futuro cada vez mais próspero para todos nós!
Eduardo Meneghetti
Presidente da ABRAJEEP