Em um intervalo de menos de três anos, a Ram faz o seu quarto lançamento no Brasil. A expansão da marca no País comprova o potencial do mercado brasileiro.
Desde 2019, a marca de picapes premium vem realizando importantes investimentos no Brasil. Com o retorno das ações presenciais, este ano trouxe o Ram Arena para vários estados brasileiros – promovendo a experiência off-road com as picapes nos grandes centros -, também investiu em patrocínios e parcerias estratégicas em eventos como rodeios, campeonatos de hipismo e surf. Essas ações possibilitaram aproximar os clientes da marca, permitindo experimentações dos produtos.
Com uma forte presença no universo agro, a Ram em seu planejamento de expansão tinha a proposta de trazer as picapes para um ambiente urbano e isso acaba de ser realizado por meio da Ram Classic.
Produzida no México, a nova picape recebe o título de classic muscle truck em virtude do seu icônico motor HEMI® V8 de 5,7 litros e 400 cv de potência e por conta do seu design atemporal, com linhas que resgatam o estilo big-rig da segunda geração das picapes Ram, na década de 1990. “A Ram Classic se posiciona no topo da categoria D-picapes e não tem concorrentes quando comparamos o que ela entrega em termos de tecnologia, potência e conforto”, pontua Breno Kamei, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul.
LIVES APRESENTAM AS ESTRATÉGIAS DE PRÉ-VENDAS
No mês de julho, em Live direcionada à Rede Ram, foram apresentadas as informações e estratégias relacionadas à pré-venda da Ram Classic. Naquela ocasião, Everton Kurdejak, Vice-Presidente de Operações Comerciais da Ram para o Brasil explicou que seriam disponibilizadas 10 unidades da picape por ponto de venda e os pedidos registrados no canal BtoB, garantiriam o prazo de atendimento de no máximo 2 meses, a contar a partir do lançamento da Ram Classic em 15 de setembro. Após o décimo pedido de cada loja, realizado após a Live de lançamento no dia (15/09), as demais unidades vendidas entrariam na fila única, seguindo a ordem de horário que foram registradas no sistema. “Programamos um bom volume para atender os clientes ainda neste ano e fizemos um pré-acordo com a matriz nos EUA para um aumento de 50% de volume, ainda neste ano. A nova Ram Classic é a oportunidade para a Rede alavancar o faturamento no segundo semestre de 2022, inclusive contribuirá para impulsionar os resultados do programa Ram Titans, que premiará os três melhores Dealers do Brasil”, explicou Everton.
CONCESSIONÁRIOS REALIZAM TEST-DRIVE
No dia 18 de agosto foi realizado o evento de apresentação e test-drive da Ram Classic para a Rede Ram no campo de provas Pirelli, considerado o maior complexo multipistas da América Latina, no Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP). Após a apresentação da picape feita pela equipe da Stellantis foi o momento de cada
Concessionário sentir a experiência de dirigir a nova muscle truck, dando duas voltas na pista com o instrutor ao lado. Houve também uma experiência de drag race para testar o motor V8, ou seja, dois Concessionários, um contra o outro, acelerando na reta de meia milha para ver quem era o vencedor.
Para José Carlos Dourado, Sócio-Diretor da Via Motors do Grupo Primavia, de Palmas (TO), a Ram Classic traz o DNA Ram com muita segurança. “É inacreditável o que nós vivenciamos na pista. A Ram Classic certamente surpreenderá os nossos clientes, além de ser uma oportunidade para quem deseja entrar no universo Ram e ter o privilégio de dirigir e sentir a segurança, o conforto e a robustez da nossa marca”.
José Carlos acredita que com a chegada da Ram Classic será alcançado uma base de clientes muito maior. “Nosso portfólio cresce com mais um produto bem-posicionado, desejado e de grande qualidade para o nosso negócio”.
Sob o ponto de vista de Ricardo Alves, Gerente Regional da Sul Jeep e Ram, de Curitiba (PR), fazer o test-drive foi muito importante, mas sentir o motor V8 dentro da pista e poder ter a retomada rápida nas saídas das curvas, é algo diferente que não se encontra nas ruas. “Aqui no circuito nós temos alguns dos concorrentes da Ram Classic e só de olhar o carro, você já percebe a superioridade e quando o cliente for dirigir e sentir o carro terá a certeza de que a Ram Classic é muito diferente e superior”, comentou.
Para Ricardo, a perspectiva de negócios é positiva porque a picape chega como entrada na gama Ram, com um custo mais baixo que a 1500 Rebel e “sem sombra de dúvida, o potencial de venda da Ram Classic será ótimo, a picape irá atingir uma parcela muito maior de clientes”.
Alessandro Maia, Presidente da McLarty Maia e Vice-Presidente da ABRAJEEP, ficou impressionado com o desempenho da Ram Classic durante o test-drive e comentou: “não é um carro concebido para andar na pista, mas a picape se saiu muito bem, além de proporcionar uma sensação incrível”.
Alessandro está otimista com o novo produto porque é a porta de entrada para a marca em um segmento que vem crescendo exponencialmente. A picape premium trará volume e um novo público para a marca Ram. “Vamos atingir o público da concorrência que sentirá o que é uma picape com potência, com motor V8 ‘falando alto’. Este público de picape que gosta de esportividade virá para a nossa marca”.
Ao sair do test-drive, Eduardo Meneghetti, Diretor-Executivo da Marajó e Vice-Presidente da ABRAJEEP, se impressionou com a dirigibilidade da Ram Classic e destacou o motor V8, as rodas com aro 20 e os 400 cv da potência que sentiu na pista.
Eduardo enalteceu o evento como marcante para um novo nicho de mercado, principalmente ao entrar em uma faixa de preço menor e que deve atrair mais clientes. “A perspectiva para as vendas é muito boa e o desempenho da pré-venda já vem demonstrando isso. Traremos um público que ia para a concorrência, pois não tínhamos um carro que contemplava a faixa de preço, por exemplo, da Amarok ou Hilux. Eu não tenho dúvidas de que é mais um sucesso à vista”, concluiu Eduardo.