ESPECIAL
Aguardada com uma grande expectativa, a picape produzida no Brasil é um marco na trajetória mundial da Ram e inaugura um novo segmento dentro da categoria de picape premium
Na noite do dia 20 de junho, em um evento dedicado à Rede de Concessionários para apresentar a nova Ram, Breno Kamei, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul relembrou que desde 2019, quando a marca iniciou o seu processo de expansão e a trilhar o caminho para tornar a Ram uma marca relevante no segmento premium, o propósito foi transformar o significado de picape para os brasileiros. “Nós fizemos isso com a nova geração da 2500, com a Rebel 1500, com a 3500 Classic e, mais recentemente, com a 1500 Limited. Isso nos trouxe a segunda posição no ranking de marcas premium no Brasil e, desde 2022, as vendas não param de crescer. Neste cenário, os clientes passaram a desejar cada vez mais as nossas picapes pela força e potência dos seus motores; pela capacidade de carga, reboque e off road; pelo luxo nos detalhes e pela alta tecnologia embarcada, ou seja, passaram a desejar o valor das picapes inigualáveis Ram”, citou um entusiasmado Breno, em sua fala para os convidados que estiveram no espaço ARCA, em São Paulo, em um lançamento apoteótico da Rampage, com coquetel, jantar e para finalizar show da dupla Chitãozinho & Xororó.
O executivo continuou sua fala acrescentando que muito embora as vendas estivessem crescendo, havia uma importante parcela de possíveis clientes que apontavam duas questões cruciais que limitavam a aquisição de uma Ram: 1) o preço – superior aos concorrentes no segmento premium e 2) as cidades brasileiras não foram estruturadas para as gigantescas picapes norte-americanas. “Esse sonho acabou tirando o nosso sono, então, decidimos começar a trabalhar em uma nova proposta, assim nasceu a Rampage: com a essência da Ram, mas no tamanho do sonho dos brasileiros. Vamos, novamente, redefinir o que uma picape pode ser. Obviamente para fazer isso precisávamos de um nome forte daí a inspiração na Rampage, uma picape compacta com muita esportividade, desenvolvida nos Estados Unidos décadas atrás e que remetesse aquilo que desejamos promover no segmento de picapes no Brasil, uma vez que o seu significado literal é fúria, alvoroço!”.
A expectativa, segundo Breno, é que a Rampage contribua para que a marca se mantenha nesta trilha de picapes premium e o objetivo de levar a marca à liderança do segmento, atraindo, inclusive, diversos novos clientes que agora terão a possibilidade de entrar para a família Ram.
O Vice-Presidente da Ram para a América do Sul aproveitou o momento em que toda a Rede Ram estava reunida para agradecê-la, estendendo o seu agradecimento à ABRAJEEP pelo apoio incondicional desde o início neste projeto. “Até aqui foi uma surpreendente e vitoriosa jornada com as picapes importadas e agora iniciamos um novo capítulo com a Rampage. Sempre tivemos muita transparência nesta construção da marca Ram no Brasil, dividimos com os Concessionários e a Associação, os projetos, os desafios, as vitórias…e a Rede respondendo à essa expansão da marca no Brasil com os investimentos. Deixo mais uma vez, aqui registrado, o meu agradecimento, agora é acelerarmos as vendas!”, ressaltou Breno.
Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul, não pode comparecer ao evento, mas deixou o seu recado por meio de um vídeo: “é um orgulho imenso trazer ao mercado um projeto único como a Rampage, resultado do trabalho em conjunto das áreas de engenharia e de design norte-americana, que é quem inventou a picape e a brasileira, com a sua típica criatividade, proatividade e capacidade de surpreender. O resultado é este produto incrível que vocês estão vendo e terão a oportunidade de trabalhar. Aproveitem o evento e boa sorte a todos”.
A PRODUÇÃO NO BRASIL
Primeiro veículo da Ram concebido e desenvolvido no Brasil, foram mais de três anos de trabalhos neste projeto, que envolveu as equipes norte-americana e brasileira, mais de 800 engenheiros e técnicos no País, superando 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. O investimento na picape passou de R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis está alocando no Brasil, entre 2018 e 2025.
Breno destacou o desafio de produzir a Rampage no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE). “Temos expertise, um time industrial fortíssimo, mesmo assim foi um grande desafio já que a planta de Pernambuco foi projetada para produzir três modelos de veículos – agora com a Rampage já são cinco carros produzidos na unidade. Foram milhares de pessoas que trabalharam incansavelmente por mais de três anos e que não mediram esforços para que este projeto se realizasse. Este é o nosso trabalho!”
A RAMPAGE
As linhas imponentes e impactantes da Rampage também tiveram a colaboração dos designers norte-americanos, que trouxeram as características marcantes dos desenhos das desejadas Ram 1500, 2500 e 3500. A carroceria é toda nova e foi dada uma atenção especial às proporções de todos os volumes, para que ficasse “musculosa”, de qualquer ângulo que se veja. Os designers também trabalharam para que cada versão da Rampage pudesse mostrar uma identidade específica.
Peter Fassbender, Vice-Presidente Design Stellantis América do Sul, destacou que o trabalho com a Rampage teve as formas e proporções em um estilo mais jovem e esportivo. “Essa foi a diferença da nossa proposta, além de ter trabalhado em cada milímetro para mostrar a robustez da picape nacional e passar a ideia de ‘imponência’ e ‘impacto’, que se tem quando ela é vista de fora”, concluiu.
Durante a apresentação da picape na Convenção da Rampage para a Rede, realizada no dia 21 de junho, Juliano Machado, Diretor Brand Ram Brasil, trouxe mais detalhes sobre a picape nacional, destacando os detalhes do veículo. A Rampage chega em três versões, cada uma com personalidade: Laramie, Rebel e a mais esportiva R/T (Road/Track, Estrada/Pista), todas com câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. São duas opções de motores, a 2.0 turbo (tanto à diesel, quanto à gasolina) e o novo turbo gasolina Hurricane 4. “Estamos trabalhando no Brasil com um portfólio incrível da Ram e agora junta-se à gama de picapes importadas, a nacional Rampage, configurando a picape mais potente e veloz do Brasil”, salientou.
A POTÊNCIA DO MERCADO BRASILEIRO
Para a Ram Internacional, o mercado brasileiro é uma potência, representando mais de 60% do volume de vendas da América do Sul, razão pela qual houve o apoio desde o início do projeto para a produção de uma picape no Brasil. Presente no evento dedicado à apresentação da Rampage para os Concessionários, Bob Graczyk, Vice-Presidente da Ram Internacional falou que nos últimos cinco anos foi construído uma base forte para a marca Ram no Brasil.
Sobre a Rampage, o executivo comemorou: “É um produto muito importante para o Brasil e mundialmente para a marca. Acredito que com os volumes previstos para o Rampage no período de um ano, o Brasil poderá sair da quarta posição no ranking mundial da Ram, para ocupar o terceiro lugar que hoje é do México, ficando atrás apenas dos EUA, que é o primeiro e o Canadá que ocupa a segunda posição”, afirmou Bob.
O Vice-Presidente da Ram Internacional lembrou da força do agronegócio no Brasil, um mercado forte para a Ram e destacou também o ótimo trabalho dos Dealers na expansão da marca para essa área e, acrescentou: “agora com a nova Rampage e os preços que anunciamos, imagino que as oportunidades para as pessoas adquiram a picape da nossa marca aumente consideravelmente. Isso é muito empolgante”. Bob ainda declarou que o mercado brasileiro irá absorver provavelmente 90% do volume de Rampage na América do Sul.
OS DIFERENCIAIS DO PÓS-VENDAS
Paulo Solti, Vice-Presidente de Peças de Reposição e Serviços para a América do Sul, apresentou durante a Convenção da Rampage, os planos de garantia, manutenção programada e as opções de acessórios. O Pós-Vendas desenvolveu serviços e produtos diferenciados para o lançamento da Rampage.
O Ram Life, por exemplo, é a forma do Pós-Vendas estar presente em todos os momentos ao longo da jornada do cliente. “A Rampage é o carro que tem a manutenção mais barata do mercado frente aos concorrentes dos segmentos de picape”. A soma das revisões até 60 mil km é de R$ 4.464 nas versões com o motor turbo diesel e de R$ 6.120 quando equipada com o Hurricane 4. Valores bem inferiores aos praticados pela concorrência. Lembrando que as revisões serão feitas a cada 20 mil km (diesel) e a cada 12 mil km (gasolina) ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
O Ram Care é uma inovação para que a Rede possa comercializar mais de um produto, como por exemplo, o cliente leva o carro para fazer a manutenção e sai com o veículo completamente limpo, cristalizado e higienizado. “É um pacote a mais que pode ser oferecido ao cliente e uma oportunidade muito interessante para a Rede de Concessionários”, explicou.
Em relação à customização para o lançamento há um portfólio de mais de 35 acessórios originais Mopar, dos quais se destacam itens como os estribos elétricos, o RamBar – santantonio da Ram –, capota marítima rígida (elétrica ou manual), tapetes off-road (com bordas elevadas), entre outros.
Uma das novidades apresentadas no lançamento Rampage é que a Ram vai ser a primeira Montadora do Brasil, na América Latina, a lançar um programa de acessórios em 3D. De acordo com o executivo, o cliente vai poder baixar seis desenhos (dois suportes para carregadores de celular, porta-objetos com ganchos para lixeirinha, divisória interna, emblema Ram e a cabeça do carneiro vintage, no estilo dos ornamentos de capô usados pela Dodge nos EUA entre os anos 1930 e 1980) e imprimir esses acessórios gratuitamente em uma impressora 3D. “Isso é só mais uma maneira de criarmos uma comunidade em torno da marca Ram com os nossos clientes e fazer com que eles possam realmente colaborar na construção do desenvolvimento de acessórios. Personalização, diferenciação e disrupção é o que trazemos no Pós-Vendas da Ram”, finalizou Paulo.
A Rampage terá garantia total de 3 anos com a possibilidade de adquirir extensão (ampla ou de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, atingindo até 5 anos de cobertura.
RAM: VICE-LÍDER NO MERCADO PREMIUM EM BUSCA DA LIDERANÇA
Everton Kurdejak, Vice-Presidente de Operações Comerciais Jeep e Ram para o Brasil, reforçou que a expectativa com a Ram é ser líder no mercado premium automotivo brasileiro. De 2019 até maio de 2023 houve um crescimento de 1500% e hoje, a marca é vice-líder perdendo para a BMW. “Se hoje temos 18,3% de market share e somos vice-líder, certamente, com a Rampage o nosso objetivo está mais perto de ser alcançado não em um mês, não em um trimestre, mas já no acumulado do ano em 2023. Para isso, vamos ter que acelerar as vendas e meus amigos industriais terão que correr muito com a produção”, enfatizou.
O Vice-Presidente de Operações Comerciais Jeep e Ram para o Brasil comemorou a expansão da Rede de Concessionárias, que até o dia 17 de agosto deverá chegar a 100 lojas. Há três anos eram 36 unidades e este ano começou com 56. “Até o final do ano teremos um volume de 110 lojas, além disso até o fim deste ano, começo do próximo, serão quatro unidades da Ram House”.
Lançamento da Rampage nas Concessionárias – No dia 17 de agosto acontecerá o tão aguardado Open Door da Rampage, a segunda fase de pré-venda, quando as Concessionárias abrirão suas lojas para lançar a picape e apresentá-la aos clientes. Cada ponto de venda terá um carro disponível para test-drive.
“Este lançamento merece um grande evento e a Rede Ram já demonstrou em outras ocasiões que sabe fazer muito bem essa lição de casa. Estamos sugerindo que cada loja convide 60 clientes para que possam conferir a novidade, um evento simultâneo em toda a Rede que totalizará em mais de 6 mil clientes com oferta especial para os primeiros compradores”, mencionou Everton.
Os resultados da primeira fase de pré-venda – No dia 22 de junho aconteceu a primeira fase de pré-venda que foi 100% on-line e em que estavam programadas como lote inicial 500 unidades. O resultado foi a comercialização de 514 unidades em apenas 19 minutos. Esses clientes receberão gratuitamente o pacote opcional Elite que custa R$ 6 mil: som premium Harman Kardon, banco do passageiro com ajustes elétricos e luz ambiente interna. “Ficamos impressionados! Vendemos 500 unidades na pré-venda da Rampage em menos de meia hora. Por isso, resolvemos aceitar mais pedidos e finalizamos com 1.604 vendas em 1 hora “, citou Everton.
AS BOAS IMPRESSÕES DOS DEALERS
Convidados para o lançamento da Rampage, os Dealers em dois dias, 20 e 21 de junho, puderam conhecer de perto os detalhes da picape nacional, participar de test-drive, conferir as informações e condições comerciais em uma Convenção preparada especialmente para a Rede.
Presidente da ABRAJEEP, Eduardo Meneghetti, afirmou que a Rede não poderia ter tido uma melhor impressão em relação à Rampage. “O tamanho da picape é ideal para os centros urbanos, podendo perfeitamente ser usado tanto nas cidades, quanto no campo, além da potência do motor, do conforto e luxo do carro, e o preço que possibilitará a muitos clientes, que desejavam ter uma Ram, entrarem para a marca, ou seja, não tenho dúvidas que vamos dar ‘trabalho’ para a concorrência. Agora é cuidar da qualidade do produto, do prazo de entrega, fazer uma venda consciente e surfarmos a onda”, afirmou.
Eduardo reforçou que a Rede de Concessionárias acredita no potencial da marca. Somente na repaginação para se adequarem ao novo padrão mundial e para a inauguração de novas lojas são aproximadamente R$ 150 milhões. “Os investimentos são proporcionais ao tamanho da marca, que vem em um processo acelerado de ampliação de portfólio, agora também com produção nacional. Assim como aconteceu com a Jeep, no segmento brasileiro de SUV, agora estamos escrevendo uma história de muito sucesso no mercado de picapes”, comparou o Presidente da ABRAJEEP.
Prestes a inaugurar a segunda Ram House – flagship store da marca, no mundo, Sérgio Maia, ex-Presidente da ABRAJEEP e CEO do Grupo SAGA de Goiânia e que trabalha com a Ram desde 2015, não tem dúvidas quanto o sucesso da Rampage em sua praça. “A Ram em Goiânia tem o maior mercado no Brasil e isso se deve a duas características: o agronegócio, que é um grande consumidor Ram e o perfil do consumidor que tem na marca sinônimo de status. Eu diria que 50% dos consumidores compram por precisarem de uma picape para as atividades de trabalho e 50% dos consumidores por uma questão de status e neste quesito a Ram supera qualquer outra picape do mercado, por isso, que agora com a Rampage temos o melhor dos dois mundos: uma picape que atende a necessidade de trabalho e de uso urbano com a característica de uma picape de luxo similar às importadas e bem mais acessível”, explicou.
Também presente no evento, Rachel Tsung Gobbi, Diretora do Grupo T-Line, que está com as operações Ram desde janeiro de 2023, fez o test-drive na Rampage R/T e ficou impressionada com o desempenho e o conforto da picape. “Estava faltando uma opção como essa no mundo automotivo. É a entrada para quem deseja ter uma Ram. Eu acabei de fazer o test-drive e fiquei realmente maravilhada com a sua performance. É um carro forte, com uma direção muito suave, não dá a impressão de que está dirigindo uma picape. É perfeita para o uso urbano com o seu tamanho mais compacto. Os clientes estão ansiosos e a nossa expectativa é de vender muito bem, será um sucesso!”, declarou Rachel.