ESPECIAL
CONVENÇÃO ABRAJEEP 2023
Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior Comercial de Operações Jeep e Ram, durante a abertura da Reunião Ram, falou sobre o importante mercado de picapes e afirmou que a Ram e a base de crescimento da marca, no Brasil, está apoiada, sem dúvidas, no movimento que envolve a Rampage. “Movimento, aliás muito relevante, porque passa a fazer com que as pessoas que estabeleceram um nível de desejo incrível por meio das linhas importadas Ram, tenham a oportunidade de concretizar a aspiracionalidade em uma picape Ram, produzida nacionalmente e mais acessível”, destacou.
No entanto, Zola afirmou que esse movimento de marca deve ser feito com muito cuidado, já que o volume da Rampage é muito superior ao das importadas. “Não podemos perder o nível de aspiracionalidade que existe nas importadas. Temos que garantir que tudo aquilo que os consumidores esperam de uma marca premium, de uma marca de luxo de picapes continue sendo feito. Mesmo que hoje a gente tenha o advento da Rampage, que é mais do que bem-vindo, ampliando a nossa participação no mercado e que nos dá uma possibilidade incrível de aumentar o market share. É importante que combinemos esses dois movimentos para não perder, absolutamente, nada sob o aspecto de desejo em relação à marca”.
Dentro do segmento de picapes, as categorias C, D e F, nas quais a Ram atua, são exatamente, os que devem ter um crescimento mais amplo em 2024. “Olhando tudo o que aconteceu neste ano e o que esperamos que aconteça em 2024, especificamente, nas categorias C, D e F de picapes, a projeção do mercado é de um volume de aproximadamente 275 mil veículos em 2024, que significará 12% do mercado de picapes. Dentro deste cenário, a nossa pretensão é de continuar a evoluir com a Ram de maneira bastante rápida. Hoje, o volume atual da picape nacional gira em torno de 2.700 unidades, mas o nosso compromisso é evoluir à medida que gerarmos demanda e não o processo inverso, ou seja, produzir carros e depois transferir o nosso estoque para a Rede”, ressaltou o Vice-Presidente Sênior Comercial de Operações Jeep e Ram.
Mais uma vez, Zola, destacou que pautado naquilo que foi estabelecido em relação à clareza dos problemas enfrentados e apesar da situação na Ram ser mais confortável do que na Jeep, também há desafios pela frente e um deles é a estratégia do estoque. “Como eu já disse, precisamos adequar os estoques da Rede ao tamanho da demanda atual. Não faz sentido transferir para as Concessionárias um estoque elevado para não perder vendas. O estoque vai ser do tamanho que vocês acharem que tem que ser para não perderem vendas”.
Ram importada – Também entrou em pauta o estoque das importadas, destacando que é preciso encontrar a melhor solução, sem que necessariamente todo o estoque tenha que estar nas Concessionárias. “Precisamos estabelecer as estratégias e encontrar as soluções ideais para que isso não pese no estoque da Rede. Esse é o caminho que usaremos para adequar nossas estratégias”, pontuou o executivo.
O segundo ponto exposto na Reunião Ram foi sobre uma equipe comercial na Rede dedicada exclusivamente à Ram, assim como a Montadora fez recentemente, incluindo a chegada da Raquel Ribeiro, que passa a cuidar da área comercial da marca. “Se não tivermos uma equipe especializada em Ram, teremos problemas”, declarou.
Sobre as políticas comerciais, Zola, disse que vem sendo realizado um trabalho consistente para que se consiga chegar a um equilíbrio das ações de Vendas Diretas e Varejo. “É fundamental que a gente evolua para corrigir problemas como estoques de carros antigos e que seja uma política adequada e perene”.
Antes de finalizar a sua participação, o executivo lembrou que a evolução que envolve a Ram não para com a chegada da Rampage. “Temos muitas outras novidades. Há muita coisa acontecendo nos EUA em relação a produto, especialmente, aos importados, que são bastante relevantes”, garantiu Zola.
As novas políticas comerciais
Raquel Ribeiro, que assumiu como Diretora Comercial da Ram, se apresentou aos convidados e falou da representatividade de 2023 para a marca, destacando dois importantes momentos: o lançamento da 1500 no 1º semestre e no 2º semestre a chegada da Rampage, proporcionando uma expansão do line-up e no volume, mas também apontou os obstáculos e como seguirão os trabalhos.
A executiva mostrou a evolução na participação de mercado. Em outubro, o market share da Ram no segmento de picapes médias e grandes eram de 13,6%. Em novembro, atingiu 15% e no acumulado do ano entregou 5,6% de market share, estando à frente de Renault e Mitsubishi. Também em novembro, a Rampage foi o terceiro carro mais emplacado dentro do segmento, à frente da Ranger e de Montana, reforçando o poder e o desejo da marca.
Com o aumento do volume e expansão do line-up Ram, Raquel afirmou que se faz necessária uma separação das equipes comerciais da Jeep e Ram na Rede, assim como aconteceu na Montadora, passando olhar o negócio com mais foco. “Os Dealers que já fizeram esse movimento tiveram uma performance bastante positiva. Esse será o ponto de atenção que vamos trabalhar com todos”.
A Diretora Comercial afirmou que também se fez necessário a expansão da Rede de Concessionários para suportar esse momento da marca e o volume. O ano de 2023 começou com 59 pontos de vendas e termina com 123 lojas. A Montadora ainda identificou algumas oportunidades de melhorias em relação à política comercial.
Em 2023 foram identificadas algumas oportunidades de melhorias em relação à política comercial. “A nossa política comercial era voltada para o segmento de picapes, não favorecia os canais corretos de vendas, gerando alguns problemas, além da volatilidade dessa política. Identificamos também problemas na política de remuneração variável com muitos KPIs. Agora, estamos desenhando uma política comercial simples e alinhada com o mercado, onde estarão muito bem estabelecidos os canais, inclusive vamos construi-la em parceria com o departamento de Venda Direta”.
Outra questão que a Diretora Comercial comentou foi sobre a carteira de pedidos. “Com esse novo momento da marca, de transparência e verdade, precisamos entender os números reais e ninguém será penalizado. O momento é de ‘arrumar a casa’. Eu peço que revisitem as carteiras para termos qualidade no nosso negócio. Precisamos de uma política perene, pois só assim conseguiremos mensurar a efetividade das nossas ações comerciais. Outro ponto muito pleiteado é em relação à política de remuneração variável, que estamos construindo e tenham certeza de que será uma política simples focada em performance”.
O índice de satisfação dos clientes da marca está em ótimo patamar e recebeu elogios da executiva. “Entregamos o terceiro quarter acima de 95% de satisfação dos nossos clientes, parabéns a todos, especialmente por sustentarem esse resultado em outubro”, avisou Raquel.
Sobre 2024, a expectativa é que seja muito melhor. Para suportar esse objetivo e fortalecer a imagem da marca, a Ram estará em 100 eventos programados para o ano de 2024. “Quero agradecer a Rede pelo ótimo trabalho realizado em 2023 e dizer que estou aqui para juntos continuarmos a entregar excelentes resultados”, concluiu Raquel.
Fabio Meira, Vice-Presidente de Vendas Diretas Stellantis Brasil falou em seguida e reforçou que assim como acontece com a Jeep, está sendo reescrita a história de Vendas Diretas da Ram. “Uma história mais nichada, porém com oportunidades nas áreas do governo, frotistas e agronegócio, este último que tem tudo a ver com o universo das picapes Ram, que é a ‘Ferrari’ das picapes. Temos, por exemplo, uma participação bem interessante nas feiras agro. Esse foi o primeiro ano que dividimos os estandes da Jeep e Ram, começamos a criar essa autonomia para a marca Ram, dando a importância que ela tem. Participamos de 11 feiras e basicamente 30 delas regionais. Quero reforçar de como é importante cuidarmos dessa marca, que é especial, de como é importante cuidar do nosso negócio e da saúde financeira para realizarmos negócios positivos e rentáveis”, frisou Fabio.
Resultados financeiros e novidades no Ram Titans
O Diretor de Desenvolvimento da Rede Stellantis para a América do Sul, João Paulo Toscano Filho, na Reunião Ram dividiu com os presentes alguns resultados financeiros como o ROS – Resultado de Operação sobre Vendas e explicou que a partir de janeiro de 2024, os resultados para Jeep e Ram serão separados.
A campanha Ram Titans também foi citada e destacadas as novidades, que são praticamente as mesmas do DNA Jeep, como a entrada do Banco Stellantis, colocando as suas regras e critérios comerciais, que passam a valer 8,3 % na formação do ranking para a viagem internacional, que terá como destino a Espanha, e pela primeira vez reunirá os vencedores de todas as marcas do Grupo Stellantis. As demais elegibilidades continuam: NPS Vendas (YTD) mínimo 88%, NPS Pós-Vendas (YTD) mínimo 85%, market share mínimo 70% da média nacional, estrutura do cronograma do novo padrão de instalações Ram e Ram Connect mínimo 70% de ativação.
Evolução no Pós-Vendas
Paulo Solti, Vice-Presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul, começou apresentando a evolução no Pós-Vendas da marca Ram. Em 2023 o car parc cresceu 90%, foram mais de 4 mil passagens e um ticket médio de mais de R$ 4 mil com receita projetada para R$ 214 milhões.
Em acessórios, Paulo afirmou que também houve uma evolução bastante positiva com mais de 70% e um tíquete médio de acessórios, o que representou um ótimo volume de vendas. “Muitos Dealers nos procuraram que estavam faltando acessórios. Estamos adequando a produção com os fornecedores para atender a Rede. O cliente está disposto a adquirir acessórios e temos que aproveitar esse momento e surfar na onda. Na Ram conseguimos incorporar o ‘espírito’ Mopar, a acessorização e personalização dos carros são bem representativas”, afirmou.
Para 2024 as projeções para o Pós-Vendas são muito boas e, especialmente, com a chegada da Rampage. Estima-se que o crescimento no car parc será mais de 200% e as passagens mais de 12 mil. Um ponto de atenção colocado por Paulo foi para que a Rede se prepare, se estruture para essa demanda elevada em meados de junho, quando chegar o momento da primeira revisão dos clientes, sem perder o patamar de qualidade que o cliente Ram está acostumado e deseja. “Temos que continuar a trabalhar em conjunto e a palavra-chave é preparação!”, finalizou o executivo.
Comunicação da Rampage muda o patamar da marca
“Com a Rampage aparecemos em todos os lugares. Estamos muito satisfeitos com o lançamento, que nos levou para lugares que nunca tínhamos estado. Mudamos completamente o patamar da marca”, avaliou Frederico Battaglia, Vice-Presidente de Marketing & Comunicação de Marca da Stellantis América do Sul, citando que mais de 39 milhões de pessoas foram alcançadas, houve mais de 3 mil inserções na TV, mais de 80% share de buscas no Google e 8 vezes mais vendas digitais.
Frederico afirmou que apesar de estarem em lugares de visibilidade como a televisão, a internet, os eventos regionais e nos locais de proximidade com o consumidor, não se pode perder que é uma marca premium sendo preciso preservá-la em um patamar que mantém elevado o desejo do consumidor nacional pelas picapes importadas Ram.
Em 2024, o objetivo é dar continuidade no trabalho que foi realizado em 2023 e reforçar a questão do posicionamento de luxo. Outro aspecto citado é estar cada vez mais próximo do público ‘A’ por meio de eventos como a Festa de Peão de Barretos, Circuito Sertanejo e outros similares. “Vamos continuar acelerando com a Rampage, que é o carro-chefe de volume e de rentabilidade. Vamos construir uma nova campanha em 2024, trabalhar em conjunto e reforçar nossa presença digital”, concluiu Frederico.
Vem muitas novidades por aí
Diretor de Brand Ram para a América do Sul, Juliano Machado, antes de apresentar algumas novidades da Ram, fez um breve overview sobre a marca no Brasil. Destacou que nos últimos quatro anos forem seis lançamentos (2500, 1500 Rebel, 3500, Classic, 1500 Limited e Rampage), citou a expansão da Rede que chegou no fim de 2023 com 123 Concessionárias e as três unidades da Ram House, com a breve inauguração da quarta. Juliano também compartilhou que desde setembro a Ram estava no ranking Top 10, em outubro foi para o Top 5 das picapes mais vendidas e, em novembro chegou a terceira posição.
Em relação às novidades, serão diversas na linha Ram, entre edições comemorativas, motor 3.0 V6, versão elétrica, D-picape e muito mais. “O plano de produto é bastante ousado. Vamos continuar investindo nas importadas, não iremos desacelerar com a Rampage. O mercado precisa de novidades e nós iremos atrás delas”, finalizou Juliano.