São Paulo – Em sua quinta edição, o concurso Effie College acaba de ser realizado e desta vez a Ram foi uma das marcas participantes, recebendo propostas para seus cases. A competição reuniu trabalhos publicitários de grupos de dezenas de faculdades.
O desafio para os estudantes que trabalharam com a marca das picapes mais desejadas foi de criar uma comunicação para colocar a Ram 1500 Rebel mais presente em centros urbanos de médio e grande portes. Afinal, a marca já é consagrada no universo do agronegócio, graças à Ram 2500 – vendida oficialmente no Brasil desde 2005 –, enquanto a 1500 desembarcou no ano passado representando a primeira incursão da Ram em ambientes mais metropolitanos.
A equipe que fez o melhor trabalho para a marca foi da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/FACOM), de São Paulo. O grupo formado por Anne Liz Góes Bruno, Beatriz Amorim, Isabella Fioretto e Thiago Brito venceu com o projeto “O Poder de Desafiar o Óbvio”, que foi avaliado dentro dos seguintes critérios: estratégia, insight, objetivo, criatividade, execução da ideia e metodologia de medição de resultados.
Segundo os estudantes vencedores, o título do trabalho se relaciona com o fato de a Ram 1500 Rebel representar não somente uma escolha incomum para o cliente de veículos na faixa de preço dela mas, acima de tudo, uma forma de fazer a pessoa se sobressair.
Criado nos Estados Unidos em 2009, o Effie College é uma iniciativa inspirada no Effie Awards, sendo realizada no Brasil desde 2017, por meio da revista Meio & Mensagem.