Organizado pela revista Frota & Cia, o Prêmio Lótus Campeão de Vendas é dedicado a veículos comerciais e acaba de chegar à 30ª edição com duas categorias vencidas pela marca Ram, a única especializada em picapes premium no mercado nacional.
Topo de linha da gama, a novata Ram 3500 foi a agraciada entre os caminhões semileves (classificação pelo PBT* (peso bruto total) acima de 3.500 kg), por ter sido o modelo mais vendido em 2022 nessa categoria, com 2.201 emplacamentos. Na edição anterior da premiação, a Ram 2500 já havia se destacado e agora foi a vez da 3500. Lançada em março passado, o modelo rapidamente assumiu o posto de picape mais vendida da marca.
A Ram também conquistou o Prêmio Lótus Campeão de Vendas como marca de caminhão semileve, ao liderar o segmento, que também inclui a amplamente consagrada Ram 2500 – importada oficialmente para o Brasil desde 2005. Juntas, os modelos somaram nada menos que 40% de participação na categoria.
Terceiro veículo premium mais vendido no país em 2022, a Ram 3500 é a picape a diesel mais forte do mercado, além de ser a mais capaz, luxuosa e tecnológica. O motor Cummins® de 6,7 litros entrega 377 cv e 1.150 Nm, colaborando para as maiores capacidades de carga e reboque em uma picape no país – 1.752 kg e 9.021 kg, respectivamente. Na versão Limited Longhorn, há faróis Full LED com fachos direcionais e o interior tem abundância de madeira e couro legítimos.
Prêmio Lótus
Há 30 anos o Prêmio Lótus Campeão de Vendas reconhece os fabricantes e distribuidores de veículos comerciais que se destacam no mercado brasileiro. A iniciativa toma por base os números de emplacamentos no Renavam do ano anterior, informados pela Fenabrave e Anfavea e apurados pelo Frota DataBank, braço estatístico de Frota & Cia.
* Peso Bruto Total: mais conhecido pela sigla PBT, indica o resultado do peso em ordem de marcha do veículo somado à capacidade de carga. Ex.: na Ram 3500 Limited Longhorn, o PBT é de 5.352 kg – 3.600 kg do peso em ordem de marcha e 1.752 kg da capacidade de carga.